Do que tenho visto das chefias militares (mais focado no exército, mas já lidei também com malta da marinha e força aérea), não posso de todo concordar.
Eu não posso fazer análises com base no que não conheço, logo não posso fazer apreciações sobre o que se passa realmente nas forças armadas.
O que sei no entanto, é que os navios precisam ir para a doca seca com alguma regularidade. Navios mais pequenos não devem ultrapassar os três anos. Sejam navios com casco em fibra, aluminio ou aço, há uma miriade de coisas que precisam de manutenção e que se não são tratadas produzem a médio e longo prazo problemas ainda mais complicados de resolver.
Se o orçamento que você tem disponível para a operação de manutenção em doca seca não for suficiente. Nem vale a pena você iniciar o processo, porque isso implica que a doca vai ficar entupida com o navio.
A única coisa que toda a gente tem a certeza quando se coloca um navio em doca seca, é que toda a porcaria que estamos à espera de encontrar, vamos encontrar, juntamente com a porcaria que ainda não vimos, mas que todos sabemos que vai ser encontrada (só não sabemos onde).
Se o seu orçamento para reparação e manutenção regular de um navio baixar de um determinado patamar. É certo e sabido que nem que a vaca tussa você vai ter dinheiro para a reparação.
Não é só a reparação, são as peças e as modificações necessárias para voltar a tornar operacional um qualquer equipamento que deixou de funcionar, mas que agora se percebe que era apenas consequencia de outra coisa mais grave, de que ninguém se tinha apercebido, ou apenas desconfiava.
Na Força Aérea, se não houver peças, ou dinheiro para as comprar, você reboca o avião para outro hangar. No exército você transporta os veículos para outra garagem, mas numa doca, você não tem esse luxo.
As coisas com os barcos não funcionam da mesma maneira.
Depois do barco estar a seco, ter vários componentes removidos para reparação, substituição ou simples inspeção, você não pode voltar a colocar o barco na água.
Por isso, se for possível fugir às vistorias (e os navios militares aparentemente podem faze-lo) o mais simples, é deixar o navio a navegar por mais tempo, correndo os riscos inerentes.
Numa das notícias aqui colocadas, podemos ler o seguinte:
há navios que só vão a doca seca para manutenção de doze em doze anos - mais do dobro do que o normal
A Creoula tem casco de aço. Alguém tem ideia do que isso implica e do que implica colocar o navio em doca seca para reparações de rotina ?
A realidade é a que é.
Não se podem fazer omoletes sem ovos, e não pode existir marinha sem dinheiro.
Há uma coisa que muitas pessoas parece não entenderem.
Os custos de manutenção de navios são altíssimos. Os primeiros a não entenderem isso são os responsáveis no ministério das finanças.
Quando se corta, para garantir apenas que se mantém a face, não podemos criticar aqueles que fazem parte dessa face, porque afinal, é o trabalho e a vida deles que está em causa.
Quem gere o dinheiro, quem governa, tem responsabilidades. Para com as instituições e em última instância para com o país, país esse que, aqueles com controlam o dinheiro, afirmam ter uma vocação marítima.