A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

  • 5677 Respostas
  • 1008233 Visualizações
*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +402/-7197
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5400 em: Junho 30, 2024, 04:08:21 pm »
In Renascença 27/12/2023

...A compra de mais dois submarinos "daqui a seis anos" está nos planos de Gouveia e Melo, que argumenta que a área geográfica portuguesa "assim o exige".
"Os submarinos, além disso, permitem observar o ambiente sem mexer com o ambiente, porque ninguém sabe que eles estão lá, e isso é uma função muito útil para o Estado, que pretende controlar o seu mar também de forma discreta e descobrir atividades que não consegue descobrir de outra forma porque não tem uma capacidade de superfície que consiga realmente ocupar um espaço tão grande", explicou Gouveia e Melo, submarinista.
Estes dois novos submarinos, que o CEMA pretende de menor dimensão, juntar-se-iam ao Tridente e ao Arpão, os dois únicos submarinos de que a Marinha dispõe atualmente, o que coloca dificuldades quando um deles necessita de reparações.


 
Estas são na minha opinião as compras prioritárias. Os subs são a única arma verdadeiramente dissuasiva que Portugal tem, uma das armas mais temidas e que obrigam um agressor a mobilizar grandes recursos para a contrariar,  retira também ao potencial inimigo qualquer ilusão de uma vitória fácil.
« Última modificação: Junho 30, 2024, 04:09:12 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9810
  • Recebeu: 5016 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5356/-1060
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5401 em: Junho 30, 2024, 04:56:30 pm »
Se o inimigo pretender atacar pelo mar, sim, os submarinos são um grande dissuasor e "vendem" uma derrota cara.
Se o inimigo resolver ser do contra, e atacar pelo ar, terá de facto uma vitória fácil.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +402/-7197
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5402 em: Junho 30, 2024, 06:42:49 pm »
Se o inimigo pretender atacar pelo mar, sim, os submarinos são um grande dissuasor e "vendem" uma derrota cara.
Se o inimigo resolver ser do contra, e atacar pelo ar, terá de facto uma vitória fácil.

Sim claro, as defesas AA  são também uma prioridade absoluta ... mas a defesa do nosso território maritimo por onde passam importantes cabos submarinos  intercontinentais para além da navegação comercial, será melhor assegurada por uma pequena flotilha de submarinos do que por fragatas.
Os subs (mesmo  submarinos "de bolso" ) são muito mais baratos e muito mais eficazes : dificilmente detectáveis pelos adversários e sobretudo imprevisíveis.
« Última modificação: Junho 30, 2024, 06:44:43 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21386
  • Recebeu: 6902 vez(es)
  • Enviou: 7931 vez(es)
  • +8077/-12651
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5403 em: Junho 30, 2024, 07:30:30 pm »
Citar
Excerto d Artigo de opinião: Jorge Silva Paulo, Capitão de Mar e Guerra reformado e Doutor em Políticas Públicas.
28.10.2021.
Não Aprenderam Nada: Gouveia e Melo, outro Menino-de-Oiro.

Em seis meses, os media em uníssono fizeram do vice-almirante Gouveia e Melo (GM) um menino-de-oiro.
Em primeiro lugar, GM não vacinou os portugueses, nem sequer é responsável pela elevada taxa de vacinação dos portugueses. GM foi coordenador – isto é, nem sequer foi chefe – da task force, que reuniu técnicos de vários ministérios. GM não aprovou as vacinas, não decidiu a compra das vacinas, não comprou as vacinas, não elaborou o plano de vacinação e não aplicou as vacinas. GM teve um cargo administrativo e coordenou um grupo de pessoas que executou o plano de vacinas. GM teve um encargo logístico, de distribuição das vacinas onde elas foram aplicadas. O planeamento coube ao Kaizen Institute.

Segundo, apesar de ser coordenador da task force, foram atribuídos recursos a GM, incluindo militares, na sua dependência hierárquica e de que não se sabe ao certo o que fizeram (para lá de seguirem o que sobre ele se dizia nas redes sociais e nos media tradicionais)....

