Entretanto aqui ao lado...
Defence
Spain turns to Iberia for air force A330 tankers
By Dominic Perry - 11 August 2021
Spain is to acquire three Airbus A330-200s from flag carrier Iberia for conversion into aerial refuelling tankers for its air force. Madrid in late June approved the acquisition of three tanker/transports, allocating €148 million ($174 million) this year, as part of a broader agreement with the airframer, which also included helicopters and a commitment to the multi-national European Future Combat Air System.
It had been assumed that the order would be for new-build A330 multi-role tanker transport (MRTT) aircraft, which are assembled in Toulouse and then sent for conversion at Airbus Defence & Space’s facility in Getafe near Madrid. But speaking to Spanish media outlet defensa.com, Major General Javier Antonio Guerrero Mochon, head of programmes at the Spanish air force, indicated that the three aircraft will be second-hand assets.
An initial example will arrive and be put into service this year without undergoing conversion, he says, and a second aircraft, also still in its passenger configuration, will follow “months later”. He indicates that the final A330 will go directly to Getafe for conversion in 2023, with the initial assets subsequently retrofitted to the MRTT standard. New build aircraft are based on the -200 variant of the Airbus widebody twin.
Iberia has a fleet of 13 A330-200s, plus two further examples in storage, Cirium fleets data records. The majority are owned by the carrier or its parent company IAG. Iberia says it has submitted its offer for the contract, “but negotiations are still ongoing”. Spain’s plan is not without precedent: two of the Royal Australian Air Force’s seven-strong MRTT fleet are converted passnger aircraft acquired from flag carrier Qantas.
https://www.flightglobal.com/defence/spain-turns-to-iberia-for-air-force-a330-tankers/145033.article
Para nós agora já nao dá, a TAP já só tem três 332 para dispensar, e a FAP não os quer...........
os 339 que tem são novinhos.........
Abraço
A TAP chegou a acordo com a Airbus para adiar até 2027 a entrega de 15 aviões, que estava inicialmente prevista até 2025, e assim poupar cerca de 856 milhões de euros de investimento entre 2020 e 2022.
“Foi renegociada com a Airbus o diferimento das datas de entrega de 13 aeronaves A320neo de 2012-2022 para 2025-2027
e do diferimento da data de entrega dos [dois] A330neo de 2022 para 2024”, lê-se no relatório dos resultados do primeiro semestre deste ano, enviado na segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A transportadora aérea portuguesa justifica esta medida com a necessidade de controlar e reduzir custos, que inclui a suspensão ou adiamento de investimentos não críticos e a renegociação de contratos, face aos efeitos da pandemia de covid-19 na sua atividade.
A TAP tinha contratado com a fabricante de aeronaves Airbus a aquisição de 53 aeronaves (39 A320 NEO Family e
14 A330 NEO) a receber entre 2018 e 2025.
Destas, foram recebidas até ao momento 17 aeronaves.
“Relativamente ao acordo já alcançado com a Airbus, este altera os contratos de aquisição de aeronaves das famílias A320neo e A330neo, permitindo reduzir o CAPEX nos anos 2020-2022 em aproximadamente USD [dólares norte-americanos] 1.000 milhões [aproximadamente 856 milhões de euros], por forma a alcançar um melhor alinhamento com o atual momento de mercado e as perspetivas para os próximos 18-24 meses”, refere a companhia.
Quanto ao contrato de aquisição de aeronaves da família A320neo, a TAP conseguiu adiar algumas entregas para 2021, bem como adiar a maioria das entregas originalmente previstas para 2021 e 2022 para o período entre 2025 a 2027.
“
No que se refere ao contrato de aquisição de aeronaves A330neo, foi acordado o adiamento para 2024 relativo às 2 aeronaves com entrega originalmente prevista para 2022, garantindo a TAP Air Portugal a possibilidade de troca destas aeronaves por outros modelos, a avaliar em função da retoma de mercado e necessidades da TAP Air Portugal na altura”.
Era só virem esses dois.

Ps: No Brasil convenceram o Bolsonaro com a capacidade VVIP. Cá é mais dificil.
