Sector Automóvel

  • 246 Respostas
  • 57837 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25510
  • Recebeu: 3378 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1735/-1695
Re: Sector Automóvel
« Responder #240 em: Abril 26, 2025, 06:06:42 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25510
  • Recebeu: 3378 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1735/-1695
Re: Sector Automóvel
« Responder #241 em: Maio 05, 2025, 02:52:46 pm »
UE revoluciona inspeções técnicas a elétricos


 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1012
  • Recebeu: 145 vez(es)
  • Enviou: 287 vez(es)
  • +38/-1502
Re: Sector Automóvel
« Responder #242 em: Maio 10, 2025, 05:12:57 pm »
E todos com suas carrinhas a pilha e suas consciências tranquilas.

Brasil pode desmatar 46 campos de futebol por mês por carros elétricos na UE; entenda

Estudo mostra que o Brasil pode ser um dos mais prejudicados com "meta verde" da União Europeia
...
Elas precisam de minerais que armazenam a eletricidade utilizada pelo motor – e que faz o carro se movimentar. Lítio, cobre, níquel, cobalto, bauxita, ferro, fosfato e manganês estão na lista e são os chamados minerais críticos para a transição energética.

Segundo o estudo, serão necessários aproximadamente 23 milhões de toneladas por ano desses metais para suprir a demanda da UE...


https://www.infomoney.com.br/mundo/brasil-desmata-demanda-carros-eletricos-europa/

A salvar o planeta.

 :mrgreen:
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23133
  • Recebeu: 4197 vez(es)
  • Enviou: 2948 vez(es)
  • +2900/-4528
Re: Sector Automóvel
« Responder #243 em: Maio 10, 2025, 05:46:49 pm »
Eu pensava que esses minérios só podiam ser minerados por crianças de 9 anos subnutridas em áfrica. :o

Mas eu li isso tantas vezes na internet... afinal os materiais das baterias podem vir de qualquer sitio no mundo e não apenas de áfrica.

1. Lítio
Uso: Principal componente do eletrólito e cátodo das baterias de íon-lítio.

Principais países produtores:
Austrália: Maior produtor mundial, com 55% da produção global em 2022. Exporta 97% do seu lítio para a China.

Chile: Detém as maiores reservas (cerca de 9,2 milhões de toneladas) e é o segundo maior produtor, com operações no Salar de Atacama.

China: Terceiro maior produtor e domina o refino (60% da capacidade global). Controla grande parte do lítio australiano via compras.

Argentina: Quarto maior produtor, com projetos no "Triângulo do Lítio" (junto com Chile e Bolívia).

Brasil: 5º maior produtor, com reservas de 470 mil toneladas, principalmente em Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha).

2. Níquel
Uso: Usado em cátodos de baterias NMC (níquel-manganês-cobalto) e NCA (níquel-cobalto-alumínio) para maior densidade energética.

Principais países produtores:
Indonésia: Líder global, com 37% da produção mundial (1,6 milhão de toneladas em 2022). Fornece 6% do níquel global via Harita Group para Tesla, BMW, Ford, Volkswagen e Mercedes-Benz.

Filipinas: Segundo maior produtor, com mineração de laterita.

Rússia: Terceiro, liderado pela Norilsk Nickel.

Austrália e Canadá: Produtores relevantes, com níquel de alta qualidade.

3. Cobalto
Uso: Estabiliza cátodos NMC e NCA, mas seu uso está diminuindo devido ao alto custo e questões éticas.

Principais países produtores:
República Democrática do Congo (RDC): Domina 70% da produção global, com mineração artesanal e industrial.

Austrália: Segundo maior produtor, com cobalto como subproduto do níquel.

Canadá: Produção menor, mas de alta qualidade.

Brasil: Possui 70 mil toneladas de reservas, mas produção limitada.

4. Manganês
Uso: Usado em cátodos NMC para estabilidade e custo reduzido.

Principais países produtores:
África do Sul: Maior produtor, com 37% da produção global.

Austrália: Segundo maior, com manganês de alta pureza.

China: Grande produtor e consumidor.

Brasil: Possui 15,9% das reservas globais (270 milhões de toneladas), com produção significativa.

