Alguém sabe porque é que Portugal não comprou o JLTV? Houve sequer concurso? Esteve inscrito na LPM?
As forças ligeiras do Exército (Comandos, OE/Rangers, Paraquedistas) parece que foram direcionadas para:
URO VAMTAC ST5 (já em serviço) substitutos para Toyota Land Cruiser/Land Rover
Veículos Táticos Ligeiros Futuros (nacionais/europeus)
e Boxer 8×8 para forças médias
O JLTV simplesmente não se enquadrou em nenhuma das categorias desejadas?
O JLTV é demasiado pesado e demasiado caro para as forças ligeiras de Portugal?
Quanto custaria uma encomenda de 240 JLTVs ao longo do seu ciclo de vida ? Quanto irão custar os 240 alegados ST5 do SAFE?
Houve concurso, e sim, estava inscrito na LPM.
https://www.dn.pt/arquivo/diario-de-noticias/portugal-compra-a-espanha-139-viaturas-blindadas-de-quatro-rodas-9723039.htmlO concurso pelos vistos terá começado em 2016. Não me lembro se a Oshkosh participou, ou se optou por ficar de fora por dar prioridade às entregas para as FA americanas.
Mas lembro-me que o orçamento era curto, e que a maioria dos possíveis concorrentes "saltou fora" porque o orçamento era curto, ficando apenas os mais baratos - ST5 e um modelo turco, creio que o Cobra, não me lembro se havia um 3⁰ concorrente ou não.
Neste capítulo, não vale a pena inventar. Seria o JLTV e estava o assunto resolvido. Não vale a pena os do "buy european" virem com as tangas enviesadas do costume.
Até pode ser material europeu, mas tem de ser de empresas com viaturas maduras e testadas.
Não material sem provas dadas de pequenas/médias empresas espanholas, turcas, romenas...
Dos europeus, provavelmente olharia para o Mowag Eagle V 4x4 (e eventualmente 6x6 se no futuro se achasse necessário). O 4x4 usa o mesmo motor do ST5.
Mas isto é muito à base de "olhómetro", não sabendo como se comporta este veículo em ambientes quentes.
Tem a vantagem de ser bastante usado, com o Eagle V 4x4 encomendadas quase 3000 viaturas, às quais se juntam mais de 500 encomendados na versão 6x6.
Tendo em conta o volume de encomendas, é dos modelos que teria mais potencial de ter criada uma linha de produção no país.