Os energúmenos do MDN e chefias militares, pelas suas políticas e formas de actuação a raiar a incúria, é que colocam em causa a Segurança Nacional. O facto de só dispormos de duas dezenas de AMRAAM, duas dezenas de PILAV de F-16, uma dezena de Stinger, 20 guarnições de Leopard 2, 5 ou 6 guarnições de Merlin, 2 ou 3 guarnições de P-3, uma frota naval a cair de podre, navios parados que ainda nem sequer entraram ao serviço é que são autênticos atentados à Segurança Nacional.
Mas infelizmente é assim: questões de ego, seguidismo, polítiquices, carreiristas, contas bem aconchegadas, poucas ou nenhumas ondas durante a carreira e dar-se bem na vida enquanto estiverem caladinhos, e o resto que se lixe, sejam homens ou nação. Depois alguns, e apenas alguns, quando passam à reserva ou reforma é que ganham consciência e espírito reivindicativo, vá-se lá saber porquê. Tantos que conheço assim que se fosse agora enumerá-los a todos não saía daqui, e que à sexta-feira antes de ir de fim-de-semana se aviam na unidade para encherem bem a barriga deles e da família durante os 2 dias de descanso e assim metem dinheiro ao bolso. Cala-te boca...

Confesso que fiquei orgulhoso e lisonjeado por pertencer ao fórum da má-língua; nós é a toda hora e não apenas de noite.

Praticamente há 10 anos atrás, quando abandonei um fórum que já não existe, sendo um dos que o elevou ao grau de excelência (falta de modéstia intencional), por muito que tenha sido meteórica, o facto de me (nos) estarem a virar as costas em certos sectores da FAP (e não só) por falarmos daquilo que eles não desejavam que fosse falado, foi uma das principais razões por detrás da atitude que tomei. Se anteriormente nos eram abertas muitas portas, entrávamos em áreas apenas reservadas a pessoal NATO, etc, depois passou a ser "desculpe. mas não é possível" ou pura e simplesmente à não resposta a solicitações, pedidos e contactos, até mesmo do próprio orgão oficial do ramo em questão. E era um fórum fechado, de acesso apenas a utilizadores registados, por isso existia sempre ali muito candidato a espião e bufo. Quantas vezes recebi mensagens privadas de membros que nunca lá participavam a alertar que este ou aquele assunto era sensível ou não devia sequer estar a ser discutido...
E nunca, mas nunca, tivemos problemas com os militares da Força Aérea, fossem eles oficiais ou não, mas somente com as chefias que nos queriam calados a bem da segurança nacional "porque talibãs, russos e chineses" podiam estar a ler aquilo que escrevíamos. Coitados, se o fizessem deviam rir tanto ou mais do que eu quanto às nossas capacidades.

E assim o Charlie Golf, o meu pseudónimo mais querido, voltou a vestir o Charlie Jaguar que foi o princípio de tudo, e hoje escrevo o que me apetece, seja mais ou menos institucional, incomode ou não a este, aquele ou a todo um ramo, e sendo livre colaboro apenas com quem quero, como quero e quando quero. É uma grande liberdade, e se incomodamos aqui no FD é porque dizemos as verdades que eles não gostam de ler e ouvir, e expomos as palhaçadas que classe política e chefias militares sujeitam as Forças Armadas Portuguesas; em suma, estamos a fazer o nosso trabalho bem feito.