Sector Automóvel

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PTWolf

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Re: Sector Automóvel
« Responder #255 em: Agosto 13, 2025, 02:02:59 pm »
CEO da Mercedes alerta para o risco do mercado automóvel europeu entrar em colapso

ECO
18:25

Caso se mantenha em vigor a proibição de novos automóveis com motores a diesel e a gasolina a partir de 2035, o CEO da Mercedes teme o pior para o setor automóvel europeu.

https://eco.sapo.pt/2025/08/12/ceo-da-mercedes-alerta-para-o-risco-do-mercado-automovel-europeu-entrar-em-colapso/

Claro que esta autosabotagem da UE ao sector automovel nao tem como acabar bem
 

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P44

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Re: Sector Automóvel
« Responder #257 em: Setembro 03, 2025, 04:22:06 pm »
Polestar com prejuízo de mil milhões de dólares em plena guerra comercial e queda dos elétricos

Empresa mantém meta de crescimento anual até 35% até 2027, apesar da incerteza no setor elétrico.



 A Polestar Automotive reportou um prejuízo líquido de 1,03 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2025, muito acima dos 268 milhões registados no mesmo período do ano passado, de acordo com a Bloomberg. O resultado foi fortemente penalizado por uma correção de ativos (“writedown”) de 739 milhões de dólares no modelo Polestar 3, atribuída ao impacto das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos e à procura mais fraca por veículos elétricos.

Apesar das perdas, a Polestar aumentou a receita em 37% face a 2024, atingindo 791 milhões de dólares, impulsionada sobretudo por campanhas de desconto que reforçaram as vendas na Europa, de acordo com a Reuters. A empresa tem perdido valor de mercado desde a sua separação da Volvo e entrada no Nasdaq em 2022, tendo o atual CEO, Michael Lohscheller, assumido funções no ano passado com um plano de reestruturação que incluiu a aposta em concessionários e a redução da presença na China.

O gestor sublinhou que a empresa está “a fazer as coisas certas, num mercado difícil”, referindo-se ao esforço para aumentar vendas e controlar custos. Ainda assim, a Polestar já tinha revisto as previsões para 2025 no início do ano devido à volatilidade do setor, embora reafirme, segundo a Bloomberg, que continua a apontar para “um crescimento anual composto do volume de vendas a retalho de até 35% até 2027”.

 A empresa, controlada pelo grupo chinês Geely através do multimilionário Li Shufu, recebeu em junho uma injeção de capital de 200 milhões de dólares, mas continua à procura de novos financiamentos em dívida e capital, noticiou a Reuters. No final do trimestre, a fabricante dispunha de 719 milhões de dólares em caixa, valor ligeiramente inferior aos 732 milhões registados no trimestre anterior.

Nos Estados Unidos, as vendas caíram 56% no segundo trimestre, refletindo a preferência dos consumidores por híbridos e modelos a combustão, mais baratos e menos afetados pelas tarifas norte-americanas. Já na Europa, a Polestar registou uma subida de 38% nas vendas, com cerca de 18 mil veículos entregues, sustentada por campanhas promocionais.

A marca aposta agora nos lançamentos futuros para recuperar tração, com destaque para o Polestar 5, um modelo “grand tourer” que será apresentado na próxima semana no Salão Automóvel de Munique, na Alemanha, com a ambição de reforçar o posicionamento no segmento "premium" e relançar o crescimento.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/polestar-com-prejuizo-de-mil-milhoes-de-dolares-em-plena-guerra-comercial-e-queda-dos-eletricos#loadComments
 

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MMaria

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Re: Sector Automóvel
« Responder #258 em: Setembro 12, 2025, 05:09:57 pm »
Manfred Weber: "Von der Leyen revisará la legislación de emisiones y el motor de combustión volverá, seguirá estando permitido en Europa"

https://www.elmundo.es/economia/2025/09/11/68c2d76ae9cf4aa7308b457a.html

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PTWolf

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Re: Sector Automóvel
« Responder #259 em: Setembro 12, 2025, 05:36:43 pm »
Manfred Weber: "Von der Leyen revisará la legislación de emisiones y el motor de combustión volverá, seguirá estando permitido en Europa"

https://www.elmundo.es/economia/2025/09/11/68c2d76ae9cf4aa7308b457a.html

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Boas noticias  :G-beer2:
 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #260 em: Setembro 16, 2025, 10:19:19 am »
A Aston Martin anunciou um novo lançamento, mas desta vez trata-se de carrinhos para Bebés


