"Evakuar" em grande.
O 149M em princípio será aquele modelo que a Leonardo irá propor ao Reino Unido como substituto dos Puma. Era bom era, na categoria das 7/8t, porém será demasiado grande para aquilo que se pretende por cá. Se dermos ouvidos aos rumores que por aí circulam, a inclusão do AW139M numa possível escolha até é uma boa notícia, pelo menos não seria tão ligeiro como o AW169M. Resta agora esperar.
O 139, seria uma óptima noticia, se viessem pelo menos oito unidades. o que não acredito, pois desde há uns anos a esta parte, as compras para a FAP, são sempre em frotas de cinco unidades.
Seria necessário reforçar, e bem, a verba alocada para a compra deste modelo de heli médio, para que o seu numero tivesse alguma utilidade em termos operacionais.
Os especialistas de agora, apelam á sua compra por causa da RCA, esquecem-se, que a FAP desde a compra dos 101, sempre ficou coxa em termos de transporte tático.
Se os 101 executam, e muito bem o SAR longínquo, a sua utilização em operações SAR costeiro e não só, a distâncias bem menores, torna o seu emprego muito oneroso, utilizando um numero de HV apreciavel, e, que deveriam ser empregues na sua missão primária de SAR longínquo.
Se for o 139 o modelo escolhido, o numero a adquirir deveria ser revisto de modo a que a 751, ficasse na posse de algumas unidades por troca dos quatro 516, que, com os restantes 139, deveriam constituir a frota de transporte/apoio ás FND.
Abraços