Terceiro, apesar de ser só um coordenador administrativo, GM teve uma presença constante nos media, tantas vezes mais destacada do que os responsáveis políticos. Aliás, é de realçar que os media estavam sempre à espera de GM onde este ia. Não custa perceber como, dadas as ligações de GM aos media, desde que foi porta-voz da Armada. Não surpreende, pois, que a foto final divulgada seja só de militares, todos vinculados a uma reserva, isto é, à “lei da rolha”. Desta forma, só se sabe o que GM quer que se saiba.

Quarto, a promoção mediática de GM assentou especialmente em entrevistas. Poucos notaram o óbvio: se GM não gosta de falar dele, não fale e não se exiba – se dá entrevistas, pode dizer que não gosta, mas não é sincero. Também disse que não se considera um “salvador da pátria”, mas a sua afirmação de que “Este país eram anos para endireitar” mostra que não foi sincero. Estas dissonâncias foram ignoradas pelos media nas entrevistas e perfis....

Quinto, em 2015, GM inventou uma violação de segredo de Estado, e acusou dela um cidadão, sem qualquer fundamento como revelou a conclusão de “inexistência de crime” no inquérito do Ministério Público. Tinha certezas na acusação, mas chamado a tribunal a justificar-se, invocou que eram só suspeitas. E assim ficou patente a honradez, a seriedade e a coragem de GM.

Sexto, o dito cidadão foi ainda acusado, por duas vezes por GM, de difamação da Armada e dos seus oficiais. GM em tribunal e num inquérito declarou que “o CEMA se viu obrigado, por questões institucionais e éticas” a processar quem prejudicasse a imagem da Armada (os inquéritos foram arquivados); e GM, seu chefe de gabinete, secundou-o como principal testemunha. Ficou assim patente a ausência de limites morais de GM, para agradar a quem o pode beneficiar; e ainda a sua intolerância face a vozes dissonantes, algo que orienta os militares mais modernos, enquanto ele estiver no ativo.

Sétimo, em 2016, um vice-almirante titular de órgão superior da Armada foi exonerado, por uma alegada “conspiração de almirantes”, afirmada por um jornalista cujas ligações a GM eram faladas; o jornalista afirmou em tribunal que as suas fontes eram ao mais alto nível da Armada. O referido vice-almirante, depois de recorrer aos tribunais, viu anulada a sua exoneração...... De facto, GM foi um dos dois únicos que beneficiaram da exoneração daquele vice-almirante. De novo, ficaram patentes a honradez e os métodos ínvios de GM.

Oitavo, ainda em 2016, o gabinete do comandante da Armada, chefiado por GM, emitiu uma nota à imprensa na qual insinuava que havia um vice-almirante corrupto. O oficial visado processou GM e o comandante da Armada por calúnia e difamação; foram acusados pelo Tribunal da Relação de Lisboa. Tão seguros estavam da sua inocência, que os acusados evitaram o julgamento a todo o custo, e fizeram um acordo em que se retrataram. GM e os seus apoiantes, em especial os jornalistas, invocam que GM não foi condenado; o que não dizem é que não foi ilibado, e esta dúvida fica para sempre, pois só um tribunal pode ilibar da acusação. De novo, GM faz ou sugere acusações falsas, a que tenta escapar em tribunal... Vêm à ideia as denúncias mediáticas que fez de alegadas irregularidades na vacinação, mas cujo arquivamento não tem impacto mediático nem afetam GM..

