Uma duvida, já vi vários helis (estes em beja, o 101 em Leiria quando o papa veio cá,...) nos aeroportos terem que percorrer as taxis ways e descolar na horizontal como se fossem um avião.
A questão faz sentido sendo um meio com capacidade vertical? provavelmente deduzo que façam isso para uniformizar as operações dos aeroportos/bases, mas é estranho, as vezes levam tanto tempo de parece-me um gasto de combustivel e tempo desnecessário.
Os procedimentos impoêm que as operações descolagem/aterragem sejam efectuadas á vista da Torre, como tal os helis, ou aeronaves, que tem capacidade de efectuar as duas operações na vertical, não estão autorizados a descolar no local onde estão estacionados na placa, pois colocam em risco as restantes aeronaves e pessoal de terra, e
mandatóriamente, tem de taxiar até á zona da área de manobra destinada á descolagem para a efectuar.
Os que possuem trem de triciclo, rodas, podem taxiar como os aviões, ou fazer como os helis que tem trem de skis/skids, taxiar a cerca de um metro, ou menos, do solo até á zona da descolagem.
Os tempos necessários a fazer estes procedimentos, são muito variáveis, devendo-se a vários factores, procedimentos de cockpit, restrições da torre/aeródromo, treino da tripulação, etc, etc.
A descolagem de um heli com corrida, e, não na vertical poupa muito combustível, pois os motores não são solicitados como na descolagem vertical, á potência máxima.
para que tal aconteça é necessário que o Heli tenha trem de triciclo/rodas e não skis/skids.
Abraços