Sector Automóvel

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PTWolf

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Re: Sector Automóvel
« Responder #255 em: Agosto 13, 2025, 02:02:59 pm »
CEO da Mercedes alerta para o risco do mercado automóvel europeu entrar em colapso

ECO
18:25

Caso se mantenha em vigor a proibição de novos automóveis com motores a diesel e a gasolina a partir de 2035, o CEO da Mercedes teme o pior para o setor automóvel europeu.

https://eco.sapo.pt/2025/08/12/ceo-da-mercedes-alerta-para-o-risco-do-mercado-automovel-europeu-entrar-em-colapso/

Claro que esta autosabotagem da UE ao sector automovel nao tem como acabar bem
 

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P44

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Re: Sector Automóvel
« Responder #257 em: Setembro 03, 2025, 04:22:06 pm »
Polestar com prejuízo de mil milhões de dólares em plena guerra comercial e queda dos elétricos

Empresa mantém meta de crescimento anual até 35% até 2027, apesar da incerteza no setor elétrico.



 A Polestar Automotive reportou um prejuízo líquido de 1,03 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2025, muito acima dos 268 milhões registados no mesmo período do ano passado, de acordo com a Bloomberg. O resultado foi fortemente penalizado por uma correção de ativos (“writedown”) de 739 milhões de dólares no modelo Polestar 3, atribuída ao impacto das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos e à procura mais fraca por veículos elétricos.

Apesar das perdas, a Polestar aumentou a receita em 37% face a 2024, atingindo 791 milhões de dólares, impulsionada sobretudo por campanhas de desconto que reforçaram as vendas na Europa, de acordo com a Reuters. A empresa tem perdido valor de mercado desde a sua separação da Volvo e entrada no Nasdaq em 2022, tendo o atual CEO, Michael Lohscheller, assumido funções no ano passado com um plano de reestruturação que incluiu a aposta em concessionários e a redução da presença na China.

O gestor sublinhou que a empresa está “a fazer as coisas certas, num mercado difícil”, referindo-se ao esforço para aumentar vendas e controlar custos. Ainda assim, a Polestar já tinha revisto as previsões para 2025 no início do ano devido à volatilidade do setor, embora reafirme, segundo a Bloomberg, que continua a apontar para “um crescimento anual composto do volume de vendas a retalho de até 35% até 2027”.

 A empresa, controlada pelo grupo chinês Geely através do multimilionário Li Shufu, recebeu em junho uma injeção de capital de 200 milhões de dólares, mas continua à procura de novos financiamentos em dívida e capital, noticiou a Reuters. No final do trimestre, a fabricante dispunha de 719 milhões de dólares em caixa, valor ligeiramente inferior aos 732 milhões registados no trimestre anterior.

Nos Estados Unidos, as vendas caíram 56% no segundo trimestre, refletindo a preferência dos consumidores por híbridos e modelos a combustão, mais baratos e menos afetados pelas tarifas norte-americanas. Já na Europa, a Polestar registou uma subida de 38% nas vendas, com cerca de 18 mil veículos entregues, sustentada por campanhas promocionais.

A marca aposta agora nos lançamentos futuros para recuperar tração, com destaque para o Polestar 5, um modelo “grand tourer” que será apresentado na próxima semana no Salão Automóvel de Munique, na Alemanha, com a ambição de reforçar o posicionamento no segmento "premium" e relançar o crescimento.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/polestar-com-prejuizo-de-mil-milhoes-de-dolares-em-plena-guerra-comercial-e-queda-dos-eletricos#loadComments
 

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MMaria

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Re: Sector Automóvel
« Responder #258 em: Setembro 12, 2025, 05:09:57 pm »
Manfred Weber: "Von der Leyen revisará la legislación de emisiones y el motor de combustión volverá, seguirá estando permitido en Europa"

https://www.elmundo.es/economia/2025/09/11/68c2d76ae9cf4aa7308b457a.html

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Re: Sector Automóvel
« Responder #259 em: Setembro 12, 2025, 05:36:43 pm »
Manfred Weber: "Von der Leyen revisará la legislación de emisiones y el motor de combustión volverá, seguirá estando permitido en Europa"

https://www.elmundo.es/economia/2025/09/11/68c2d76ae9cf4aa7308b457a.html

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Boas noticias  :G-beer2:
 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #260 em: Setembro 16, 2025, 10:19:19 am »
A Aston Martin anunciou um novo lançamento, mas desta vez trata-se de carrinhos para Bebés


