Tinham-me passado completamente ao lado estes diapositivos. Mas por onde começo? Pela parte em que "não há" AORs usados disponíveis? Ou que a julgar pelo design, queremos um "AOR+" que claramente custará muito mais do que o orçamento de 150 milhões permite? Querem um AOR+ e um Navpol na mesma. Bem vindos à Marinha Logística Portuguesa.
Vamos às novas FFGH, com capacidade de vigilância submarina. Espectáculo, capacidade inédita. Nem o número de fragatas dizem, deve ser para não assustar a malta.
Passemos pelos NPOs, como já tinha dito, pouco iam mudar, aparte de um mastro novo. E olhando para o radar, assim de longe, quanto é que apostam que é um radar civil? Também estou curioso para saber o que diz a legenda.
Já agora, curioso a utilização incessante de designs da Damen.
Por fim, mas será que quem planeia aquelas datas, não tem uma ponta de bom senso? Então mas o primeiro NPO Batch 3 não era para vir em 2023/24? Mas no gráfico está para a segunda metade de 2025? E os 9 anos sem AOR?

Até o Navpol é visto pelas intelectualidades, como uma prioridade acima do AOR!!!! Mas que p*ta de lógica. E vale a pena falar nas VdG aguentarem até 2035? Navios esses que já em 2010 eram praticamente irrelevantes, hoje militarmente valem zero, nem quero imaginar daqui a 14 anos. Esta gente não tem mesmo noção do mundo em que vivem. E a ver vamos se, com a notícia recente dos problemas da BD, se até estas aguentam a navegar até essa data.
Já agora, é impressão minha, ou no gráfico o desenho da FFGH new generation é de um SF300/Tejo?