5. Grafite
Uso: Material principal do ânodo nas baterias de íon-lítio.

Principais países produtores:
China: Domina 65% da produção global e 80% do refino de grafite esférico.

Moçambique: Segundo maior produtor, com projetos como Syrah Resources.

Brasil: 3ª maior reserva mundial, com produção crescente.

6. Alumínio
Uso: Usado em invólucros de baterias e componentes estruturais.

Principais países produtores:
China: Maior produtor, com 55% da produção global.

Rússia: Segundo maior, via Rusal.

Índia e Austrália: Produtores relevantes.

Brasil: Possui 2,7 bilhões de toneladas de reservas de bauxita (matéria-prima do alumínio).

...
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1012
  • Recebeu: 145 vez(es)
  • Enviou: 287 vez(es)
  • +38/-1502
Re: Sector Automóvel
« Responder #244 em: Maio 10, 2025, 06:56:21 pm »
Não sei donde surgiu o nome da África, mas da parte que toca(rá) ao Brasil, desde a mesma fonte:

...E é aí que o Brasil entra. O país deve ser um dos centros de exploração de recursos minerais necessários para produção de baterias de veículos elétricos até 2050, segundo o estudo, que foi encomendado pelas organizações Fern e Rainforest Foundation Norway.

Atualmente, baterias movidas a lítio, níquel e cobalto (NMC 811) dominam o mercado europeu e, caso esse fator se mantenha, serão desmatados 118 mil hectares ao redor do mundo – o que significa devastação de 18 campos de futebol por dia – para extrair apenas esses três metais pelos próximos 25 anos.
...


Dá até para estimar a parte segundo a unidade de medida esdrúxula de 'campos de futebol' (chamemos CF para simplificar) que é utilizada pelo sítio:

Mundo = 18CF/dia = 540CF/mês | Brasil = 46CF/mês = 8,5% do total mundial desses 3 metais.

No fim, deixo esse tipo de nota apenas para ficar registrado que muito do tal desmatamento que vez e outra criticam em outrem foi e é pago em muito por vossos bolsos, gostos e consciências limpas.

Sds
« Última modificação: Maio 10, 2025, 07:01:57 pm por MMaria »
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23133
  • Recebeu: 4197 vez(es)
  • Enviou: 2948 vez(es)
  • +2900/-4528
Re: Sector Automóvel
« Responder #245 em: Maio 16, 2025, 05:38:13 pm »
Lamento, da minha parte o Brasil só leva dinheiro quando manda para cá o crude.

Aqui o pobre não tem dinheiro para comprar VE.



Citar
A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e outras fontes indicam que os principais fornecedores de crude para Portugal nesse ano incluíram:

Brasil: Líder nas exportações de petróleo bruto para Portugal, sendo um dos maiores fornecedores nos últimos anos.

Nigéria: Outro país com forte presença nas importações portuguesas de crude, mantendo uma posição relevante.

Estados Unidos: Tem aumentado sua participação como fornecedor, especialmente após a redução de importações de outros países.

Angola: Tradicional fornecedor de petróleo para Portugal, com uma quota significativa.

Arábia Saudita e outros países do Médio Oriente: Embora menos dominantes, também contribuem para o abastecimento.

A Rússia, que já foi um fornecedor importante em 2017 e 2018, não exportou crude para Portugal desde 2020, conforme indicado pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC). Além disso, a Galp, principal operadora de refinação em Portugal, anunciou que deixou de comprar produtos petrolíferos de origem russa, buscando alternativas para garantir o abastecimento.

As importações de crude são processadas principalmente na refinaria de Sines, operada pela Galp, que também utiliza produtos intermédios de outros mercados globais. A escolha dos fornecedores é influenciada por fatores como preço, disponibilidade, e cotações internacionais do petróleo Brent, que serve de referência para Portugal.

« Última modificação: Maio 16, 2025, 05:39:49 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25510
  • Recebeu: 3378 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1735/-1695
Re: Sector Automóvel
« Responder #246 em: Maio 19, 2025, 10:58:19 am »
A Nissan vai encerrar quase metade das fábricas que tem no Mundo