A Marinha, e as FA em geral, se têem dificuldade de contratar novos elementos, é a altura certa de baterem à porta das escolas, especialmente dos alunos que terminaram o 12º.
O caso concreto do Ensino Profissional, tem cerca de 40 000 alunos que terminaram ou estão a terminar o 12º ano (são cerca de 120 000 alunos a frequentar o ensino profissional). Como nós e qualquer escola tem de ter a certificação da qualidade, quer dizer que assinamos um contrato do estado em que nos comprometemos a empregar pelo menos 70% dos alunos até 31 de Dezembro de cada ano. Por isso é só porem o departamento de RH a trabalhar que as Escolas de bom grado aceitam encaminhar e até influenciar os seus alunos a integrar as FA, temos poucos meses para chegarmos a 70% e com esta pandemia, é uma excelente oportunidade para as FA 
Então a área de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria, dava-me uma ajuda imensa antes de submeter um novo pedido de auditoria para renovar a Certificação da Qualidade!!!!!!
Quem é que no seu perfeito juízo vai para as FA ganhar o mesmo que pode ganhar num Super Mercado (apenas um exemplo), trabalhar mais horas e sem condições e ao fim de meia dúzia de anos (os melhores anos da vida adulta) vem cá para fora sem competências úteis para grande parte do mercado de trabalho?
Não é uma área que domino o RH nas FA e FS, mas domino a área de RH nas empresas e olhe que o principal problema do recrutamento das FA é precisamente o facto de passados alguns anos, essa pessoa ser despejada do seu emprego/ocupação! Como é que você consegue cativar pessoas, se lhes disser que daqui a 7 anos ou o que seja, depois destas provas todas que passa, vai terminar o seu vínculo!?
Olhe que você encontra certamente muitos licenciados como caixas de um Hiper a ganhar o salário mínimo! Pelo menos enquanto não conseguir melhor!
Secalhar o recrutamento melhorava se alguém a cima (só vejo o poder político), olhasse para o efectivo que já tem disponível:
GNR = 23 000 efectivos
PSP = 20 000 efectivos
FA = 32 000 efectivos (meta)
E decidisse, muito bem, a partir de agora, os jovens são recrutados até à reforma, com base nesta regra:
17 aos 40 anos = FA
40 aos 60 anos = GNR ou PSP
Reserva ou reforma a partir dos 60 anos
Ainda por cima para entrar na GNR já tem de ter a recruta feita ou vai ter de a fazer!
E com a idade, diminuía a intensidade da carga física exigida.
É uma ideia, não sei se faz sentido ou não.
E claro, melhorar o leque salarial, principalmente à entrada da profissão (não estou a falar dos licenciados/oficiais).