Bem, a ver...Ainda recentemente os A-10C fizeram manobras dessas, no CONUS, tendo já feito na Europa recentemente e em 1984, na autoban da RFA, inclusivé com F-16 holandeses.
Mas esqueçam a pergunta, já vi que causa celeuma...
Obrigado pela informação, desconhecia.
Mas o A-10 é bem diferente do F-16, especialmente na posição dos motores.
Não conheço a Autoban, não sei se têm alguma característica diferente das nossas autoestradas, mas a Holanda sei uma coisa diferente de nós, nos anos 80 tinham uns 200 F-16, já os levaram para os piores locais do mundo, Afeganistão, Jordânia, etc, isto é, não tem problemas de os sujar, estragar, etc, Portugal não tem 200 F-16, nem a FAP o orçamento da RNLAF.
A mim a pergunta não causa celeuma, mas diria que isso não é treinado, nunca ouvi falar de alguma vez desde os anos 90 ter acontecido, deve ser principalmente para evitar danos nos motores como disse no meu post anterior, a entrada de ar para o motor no F-16 é perto do solo, além de que estes exercícios são mais uma excepção do que regra, existem poucos casos, a maioria dos países não o faz, nem faz regularmente como esse caso holandês.
O que se treina é operar a partir de outros aeródromos militares, Ovar, Beja, Lajes, Porto Santo...