Estava a falar no MD540 como complemento aos EH-101.
Sempre é melhor do que um AW119 que nem sequer sabem como vai ser.
Como complemento do EH-101 não será à partida o Koala (penso que neste momento nem esteja nas contas), a não ser que algo na proposta dos H-60 corresse tremendamente mal. E mesmo que corresse, o que os americanos têm é opções às pazadas para nosso "héli de evacuação", de apoio, ataque, de CSAR, etc, etc, bem antes de irmos buscar uns MD ou o que se pareça. Saltam à vista coisas como o UH-1Y, AH-1W ou Z, outros tantos modelos do H-60, Apache, OH-58D. Para inviabilizar todas estas opções, era preciso um cenário de péssimo estado das células ou tremenda burrice política por não se optar por algum dos modelos referidos.
A opção mais lógica de momento será o HH-60H, mas veremos como corre.
O assunto apesar de tudo não tem esfriado devido a pressões de vários intervenientes, por isso em perspectiva serão esperados desenvolvimentos para os próximos tempos.
Espero que tomem decisões em breve, fazem bastante falta e o pessoal está "em pulgas" para saber o que daí vem.

Isso seria se houvesse vontade de utilizar pelo menos os 4 EH-101 Mk.516 CSAR nessa função, algo que aparentemente não há. Ainda agora no Mali os dinamarqueses têm vários Merlin na MINUSMA, mas para nós isso não serve apesar de termos nas mãos o melhor helicóptero para essa missão. 
Segundo se diz, no RCA há sobretudo falta de helicópteros de apoio, e talvez a falta de vontade de enviar o Merlin se deva também a isso, de não haver nada para os escoltar.