Será que estes navios aguentam o mar dos Açores?
https://www.defensenews.com/naval/2019/12/24/us-navy-proposes-decommissioning-first-4-lcs-more-than-a-decade-early/?fbclid=IwAR3nbPj5pcr9p7wt7CUjDyceIKGJ9tZsOpzHsUgiPUaySnKfBSXj0_VyRtw#.XgUk7zazL98.twitter
Aguentar aguentam, mas não são grande espiga em termos de armamento e não serão tão baratos quanto isso.
E falta ver se seriam vendidos com os sensores todos.

Pelo contrário, têm potencial para receber bom armamento, quase tanto como as nossas actuais fragatas, e teriam ainda o potencial de desempenhar as tais missões de combate à pirataria na costa africana que os NPOs têm vindo a empenhar (desarmados).
Eu pessoalmente questionava era quanto custava operar este tipo de navio comparativamente às nossas fragatas. Mas se fosse mais barato, e se por algum milagre chovesse dinheiro, até se podia equacionar reduzir o número de NPOs previstos (ficando o total em 6), reduzia-se o número de fragatas para quatro, viabilizando a compra das 4 DZP, que seriam complementadas por 2 ou até os 4 LCS em questão. A principal vantagem destes LCS, é terem menos de metade da tripulação das fragatas, acho que até é um terço.
Agora, presumo que esses 4 navios, sejam das duas classes, o que complica o aspecto da "uniformização" caso se adquirissem todas.
Mas com uma Marinha com as 4 DZP e 2 LCS (qual o vosso modelo preferido?

), não ficávamos mal para os próximos 15 anos. Na lista dos módulos que gostaria que viessem, obviamente os módulos com os NSM, Hellfire e eventualmente módulos ASW. AAW ficaria encarregue das muito mais poderosas DZP.