A Brigada Mecanizada (-) (-) .

• 440 Respostas
  • 124528 Visualizações
*

ricardonunes

• Investigador
  • 5365
  • Recebeu: 528 vez(es)
  • Enviou: 106 vez(es)
  • +572/-9080
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #435 em: Março 25, 2025, 02:16:40 pm »

Mais um daqueles casos de feito extraordinário. As lâmpadas. Tenho aqui duas florescentes que retirei da garagem posso dar. Meti leds
Onde entrego?

Meu caro, nada de novo nesta noticia... o exercito sempre foi bom a reciclar, falta é saber se foi aberto concurso para instalação de iluminação nova...

Acho que me estou a fazer entender
Potius mori quam foedari

*

Drecas

• Investigador
  • 2324
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 201 vez(es)
  • +551/-221
« Responder #436 em: Março 25, 2025, 02:54:19 pm »
As peças de museu merecem ser preservadas

📌𝗠𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗕𝗹𝗶𝗻𝗱𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗤𝘂𝗮𝗿𝘁𝗲𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝘃𝗮𝗹𝗮𝗿𝗶𝗮

O Quartel da Cavalaria (QCav) reutilizou iluminação antiga do Ginásio da Brigada Mecanizada, entretanto substituída, para melhorar as condições de segurança e de trabalho dos Parques de Viaturas Blindadas.
Com um legado histórico vasto, as viaturas blindadas da família M113 merecem estar acondicionadas e parqueadas em locais cobertos e seguros.

Neste sentido, com o aproveitamento desta iluminação excedentária, o QCav contribui para as medidas de proteção ambiental implementadas no Exército Português e que têm contribuído para que a Brigada Mecanizada continue a ser o “Pulmão do Exército”.

#ExércitoPortuguês #BrigadaMecanizada #BrigMec #QCav

Faltou incluir que pelo estado da pintura, mais parece que isso anda tudo parado há uns anos   :-X

A comunicação destas FAs por vezes é mesmo um pouco rídicula
« Última modificação: Março 25, 2025, 02:54:40 pm por Drecas »

*

dc

• Investigador
  • 9771
  • Recebeu: 4983 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5348/-1038
« Responder #437 em: Março 25, 2025, 03:29:27 pm »
Eu acho que não é um problema de comunicação do Exército, é mesmo falta de algo mais a noticiar. Noutros países, este tipo de unidades apresentam notícias de terem testado arma X, ou doutrina Y, ou exercício Z... aqui, lâmpadas.

Se fosse num artigo mais abrangente, que englobasse remodelações generalizadas do CMSM durante um determinado espaço de tempo, e na lista de melhorias, ser mencionado isto das lâmpadas, fazia sentido. Agora uma notícia isolada... é o que é.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23112
  • Recebeu: 4082 vez(es)
  • Enviou: 2857 vez(es)
  • +2658/-4464
« Responder #438 em: Março 25, 2025, 04:20:23 pm »
As peças de museu merecem ser preservadas

📌𝗠𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗕𝗹𝗶𝗻𝗱𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗤𝘂𝗮𝗿𝘁𝗲𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝘃𝗮𝗹𝗮𝗿𝗶𝗮

O Quartel da Cavalaria (QCav) reutilizou iluminação antiga do Ginásio da Brigada Mecanizada, entretanto substituída, para melhorar as condições de segurança e de trabalho dos Parques de Viaturas Blindadas.
Com um legado histórico vasto, as viaturas blindadas da família M113 merecem estar acondicionadas e parqueadas em locais cobertos e seguros.

Neste sentido, com o aproveitamento desta iluminação excedentária, o QCav contribui para as medidas de proteção ambiental implementadas no Exército Português e que têm contribuído para que a Brigada Mecanizada continue a ser o “Pulmão do Exército”.

#ExércitoPortuguês #BrigadaMecanizada #BrigMec #QCav

Até reaproveitar lâmpadas agora merece ser notícia  :mrgreen:

No meu serviço substitui-se metade da iluminação por leds, deixando a outra metade com as antigas lâmpadas. Sabem o que aconteceu? Guardou-se as lâmpadas para substituir as que forem fundindo. Nada se estraga, tudo se reaproveita!

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

os_pero

• Analista
  • 686
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1400/-88
« Responder #439 em: Março 26, 2025, 10:29:18 am »
Na prática as VCI e restante família só é necessária para o ERec e BIMec Pesado, tudo o resto pode ser equipado com viaturas destes géneros:

Como viaturas de retaguarda, para fins logísticos, ambulância, etc, não era má ideia. O problema é que continuas a precisar de várias variantes do veículo escolhido para IFV. Estaríamos a falar de uns 45 IFVs + pelo menos 15 VSHORAD + uns 10/15 PM - só aqui estaríamos a falar de um investimento a rondar os 700M. Havendo outras versões que podiam fazer falta, e isto assumindo que se comprariam as versões do Leopard 2 de engenharia, recuperação e lança-pontes.

O investimento necessário continua a ser enorme, e os desafios com a falta de pessoal manter-se-iam.

O que é a retaguarda? é que na Ucrânia os 20/30 km de linha da frente é uma kill zone completa.

*

dc

• Investigador
  • 9771
  • Recebeu: 4983 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5348/-1038
« Responder #440 em: Março 26, 2025, 06:03:52 pm »
Para responder a isso, era preciso saber qual o TO que estamos a falar, quais as variáveis/condicionantes, etc.

Na Ucrânia a kill zone é em toda a linha da frente, e os kms imediatamente atrás, numa linha da frente maioritariamente estática. Se um dos lados tivesse superioridade aérea, a retaguarda do seu adversário podia virar uma kill zone de 60/70km ou mais, e em contrapartida o adversário via a sua capacidade de lhe impor baixas na retaguarda severamente reduzida.

Não esquecer que na Ucrânia, a artilharia tem tido um papel fundamental para ambos os lados, algo que não aconteceria num conflito em que um dos lados atinja superioridade aérea.
Se o EP se visse numa situação dessas, em que combate numa frente estática, onde depende inteiramente do uso de artilharia e drones, estávamos bem tramados.