Nono, no bizarro episódio relativo à exoneração do almirante Mendes Calado como comandante da Armada, foi ensurdecedor o silêncio de GM. Face ao tratamento indigno e inaceitável que o Governo deu ao almirante Calado, o que se espera de qualquer militar com elevados padrões morais é uma expressão pública de solidariedade; e do indigitado para lhe suceder, é de esperar que rejeite o cargo por indignidade no processo. Mas com câmaras e microfones sempre abertos para GM, e até promoção nos espaços mediáticos cor-de-rosa (diz que não gosta de falar de si próprio…), GM optou pelo silêncio neste ponto. E o que alguns escolhem comentar é a fuga de informação, como se algo neste processo devesse ser escondido dos portugueses. Já se sabe que GM sabia o que se estava a passar. Ficou claro que a sua ambição de poder, se sobrepõe às virtudes e aos deveres militares de lealdade e de respeito.
.........
Talvez alguém tenha concebido este esquema para que se revelasse a fibra dos envolvidos: o almirante Calado mostrou nobreza e sangue-frio, e assim mostrou estar acima da desconsideração de que foi alvo. GM mostrou o que tantos sabemos há décadas, mas que uma campanha mediática tenta branquear: para GM, os seus fins justificam os meios.
.......
Importa ainda notar que além do disparatado e inaceitável processo de exoneração do almirante Calado e do silêncio de GM, está longe de ser óbvio que GM é a melhor escolha para comandar a Armada. Todos os vice-almirantes no ativo têm vantagem sobre GM nos pontos fundamentais: a nenhum se podem apontar falhas morais, ou nas virtudes militares; têm uma experiência profissional militar-naval diversificada e muito mais rica, essencial para altos funcionários do Estado; conhecem e dominam a legislação relevante; privilegiam a conduta de rigor e discrição, em vez do exibicionismo ou do uso dos media para fins pessoais; não foram acusados em processos criminais, e ainda menos está em dúvida se seriam ilibados em tais processos.

Com GM a comandar a Armada, os órgãos de soberania eleitos mostram que a competência profissional-militar é secundária face à promoção mediática. É uma forma eficaz de destruir as FA, e é chocante ver tantos militares encantados com ela.

Fim d excerto d Artigo de opinião de
Jorge Silva Paulo, Capitão de Mar e Guerra reformado
e Doutor em Políticas Públicas.



https://www.facebook.com/1709783686/posts/pfbid033PyAgrL1wbgRKQmtQnjpzDqc12TUTgiHbdGqEWPz1xo1hkQ5Rr1SiF7QzjEhEqMVl/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, nelson38899

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +402/-7197
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5404 em: Junho 30, 2024, 07:49:42 pm »
O autor deste artigo tem formação na área da construção naval , uma pós-graduação em projectos de submarinos, etc, etc. mas...é pá,  fica muito mal a um militar, ainda por cima um oficial superior, escrever destas coisas sobre um antigo comandante seu. 
Nunca ouvi falar deste Jorge Silva Paulo nem dos seus projectos de construção naval e tenho pena.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21386
  • Recebeu: 6902 vez(es)
  • Enviou: 7931 vez(es)
  • +8077/-12651
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5405 em: Junho 30, 2024, 09:04:22 pm »
O autor deste artigo tem formação na área da construção naval , uma pós-graduação em projectos de submarinos, etc, etc. mas...é pá,  fica muito mal a um militar, ainda por cima um oficial superior, escrever destas coisas sobre um antigo comandante seu. 
Nunca ouvi falar deste Jorge Silva Paulo nem dos seus projectos de construção naval e tenho pena.

O que ele diz não é nada que não se saiba já.
O GM é uma invenção do PS e da comunicação social.
Não fosse o covid e ninguém o conhecia.  Saiu-lhe a sorte grande.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 310
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 284 vez(es)
  • +62/-50
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5406 em: Junho 30, 2024, 09:12:31 pm »
Como se chamava o anterior coordenador, aquele que também ficou famoso por causa da Covid-19? Lembram-se...


O que ele diz não é nada que não se saiba já.
O GM é uma invenção do PS e da comunicação social.
Não fosse o covid e ninguém o conhecia.  Saiu-lhe a sorte grande.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +402/-7197
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5407 em: Junho 30, 2024, 09:29:43 pm »
O autor deste artigo tem formação na área da construção naval , uma pós-graduação em projectos de submarinos, etc, etc. mas...é pá,  fica muito mal a um militar, ainda por cima um oficial superior, escrever destas coisas sobre um antigo comandante seu. 
Nunca ouvi falar deste Jorge Silva Paulo nem dos seus projectos de construção naval e tenho pena.

