Repara que eu disse "a existir". No entanto já surgiram até alguns "desenhos" de uma versão MPA do KC-390. Se alguma vez se irão concretizar? Provavelmente não, um MPA não é barato nem rápido de desenvolver, ainda para mais quando seria necessário certificar N armas diferentes. E se um KC-390 base custa mais de 100 milhões de euros, nem quero imaginar numa versão muito mais complexa.
Quanto a autonomia, deve ser a mesma da "versão" reabastecimento porque a ideia é usar os tanques internos.
Não esquecer que uma versão "MPA" requer que espaço no seu interior seja para a tripulação e respectivas "consolas". Para contextualizar, aqui fica o interior de um P-8 Poseidon:

Quanto ao novo turboprop da Embraer, não me parece que faça sentido para nós, já que vai estar na mesma classe do C-295 MPA. Para substituir o P-3 quer-se uma aeronave com capacidades idênticas ou superiores a este. Ter menos que P-8 ou Kawasaki P-1, é estar a perder muitas capacidades que os P-3 nos garantem. Eu até assumo uma redução no número de aeronaves, das actuais 5 P-3 para 4 P-8 por exemplo, e compensar esta redução, com UAVs como o MQ-9B SeaGuardian.