 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #261 em: Setembro 25, 2025, 03:06:49 pm »
Vendas de veículos elétricos disparam na UE enquanto mercado automóvel tradicional estagna


 

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P44

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Re: Sector Automóvel
« Responder #262 em: Setembro 26, 2025, 03:48:56 pm »


Duas fábricas do Grupo Volkswagen na Alemanha vão ter a produção suspensa temporariamente, havendo também uma redução dos volumes. Em causa, está a procura por carros elétricos, que não avança ao ritmo esperado.

https://sapo.pt/artigo/volkswagen-suspende-producao-em-duas-fabricas-da-alemanha-esta-e-a-razao-68d6984c5f23238396baed45
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Re: Sector Automóvel
« Responder #263 em: Setembro 30, 2025, 12:41:40 pm »
Jaguar Land Rover em profunda crise após ciberataque de milhões

Um ataque informático deixou a Jaguar Land Rover em pausa durante quase um mês, parando fábricas em vários continentes. O impacto foi tão grande que o governo britânico teve de intervir para evitar um colapso ainda maior.



Fábricas paradas e impacto global

A Jaguar Land Rover foi obrigada a desligar a maioria dos seus sistemas a 31 de agosto, em resposta a um ciberataque que paralisou a produção. O efeito foi imediato: fábricas no Reino Unido ficaram paradas e a interrupção estendeu-se a centros de produção internacionais. Milhares de trabalhadores ficaram em casa e a empresa enfrenta agora um regresso faseado, cheio de desafios.

No primeiro comunicado oficial, a 2 de setembro, a empresa falou em “ciberincidente” e garantiu não existirem provas de fuga de dados. Inicialmente, previa-se uma paragem de apenas alguns dias, mas a realidade prolongou-se até 24 de setembro, com extensão por mais uma semana.



O ataque que abalou a Jaguar Land Rover

A desconexão preventiva afetou não só a produção, como também ferramentas internas de design, gestão e engenharia. A rede comercial foi igualmente afetada, com retalho e logística bloqueados, obrigando à utilização de métodos manuais. Apesar disso, os concessionários permaneceram abertos e foram criados procedimentos alternativos para entregas e pagamentos.

A interrupção teve repercussões globais: além do Reino Unido, fábricas na Eslováquia, Brasil e Índia também ficaram paradas. A cadeia de fornecimento sofreu fortes consequências, deixando muitos fornecedores sem encomendas.

Investigações apontam para um ataque de ransomware, possivelmente ligado a grupos como Scattered Spider, Lapsus$ e ShinyHunters. Foram divulgadas imagens de sistemas internos em canais de Telegram, reforçando a hipótese de extorsão.



Governo britânico em campo e custos milionários

O Centro Nacional de Cibersegurança e empresas privadas estão a investigar o caso, com acompanhamento próximo do governo. A recuperação está a ser feita por fases, priorizando sistemas críticos e testados em ambientes controlados, antes da retoma da produção.

As perdas financeiras são gigantes: estima-se que cada semana sem produção tenha custado cerca de 50 milhões de libras (59 milhões de euros). A agência Moody’s já reviu a perspetiva financeira da Jaguar Land Rover de positiva para negativa. Para mitigar a crise, o governo britânico disponibilizou garantias de empréstimos de 1.500 milhões de libras, enquanto a empresa assegurou 2.000 milhões junto da banca comercial.

O incidente revelou a vulnerabilidade de um dos maiores fabricantes automóveis do mundo, que demorou quase um mês a reiniciar operações após um ataque informático. O caso lança um alerta para toda a indústria: a questão já não é “se” haverá novos ataques, mas sim “quando” e como reduzir os seus impactos.

https://pplware.sapo.pt/internet/seguranca/jaguar-land-rover-em-profunda-crise-apos-ciberataque-de-milhoes/
 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #264 em: Outubro 23, 2025, 09:13:03 am »
Fábricas da Bosch em Portugal “estranguladas” com falta de chips que holandeses tiraram aos chineses

Existe uma disputa com a fabricante de chips Nexperia, que é uma subsidiária da chinesa Wingtech. O Governo holandês, no passado dia 30 de setembro, assumiu o controlo da empresa, alegando preocupações com a propriedade intelectual. Em resposta, o Governo chinês proibiu as exportações dos produtos acabados da empresa. Embora não sejam sofisticados, os chips da Nexperia são amplamente utilizados nos automóveis, por isso esta proibição está a gerar preocupações com possíveis interrupções na produção de automóveis da Volkswagen e BMW que estão entre os fabricantes que usam chips da empresa.

