É estranho visto que o MLU das M as preparou para " cenários de alta intensidade "
Não acredito que mentissem em relação a isso 
Qual é a diferença da fragata belga? O seawatcher. Ou há mais 
O ESSM, o SMART-S mk2, munições para o OM (PFF, DART)...
As belgas e holandesas não têm ESSM nem SMART-S Mk2. Tal como já foi dito, as duas maiores diferenças, que não foram implementadas nas BD, são o SeaWatcher e o reforço do helideck. Em contrapartida, as BD têm o Vigile D -- que é muito superior ao ESM das congéneres do Norte -- e um dia, talvez, sejam equipadas com ESSM Block 2, Harpoon Block II e torpedos Mk54, como estava inicialmente previsto. O MLU belga e holandês não previa alterações ao armamento.
No cenário actualmente a decorrer no Mar Vermelho, o SeaWatcher é uma mais valia na deteção de drones, quer aéreos (a baixa altitude) quer de superfície. Apesar de ser altamente provável que o Vigile D detecte as emissões dos drones, resta saber se essa informação pode ser integrada no CMS de forma a encontrar soluções de tiro para as defesas do navio. No futuro não muito distante, com drones guiados por sensores passivos e IA, um radar de alta resolução é certamente mais eficaz na detecção da ameaça do que um ESM.
Os belgas acham que as suas M podem operar nesse cenário, mas os "responsáveis" já afirmaram que o envio de fragatas da marinheca estava fora de questão. Talvez achem que um NPO, armado com umas Browning, é mais adequado.