Exacto, dois helicópteros com capacidades completamente diferentes, de classes completamente diferentes.
Quanto ao 139 ser "melhor" que os H-60 para a missão pretendida, não é bem assim, até porque a missão que se pretende: não está definida, pois não há caderno de encargos, e dois assume-se que seja muito mais abrangente do que simplesmente transportar soldados do ponto A para o ponto B. De resto, a nível de carga que transporta, armamento que possui, e sobretudo a variedade de versões disponíveis, incluindo capacidade de ser embarcado e possível aquisição da versão ASW para substituir os Lynx, dão vitória aos Hawk de longe.
Qualquer um dos modelos seria uma excelente aquisição, mas com 53 milhões, quando muito daria para ter 3 ou 4 AW139 (talvez 5 se viessem sem FLIR, contra-medidas electrónicas, armamento, etc), enquanto que com esse mesmo orçamento podíamos ter aproximadamente 8 a 10 Hawk + 2 para peças e supostamente com o equipamento incluído.
Quanto à comparação "5 helicópteros topo de gama" vs "10 helicópteros medíocres" (considerar a família da Sikorsky medíocre é um crime de guerra, diga-se), talvez com o uso que terão, daqui a 10 anos as horas de voo dos 5 topo de gama chegariam perto das horas de voo dos 10 em segunda-mão, dado não haver nº suficiente de helicópteros para rodar entre si. Veja-se os Lynx, são tão poucos e fazem tanto, que só voam pelo milagre das equipas de manutenção.