https://eco.sapo.pt/2025/10/23/fabricas-da-bosch-em-portugal-estranguladas-com-falta-de-chips-que-holandeses-tiraram-aos-chineses/
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Kalil

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Re: Sector Automóvel
« Responder #265 em: Outubro 23, 2025, 10:39:47 am »
Fábricas da Bosch em Portugal “estranguladas” com falta de chips que holandeses tiraram aos chineses

Existe uma disputa com a fabricante de chips Nexperia, que é uma subsidiária da chinesa Wingtech. O Governo holandês, no passado dia 30 de setembro, assumiu o controlo da empresa, alegando preocupações com a propriedade intelectual. Em resposta, o Governo chinês proibiu as exportações dos produtos acabados da empresa. Embora não sejam sofisticados, os chips da Nexperia são amplamente utilizados nos automóveis, por isso esta proibição está a gerar preocupações com possíveis interrupções na produção de automóveis da Volkswagen e BMW que estão entre os fabricantes que usam chips da empresa.

https://eco.sapo.pt/2025/10/23/fabricas-da-bosch-em-portugal-estranguladas-com-falta-de-chips-que-holandeses-tiraram-aos-chineses/

Mais uma vez, a Europa a dar tiros nos pés ao comprar uma guerra comercial com os chineses, sem precaver minimamente os efeitos que esta possa ter. É o que a indústria automóvel europeia precisa neste momento, mais um prego.

E não tenho dúvidas de que haverá quem encontre forma de dizer que isto também se deve à interferência russa nos assuntos europeus, quando o motor óbvio destas acções avulsas é o elefante na sala.
 
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Re: Sector Automóvel
« Responder #266 em: Outubro 29, 2025, 11:32:14 am »


China vai salvar empregos, mas anular rivais na indústria automóvel europeia, diz Carlos Tavares
Lusa
28 Outubro 2025

Carlos Tavares explica porque, quando liderava a Stellantis, assinou um acordo de parceria com a chinesa Leapmotor: “A razão é simples: eles querem engolir-nos um dia".


O ex-presidente da Peugeot e da Stellantis, Carlos Tavares, prevê que os fabricantes automóveis chineses acabarão por ser os “salvadores” das fábricas e empregos europeus, com aquisições graduais que, contudo, acelerarão o fim de alguns fabricantes ocidentais.

Numa entrevista publicada esta terça-feira pelo Financial Times (FT), cerca de um ano após deixar a Stellantis, devido a um conflito na administração, Tavares traça um quadro sombrio para os grupos automóveis europeus em particular, que enfrentam regulamentos rigorosos em matéria de emissões, uma guerra comercial global e mudanças ao nível da política de eletrificação.




O ex-executivo português prevê que, nos próximos 10 a 15 anos, os fabricantes automóveis chineses, atualmente já à procura de alvos para compra, farão novas aquisições na Europa, entrando no capital ou comprando na totalidade fábricas em dificuldades.

“Há muitas janelas interessantes a abrir-se para os chineses”, disse Tavares. “No dia em que um fabricante de automóveis ocidental estiver em sérias dificuldades, com fábricas à beira do encerramento e manifestações nas ruas, um fabricante de automóveis chinês virá e dirá: ‘Eu fico com isso e mantenho os empregos’ e serão considerados salvadores”, antecipou.

Enquanto presidente executivo da Stellantis, Carlos Tavares assinou, ele próprio, um acordo com o fabricante chinês de veículos elétricos Leapmotor, adquirindo uma participação de 20% na empresa e ajudando-a a entrar nos mercados internacionais.

Uma medida que defende, mas ressalvando estar ciente de que a Leapmotor tinha as suas próprias motivações para entrar na parceria: “A razão é simples: eles querem engolir-nos um dia”, sustentou, revelando que várias empresas chinesas o abordaram para gerir ou assessorar os seus negócios.

Tavares, que construiu a sua carreira em França – primeiro na Renault e depois à frente da PSA, fabricante da Peugeot –, disse que a sua insistência em seguir a mudança para os veículos elétricos imposta pela União Europeia (UE) lhe custou o emprego.

Prevendo que a UE abandone a proibição dos motores de combustão interna até 2035 – os fabricantes de automóveis europeus estão a exercer uma forte pressão para permitir que outras tecnologias, como os híbridos, sejam vendidas após essa data – Tavares critica o enorme desperdício e a “estupidez” das decisões da UE de limitar a indústria.

