Gouveia e Melo Planeia
Gouveia e Melo Cumpre
Mas nestas funções é necessário ter jeito para comunicar. Se não é com o "público", é com o MD.
Parece que um sabe como se faz, e em que medida, e o outro não.
Concordo quanto ao GM ter aproveitado o efeito que tem junto da CS para catapultar e potenciar o alcance das suas ideias e ir levando a agua ao seu moinho. De facto a comunicação e a forma como o tem feito não deixa de ser assinalavel. Tanto para o bom: na promoção da Marinha, como para o mau (ex: condenação publica dos militares do NRP Mondego).
No entanto, de dizer que tem sabido comunicar a dizer "GM Planeia, GM Cumpre" é um exagero e populismo bacoco, que ressoa até a uma aproximação a slogans do tempo da velha senhora.
A Marinha não tem hoje mais efetivos nem mais meios.
A Marinha não recuperou o Bérrio como assumiu publicamente GM
O novo navio hidrográfico e a mais forte bandeira de GM, vai custar mais do que o previsto, o que obrigou o Estado Português a investir dinheiro para além do PRR (e veremos senão terá que investir mais até conclusão do projecto).
Por isso como dizia o outro: "acalmem os cavalos". No final dos mandatos é que se fazem balanços e ai veremos se o GM cumpriu ou não. A verdade é que nos ultimos anos a bitola tem estado tão em baixo nas FA, que fazer "qualquer coisa" é já por si só um feito.
O que diz é razoável.
Não tenho problema nenhum em usar um slogan populista.
Não sou político, não sou militar e não trabalho para nenhuma das empresas que imaginam aqui que trabalho.
Estou aqui porque quero e comunico como sei e como me apetece.
A Bimby não "custou mais que o previto".
Foi elaborado um caderno de encargos e apresentado a potenciais construtores.
O "orçamento" era o dinheiro do PRR.
Ninguém aceitou.
O governo reconheceu os méritos do projeto e viabilizou o mesmo com mais dinheiro.
Para mim é uma indicação que não se está a pagar muito acima do valor daquilo que vai ser entregue.
Ou seja - pouca margem para fraude e muitos "meterem ao bolso".
E não esquecer que o "recheio" - drones, ect - está a ser pago á parte.
Aí sim pode haver "coisa". Mas não muita.
Lembro que decorre concurso para dois reabastecedores.
Se o GM entregar;
- 2 reabastecedores
- 6 NPO
- 2 Fragatas modernizadas
- 1 Bimby
- e se comunicar bem a necessidade de mais dois submarinos ...
... como avaliará o seu mandato?
No mesmo espaço de tempo, o que vão entregar CEMFA e CEME?
Quem aqui pode criticar-me a mim por afirmar que o GM está a fazer um bom trabalho?