a RNZN um mau exemplo
?
Não me digas isso !!!
Qual a média das idades dos navios da frota deles e da nossa ??
estão ou não a reequipar-se ?
E nós ??
quantas unidades de combate possuem ??
Apenas duas, e as duas ANAZC deles tem mais valor combativo que as nossas duas M.
Quantos helis tem a RNZN ??
Apenas oito.
Quando a RNZN for um mau exemplo então nós o que seremos como exemplo, para qq Marinha desse mundo, também um mau exemplo 
O problema é mesmo esse, estamos tão mal, que só dá para comparar com países que estão igualmente mal/desmilitarizados. Comparar com a NZ (e não só a RNZN) é o mesmo que pedir que os nossos políticos reduzam ainda mais a frota, abdiquem de ter caças e tudo o resto que eles não têm. Eu prefiro comparar com uma Dinamarca, ou então com a Austrália, numa escala de 1:3 neste último caso. A Nova Zelândia é praticamente um zero militar, sim têm 2 Meko melhores que as nossas, mas tendo em conta que são os únicos meios de combate para dar resposta a ameaças ASW, AAW e ASuW, é muito pouco.
Além de que, mesmo as Meko deles, são boas comparadas com as nossas 5 fragatas (o que não é difícil), mas continuam a ser navios de 2ª linha, muito aquém de uma FREMM ou F-100, e muitíssimo longe de uns Arleigh Burke (as verdadeiras escoltas de "1ª linha").
Basicamente, eu vejo como exemplo, países em que olho para as FAs, e penso "isto sim era o que devíamos fazer". Não vou olhar para uma Marinha de duas fragatas de segunda-linha, e achar que é o rumo que a nossa devia tomar só porque têm LPDs e AOR.