Quem quiser comprar o AA, seja total ou parcialmente, não o vai querer fazer sabendo que, além de comprar o estaleiro, terá que resolver todos os problemas e modernizar/expandir aquilo tudo. Os ENVC sempre estavam em melhores condições.
Com ou sem uma privatização, é preciso modernizar o AA, e "esticá-lo" até à antiga Lisnave, se queremos que seja um estaleiro aliciante para alguém comprar.
Se conseguíssemos enquanto país, meter o AA no bom caminho, sem precisar de privatizar, melhor ainda.
A WestSea fez um bom trabalho, mas não faz milagres. Para investirem no AA (investimento avultado pelo trabalho necessário), têm que vislumbrar um mercado para rentabilizar o estaleiro. Se esta empresa gastar dinheiro no AA, e não houver retorno para compensar o investimento, será um erro de cálculo e dará grande prejuízo.
Se não houverem contratos de construção de navios de guerra, dificilmente a WestSea terá encomendas (civis) que justifiquem e paguem o investimento no AA. Neste caso, para a WestSea compensava mais comprar outro estaleiro mais pequeno e barato, ou comprar a antiga Lisnave, não tendo que lidar com os problemas do AA, e tendo muito mais margem para expansão futura.
O mercado civil não é infinito, e o mercado militar, de construção de navios novos e não apenas manutenção, é o que pode safar o Alfeite.
De uma forma simplificada, qualquer que seja o grau de privatização, quem gere o estaleiro, ou as medidas em vigor, essencial é modernizar e expandir o Alfeite, e construir navios para a Marinha (nomeadamente fragatas).