Isso sei eu!
Não acredito é que haja dinheiro para o susbituto dos P-3, quando em cima da mesa vai estar também o problema dos F16!
Tem de haver dinheiro, e a solução para tal, era cumprir o máximo de programas possível na presente década, como o caso do LPD, AOR e Fragatas, que são os programas mais dispendiosos de momento tirando o 390. Agora se continuarem a ser adiados, aí a coisa complica-se.
E agora a história dos Merlin não servirem até me deixou parvo.

O Merlin não serve, mas os Chinook usados por meio mundo (incluindo os holandeses que são operados pela força aérea) já servem. E é irónico que as ameaças aéreas e terrestres já importam... no entanto quando é para constatar o óbvio que o Exército não tem capacidade AA real, e anti-tanque debilitada, não se pronuncia?
Posto isto, mesmo que os HH-60 não tenham a mesma capacidade de transporte de homens de um NH-90, conseguem juntar de certa forma no mesmo aparelho uma boa capacidade de transporte e bom armamento para se defenderem. Numa situação excepcional em que se pretenda mover por meio aéreo uma centena de tropas, pode optar-se pelos Merlin. Quanto ao héli de escolta, o HH pode fazer a função, mas se acham que não chegam e têm orçamento/pilotos para algo mais, optem por verdadeiros hélis de ataque, como o caso do Viper, que vem muito melhor armado que um EC-635 ou similar, e ainda usa o mesmo motor dos HH-60H.
Mas é completamente irrealista querer mover forças terrestres por via aérea, ainda por cima usando mais de uma dezena de helicópteros, e não se importar com a garantia da superioridade aérea.