 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #261 em: Setembro 25, 2025, 03:06:49 pm »
Vendas de veículos elétricos disparam na UE enquanto mercado automóvel tradicional estagna


 

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P44

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Re: Sector Automóvel
« Responder #262 em: Setembro 26, 2025, 03:48:56 pm »


Duas fábricas do Grupo Volkswagen na Alemanha vão ter a produção suspensa temporariamente, havendo também uma redução dos volumes. Em causa, está a procura por carros elétricos, que não avança ao ritmo esperado.

https://sapo.pt/artigo/volkswagen-suspende-producao-em-duas-fabricas-da-alemanha-esta-e-a-razao-68d6984c5f23238396baed45
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Viajante

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Re: Sector Automóvel
« Responder #263 em: Setembro 30, 2025, 12:41:40 pm »
Jaguar Land Rover em profunda crise após ciberataque de milhões

Um ataque informático deixou a Jaguar Land Rover em pausa durante quase um mês, parando fábricas em vários continentes. O impacto foi tão grande que o governo britânico teve de intervir para evitar um colapso ainda maior.



Fábricas paradas e impacto global

A Jaguar Land Rover foi obrigada a desligar a maioria dos seus sistemas a 31 de agosto, em resposta a um ciberataque que paralisou a produção. O efeito foi imediato: fábricas no Reino Unido ficaram paradas e a interrupção estendeu-se a centros de produção internacionais. Milhares de trabalhadores ficaram em casa e a empresa enfrenta agora um regresso faseado, cheio de desafios.

No primeiro comunicado oficial, a 2 de setembro, a empresa falou em “ciberincidente” e garantiu não existirem provas de fuga de dados. Inicialmente, previa-se uma paragem de apenas alguns dias, mas a realidade prolongou-se até 24 de setembro, com extensão por mais uma semana.



O ataque que abalou a Jaguar Land Rover

A desconexão preventiva afetou não só a produção, como também ferramentas internas de design, gestão e engenharia. A rede comercial foi igualmente afetada, com retalho e logística bloqueados, obrigando à utilização de métodos manuais. Apesar disso, os concessionários permaneceram abertos e foram criados procedimentos alternativos para entregas e pagamentos.

A interrupção teve repercussões globais: além do Reino Unido, fábricas na Eslováquia, Brasil e Índia também ficaram paradas. A cadeia de fornecimento sofreu fortes consequências, deixando muitos fornecedores sem encomendas.

Investigações apontam para um ataque de ransomware, possivelmente ligado a grupos como Scattered Spider, Lapsus$ e ShinyHunters. Foram divulgadas imagens de sistemas internos em canais de Telegram, reforçando a hipótese de extorsão.



Governo britânico em campo e custos milionários

O Centro Nacional de Cibersegurança e empresas privadas estão a investigar o caso, com acompanhamento próximo do governo. A recuperação está a ser feita por fases, priorizando sistemas críticos e testados em ambientes controlados, antes da retoma da produção.

As perdas financeiras são gigantes: estima-se que cada semana sem produção tenha custado cerca de 50 milhões de libras (59 milhões de euros). A agência Moody’s já reviu a perspetiva financeira da Jaguar Land Rover de positiva para negativa. Para mitigar a crise, o governo britânico disponibilizou garantias de empréstimos de 1.500 milhões de libras, enquanto a empresa assegurou 2.000 milhões junto da banca comercial.

O incidente revelou a vulnerabilidade de um dos maiores fabricantes automóveis do mundo, que demorou quase um mês a reiniciar operações após um ataque informático. O caso lança um alerta para toda a indústria: a questão já não é “se” haverá novos ataques, mas sim “quando” e como reduzir os seus impactos.

https://pplware.sapo.pt/internet/seguranca/jaguar-land-rover-em-profunda-crise-apos-ciberataque-de-milhoes/