O que ele diz não é nada que não se saiba já.
O GM é uma invenção do PS e da comunicação social.
Não fosse o covid e ninguém o conhecia.  Saiu-lhe a sorte grande.

O Almirante Gouveia aceitou e cumpriu a missão que lhe foi confiada, se calhar muito contrariado pois imagino a sobrecarga de trabalho e de responsabilidades que ele teve que aceitar.
Não vou criticar a nomeação de um "chefe"  para a luta anti-covid porque foi isso mesmo que eu defendi aqui neste Forum. logo no inicio da pandemia. O Almirante foi uma boa escolha na minha opinião... mas cada um faz o seu julgamento.

Eu não sei, nem quero saber do partido dele (nem de ninguém), o que conta são as pessoas, a sua ética e a sua capacidade de realizar.

Finalmente, eu preferia comentar os submarinos de defesa costeira.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21386
  • Recebeu: 6902 vez(es)
  • Enviou: 7931 vez(es)
  • +8077/-12651
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5408 em: Julho 01, 2024, 06:38:35 am »
Como se chamava o anterior coordenador, aquele que também ficou famoso por causa da Covid-19? Lembram-se...


O que ele diz não é nada que não se saiba já.
O GM é uma invenção do PS e da comunicação social.
Não fosse o covid e ninguém o conhecia.  Saiu-lhe a sorte grande.

O que é que o ku tem a ver com as calças?

V. Exa. Ficou melindrado e está mais uma vez a tomar as dores do chefe?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1864
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1077/-1880
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5409 em: Julho 01, 2024, 08:53:14 am »
Gouveia e Melo Planeia
Gouveia e Melo Cumpre


Se forem agora ao site da NSPA, podem verificar que o concurso para modernização das VdG e equipamento dos NPO já não aparece.

Como o prazo para entrega de propostas era de 30 de Junho, isto significa que esta fase foi bem sucedida. Pelas perguntas que foram feitas pelos potenciais concorrentes (durante o concurso), podemos concluir que haverá interessados - incluindo possivelmente ASELSAN e Lockheed Martin.

Não gostam de Fragatas modernizadas e NPOs?
Não se pode ter tudo.
Mas podem alegrar-se com F-16 V ZERO-CALORIAS e F-35 Usados. Isto se o CEMFA conseguir passar este plano e não tiver que submeter um pior.

São ramos diferentes, pessoas diferentes, abordagens diferentes.
Mas nestas funções é necessário ter jeito para comunicar. Se não é com o "público", é com o MD.
Parece que um sabe como se faz, e em que medida, e o outro não.

Quanto ao CEME:
Estamos até hoje á espera dos resultados do concurso para AAA que decorre há 2-3 ANOS.
Se for um grande êxito, receberemos um blindado com um radar e três com lançador de mísseis AA.
Não tenho conhecimento de existir mais verba para isto na LPM - o que quer dizer que as necessidades nesta área serão satisfeitas lá para (como na FAP) 2040.

O efeito da Guerra na Ucrânia nas capacidades das FFAA Portuguesas será...            Nulo.
Isso é obra.


« Última modificação: Julho 01, 2024, 09:06:25 am por saabGripen »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21386
  • Recebeu: 6902 vez(es)
  • Enviou: 7931 vez(es)
  • +8077/-12651
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5410 em: Julho 01, 2024, 09:19:30 am »
A fandom está forte

GM a Taylor Swift tuga  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1864
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1077/-1880
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5411 em: Julho 01, 2024, 10:20:01 am »

O emoji  :mrgreen: parece ter um significado próprio quando usado aqui no FD.