“Quem está a responsabilizar a UE pelos 100.000 milhões de euros de investimentos que não serão utilizados? Ninguém”, afirmou na entrevista ao FT. Num livro de memórias recém-publicado, o gestor português previu que apenas cinco ou seis fabricantes de automóveis sobreviveriam globalmente, começando pela Toyota no Japão, a Hyundai na Coreia do Sul, a BYD na China e, “provavelmente”, outra empresa chinesa, como a Geely.

O ex-executivo, que há muito prevê um resultado “darwiniano” para a indústria e é conhecido por cortar custos, levanta também questões sobre o futuro da Stellantis e prevê que a Tesla perderá para os rivais chineses. Ao FT, Tavares diz ainda que a Stellantis foi “estrategicamente criada de forma perfeita para a globalização”, mas que o seu Conselho de Administração terá agora de decidir se essa ainda é a abordagem certa.

https://eco.sapo.pt/2025/10/28/china-vai-salvar-empregos-mas-anular-rivais-na-industria-automovel-europeia-diz-carlos-tavares/
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Re: Sector Automóvel
« Responder #267 em: Outubro 29, 2025, 11:37:02 am »
Fábricas da Bosch em Portugal “estranguladas” com falta de chips que holandeses tiraram aos chineses

Existe uma disputa com a fabricante de chips Nexperia, que é uma subsidiária da chinesa Wingtech. O Governo holandês, no passado dia 30 de setembro, assumiu o controlo da empresa, alegando preocupações com a propriedade intelectual. Em resposta, o Governo chinês proibiu as exportações dos produtos acabados da empresa. Embora não sejam sofisticados, os chips da Nexperia são amplamente utilizados nos automóveis, por isso esta proibição está a gerar preocupações com possíveis interrupções na produção de automóveis da Volkswagen e BMW que estão entre os fabricantes que usam chips da empresa.

https://eco.sapo.pt/2025/10/23/fabricas-da-bosch-em-portugal-estranguladas-com-falta-de-chips-que-holandeses-tiraram-aos-chineses/

Mais uma vez, a Europa a dar tiros nos pés ao comprar uma guerra comercial com os chineses, sem precaver minimamente os efeitos que esta possa ter. É o que a indústria automóvel europeia precisa neste momento, mais um prego.

E não tenho dúvidas de que haverá quem encontre forma de dizer que isto também se deve à interferência russa nos assuntos europeus, quando o motor óbvio destas acções avulsas é o elefante na sala.

Bosch de Braga coloca em ‘lay-off’ a maioria dos 3.300 trabalhadores

O MINHO
28.10.2025 17:00
A unidade de Braga da multinacional Bosch vai colocar em ‘lay-off’ a maioria dos cerca de 3.300 trabalhadores a partir da próxima semana.

De acordo com o Jornal de Negócios, os profissionais da área da produção vão ser mandados todos para casa por tempo indeterminado.

Já aqueles com funções de apoio à produção trabalham um dia por semana.

A fábrica de Braga, a maior da multinacional alemã no país, despediu cerca de 600 pessoas nos últimos dois anos – mais de 300 em 2024 e 297 entre janeiro e setembro de 2025.

Em causa estará uma crise de ‘chips’, conforme avança o jornal ECO. A chinesa Nexperia, a quem a Bosch recorre para a compra de ‘chips’ para peças automóveis, está a ser intervencionada, o que está a provocar escassez destes componentes essenciais para a produção.

Após a recente decisão do Governo neerlandês em assumir o controlo da Nexperia, devido a preocupações com a propriedade intelectual, o Estado chinês proibiu a exportação dos produtos desta empresas. A situação está a provocar alarme na indústria automóvel europeia.

https://ominho.pt/bosch-de-braga-coloca-em-lay-off-a-maioria-dos-3-300-trabalhadores/
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Re: Sector Automóvel
« Responder #268 em: Outubro 29, 2025, 01:53:46 pm »
Podem agradecer todos o federastas da UE e quem votou para estes ! Entre a mulheres brancas fortes e independentes e os sodomitas, o continente europeu está a desaparecer da História ! :N-icon-Axe:


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Cabeça de Martelo

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Re: Sector Automóvel
« Responder #269 em: Outubro 29, 2025, 03:16:33 pm »
Podem agradecer todos o federastas da UE e quem votou para estes ! Entre a mulheres brancas fortes e independentes e os sodomitas, o continente europeu está a desaparecer da História ! :N-icon-Axe:

Pareces um disco riscado ou um relógio avariado. O que raio tem a UE haver com esta situação?! Foi uma decisão do governo holandês!!!
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...