Parece-me que significa:
"Estou aqui sózinho. Podes dar-me uma atençãozinha a mim-zinho tambem?
Miauzinho (a lamber os próprios tomates)"

Tu queres mesmo meter-te comigo Lituânia?
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +402/-7197
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5412 em: Julho 01, 2024, 12:51:40 pm »
Depois de ligar todos os pontos, cheguei à conclusão que uma fragata nos tempos que correm, constitui um enorme , caro e excelente alvo para a nova geração de drones maritimos. Penso que o pessoal que chamou a atenção para as vulnerabilidades do ST  me dê aqui razão  :)

Não será insensato da nossa parte gastar tanto dinheiro numa plataforma cuja esperança de vida, em caso de guerra, será das mais curtas ?

Portugal deve apostar em meios defensivos (AA) e dissuasivos (submarinos de defesa costeira). Coisinhas que estão ao nosso alcance.

Estava a pensar em algo do tipo do submarino da classe Andrasta. Um excelente projecto para os oficiais com formação na área da construção naval exercerem os seus talentos e criarem algo de novo.

O Andrasta foi criado especialmente para países que desejam ter uma força submarina especializada em combate costeiro . Segundo o construtor, tem uma velocidade de 15 nós, pode mergulhar até 200 metros de profundidade e operar em águas rasas. A sua autonomia é de 2 semanas e 5 dias em imersão.

Em termos de armamento, este submersível pode ser equipado com 6 tubos de lançamento para torpedos pesados, tipo BlackShark, mísseis antinavio, misseis de defesa aérea e minas, possui ainda capacidade para 8 comandos.

informações retiradas de Mer et Marine


"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21386
  • Recebeu: 6902 vez(es)
  • Enviou: 7931 vez(es)
  • +8077/-12651
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5413 em: Julho 01, 2024, 01:37:29 pm »
Depois de ligar todos os pontos, cheguei à conclusão que uma fragata nos tempos que correm, constitui um enorme , caro e excelente alvo para a nova geração de drones maritimos. Penso que o pessoal que chamou a atenção para as vulnerabilidades do ST  me dê aqui razão  :)

Não será insensato da nossa parte gastar tanto dinheiro numa plataforma cuja esperança de vida, em caso de guerra, será das mais curtas ?

Portugal deve apostar em meios defensivos (AA) e dissuasivos (submarinos de defesa costeira). Coisinhas que estão ao nosso alcance.

Estava a pensar em algo do tipo do submarino da classe Andrasta. Um excelente projecto para os oficiais com formação na área da construção naval exercerem os seus talentos e criarem algo de novo.

O Andrasta foi criado especialmente para países que desejam ter uma força submarina especializada em combate costeiro . Segundo o construtor, tem uma velocidade de 15 nós, pode mergulhar até 200 metros de profundidade e operar em águas rasas. A sua autonomia é de 2 semanas e 5 dias em imersão.

Em termos de armamento, este submersível pode ser equipado com 6 tubos de lançamento para torpedos pesados, tipo BlackShark, mísseis antinavio, misseis de defesa aérea e minas, possui ainda capacidade para 8 comandos.

informações retiradas de Mer et Marine


Quanto mais não seja, a Bimby precisará sempre de ser escoltada.(partindo do princípio que não teremos outros meios navais)
O mesmo acontece com os 2 AORs e o que vier por bem juntar-se à frota de transportes.

A não ser que lhe ponham um canhão estilo Estrela da Morte.



Se bem que tenho a certeza que o nosso visionário CEMA já está a estudar o assunto  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +402/-7197
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #5414 em: Julho 01, 2024, 03:07:07 pm »
A nossa Jóia da Coroa será protegida por uma constelação de drones dispostos à sua volta , de forma estacionária e a distâncias variáveis no sentido de formar várias linhas de defesa antes de ser necessário a "Bimby" acionar as suas próprias defesas.

Estes drones estarão evidentemente armados com os diversos tipos de armas de interceção que já existem ou outros ainda por criar.
« Última modificação: Julho 01, 2024, 03:09:04 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo