Sector Automóvel

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Cabeça de Martelo

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Re: Sector Automóvel
« Responder #225 em: Dezembro 27, 2024, 03:24:26 pm »
Um BYD à venda na Arménia por 18900 $

https://www.instagram.com/reel/DBq70wKs7QA/

Como é que querem competir com isto?

É impossível já que na China o governo subsidia o fabrico das VE e não apenas a venda como na UE (quando há dinheiro para isso).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #226 em: Janeiro 01, 2025, 07:28:56 pm »
Em que regiões da Europa há mais automóveis elétricos?


 

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Viajante

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Re: Sector Automóvel
« Responder #227 em: Janeiro 03, 2025, 10:04:54 am »
O que se passa, Tesla? Vendas caem pela primeira vez em 9 anos

Falar em carros elétricos é falar na Tesla, mas no cenário atual a marca de Elon Musk tem forte concorrência. Com as vendas globais de carros elétricos a aumentarem, a Tesla registou queda nas vendas pela primeira vez em 9 anos. O que se passa Tesla?



TEsla vendeu "apenas" 1.79 milhão de veículos em 2024

Segundo dados da própria Tesla, as vendas anuais globais caíram pela primeira vez em pelo menos 9 anos. A empresa vendeu e entregou "apenas" 1.79 milhão de veículos em 2024, o que significa uma queda de 1.1% em relação às vendas em 2023. Apesar de na parte final do ano, a empresa automóvel ter conseguido aumentar as vendas em 23%, tal não foi suficiente para superar a perda geral que se registou em 2024.

A maioria das vendas da Tesla no passado ano deveu-se aos modelos 3 e Y, mais pequenos e menos dispendiosos. A empresa apenas conseguiu vender 23 640 dos seus modelos mais caros, que incluem o X e o S, assim como a nova Cybertruck.



Segundo analistas, tais resultados devem-se a um conjunto de fatores. Primeiro a forte concorrência, assim como o preço dos veículos e também a dificuldade dos clientes terem carregadores Tesla por perto.

Se em 2022 a Tesla referia que as suas vendas iriam crescer 50%, tal não se veio a registar e a concorrência da China é cada vez mais feroz, como é o caso da chinesa BYD que cresceu 41% no último ano.

https://pplware.sapo.pt/motores/o-que-se-passa-tesla-vendas-caem-pela-primeira-vez-em-9-anos/comment-page-1/
 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #228 em: Janeiro 08, 2025, 03:56:59 pm »
Fábricas chinesas desencadeiam debates geopolíticos na Europa


 

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P44

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Re: Sector Automóvel
« Responder #229 em: Janeiro 09, 2025, 08:41:25 am »
A UE a continuar o caminho da destruição da indústria automóvel da Europa

Citar
https://www.razaoautomovel.com/noticias/emissoes-stellantis-toyota-ford-tesla-emission-pools-2025/

Sob pena de terem de pagar 95 euros por cada carro e por grama de CO2 acima do estipulado, há vários construtores à procura de alianças. Stellantis, Toyota, Ford, Subaru e Mazda já anunciaram que vão juntar-se a outros construtores.


A Tesla tem muitos créditos para vender não se preocupem  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #230 em: Fevereiro 26, 2025, 03:32:02 pm »
Vendas da Tesla na União Europeia, caíram 50,3% em Janeiro deste ano


 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #231 em: Março 26, 2025, 10:27:07 am »
Vendas da Tesla na Europa afundam 43%, enquanto veículos elétricos sobem 31%

Não é novidade que as vendas da Tesla estão em queda livre e que a empresa de Elon Musk está a passar por um cenário muito complicado. As causas são por demais conhecidas, mas agora os números ganham formas ainda piores na Europa. Do que é revelado, as vendas da Tesla na Europa caem 43%, enquanto veículos elétricos sobem 31%.



Vendas da Tesla na Europa afundam 43%

Os números oficiais da ACEA foram agora divulgados e confirmam o pior cenário possível para a Tesla. As vendas da marca caíram 43% na Europa até este momento de 2025. Isto deverá ser preocupante para a empresa de Elon Musk, uma vez que as vendas de veículos elétricos seguiram o caminho oposto e aumentaram 31% neste período.

Com base nos principais mercados automóveis europeus que já tinham divulgado registos de veículos no início deste mês, já existia uma ideia clara do desempenho da Tesla no mercado. Este cenário é agora confirmado com os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), que os tornou oficiais.

A ACEA divulgou os números de registo de fevereiro, confirmando que a Tesla entregou somente 16.888 unidades nos mercados da UE, EFTA e Reino Unido em fevereiro de 2025, em comparação com 28.182 unidades em 2024. No acumulado do ano, são 26.619 unidades, ou menos 42,6% do que as 46.343 unidades entregues no mesmo período de 2024.



Veículos elétricos crescem e sobem 31%

Isto acontece no meio de um declínio de 3,4% nas vendas de automóveis na Europa. A Tesla dificilmente pode usar isto como desculpa, uma vez que a ACEA reporta um aumento de 28,4% (31% na UE, EFTA e Reino Unido) nas vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) este ano, apesar do péssimo desempenho da marca maericana no mercado.

Nos primeiros dois meses de 2025, as vendas de automóveis elétricos novos cresceram 28,4%, para 255.489 unidades, captando 15,2% da quota de mercado total da Europa. Três dos quatro maiores mercados, responsáveis ​​por 64% de todos os registos de automóveis elétricos a bateria, registaram ganhos substanciais: Alemanha (+41%), Bélgica (+38%) e Países Baixos (+25%). Isto contrasta com a França, que registou um ligeiro declínio de 1,3%.

Nos mercados da UE, EFTA e Reino Unido, os BEV representam 17% de todo o mercado automóvel, com os PHEV a somarem mais 7%. A Tesla teve o pior desempenho de todos os fabricantes de automóveis destes mercados. A marca já vendeu 20.000 unidades na Europa nos primeiros dois meses do ano em comparação com o seu desempenho em 2024, e este número poderá crescer para 30.000 unidades até ao final do trimestre.

https://pplware.sapo.pt/motores/vendas-da-tesla-na-europa-afundam-43-enquanto-veiculos-eletricos-sobem-31/comment-page-1/

Os accionistas da Tesla podem agradecer ao seu grande líder e à decisão brilhante de se tornar político!!!!!!
Então a saudação nazi foi a cereja em cima do bolo.
O cabeça laranja arranja uma solução, como a campanha de marketing para as câmaras a comprar 1 Tesla não funcionou, ainda devem obrigar o que resta das entidades públicas americanas a trocarem toda a frota automóvel por Teslas, a bem da transparência  :mrgreen:
 
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Re: Sector Automóvel
« Responder #232 em: Março 26, 2025, 03:35:31 pm »
As vendas de Automóveis novos na União Europeia caíram 3% nos dois primeiros meses do ano


 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #233 em: Abril 06, 2025, 10:44:44 am »
 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #234 em: Abril 07, 2025, 09:58:31 pm »
Com a Tesla a cair a pique, Elon Musk defende “tarifas zero” entre EUA e Europa

Numa altura de crescentes tensões comerciais e imposição de novas taxas aduaneiras pelos EUA, Elon Musk expressou uma visão contrária, defendendo a criação de uma zona de comércio livre entre os EUA e a Europa. Magnata quer "tarifas zero".



A proposta de Musk para o comércio transatlântico

O CEO da Tesla, X, e SpaceX, Elon Musk, manifestou publicamente o seu desejo por uma relação comercial sem barreiras entre a Europa e os EUA. Numa videoconferência com Matteo Salvini, líder do partido italiano de direita 'Lega', Musk defendeu o que designou como uma "situação de tarifa zero", contrastando aparentemente com as recentes políticas protecionistas da administração norte-americana.

    No final de contas, espero que se concorde que tanto a Europa como os Estados Unidos deveriam caminhar, idealmente, na minha opinião, para uma situação de tarifa zero, criando efetivamente uma zona de comércio livre entre a Europa e a América do Norte.

Afirmou o empresário.

Esta declaração surge num contexto de crescente protecionismo, nomeadamente após a administração norte-americana ter anunciado recentemente a aplicação de novas e significativas tarifas sobre bens importados - incluindo taxas de 10% sobre produtos do Reino Unido e 20% sobre os da União Europeia.

    BREAKING: Elon Musk hopes that the United States and Europe will have zero trade tariffs

    “I hope it is agreed that both Europe and The United States should move ideally in my view to a zero tariff situation, effectively creating a free trade zone between Europe and North… pic.twitter.com/GF4qBRC6ac

    — Tesla Owners Silicon Valley (@teslaownersSV) April 5, 2025

Impacto económico das novas barreiras comerciais

As medidas tarifárias anunciadas pelos EUA tiveram um impacto imediato e severo nos mercados financeiros internacionais. Estimativas indicam que cerca de 4,7 biliões de euros foram eliminados do valor das ações nos mercados bolsistas globais na sequência destas decisões.

O índice FTSE 100 da bolsa de Londres, por exemplo, encerrou a semana passada com uma queda acumulada superior a 7%, assinalando a pior performance semanal desde os momentos de pânico financeiro vividos durante a pandemia de COVID-19.

Vários setores foram particularmente afetados. Uma tarifa de 25% foi imposta sobre as exportações de automóveis do Reino Unido, bem como sobre produtos de aço e alumínio. Em resposta direta, a construtora britânica de automóveis de luxo Jaguar Land Rover confirmou no fim de semana ter feito uma "pausa" nas suas expedições de veículos para os EUA durante este mês.



Musk não poupa nas críticas

Paralelamente à sua posição sobre o comércio livre, Elon Musk não se coibiu de algumas críticas a figuras associadas às políticas comerciais da administração americana. Peter Navarro, um conselheiro comercial, foi um dos alvos. Após um utilizador, no X, salientar que Navarro possui um doutoramento em economia por Harvard, Musk respondeu de forma contundente:

    Um doutoramento em Economia por Harvard é uma coisa má, não uma coisa boa.

Noutra interação na mesma plataforma, Musk desvalorizou as qualificações de Navarro, utilizando a expressão "ain't built shit" para sugerir uma alegada falta de realizações práticas por parte do mesmo.

    A PhD in Econ from Harvard is a bad thing, not a good thing.

    Results in the ego/brains>>1 problem.

    — Elon Musk (@elonmusk) April 5, 2025

Entretanto, as próprias ações da Tesla, uma das principais empresas lideradas por Musk, têm enfrentado um período difícil.

Desde a tomada de posse do Presidente em janeiro, as ações da fabricante de elétricos registaram uma desvalorização de 44%, refletindo, possivelmente, a instabilidade geral dos mercados, preocupações sobre o impacto das tarifas no setor automóvel e outros desafios específicos da empresa.

https://pplware.sapo.pt/informacao/com-a-tesla-a-cair-a-pique-elon-musk-quer-tarifas-zero-entre-eua-e-europa/comment-page-1/

No meu entender já vai tarde para salvar a Tesla!!!!!
Mas até este extremista percebeu a idiotice das taxas alfandegárias!!!! E ele próprio esta e vai continuar a sentir na pele os efeitos de uma guerra comercial, porquê? Porque a Tesla não vende só para os EUA, vende para o mundo inteiro! E obviamente não é positivo para as empresas americanas declarar guerra contra o mundo inteiro!!!!!!!!

Em tão pouco tempo a extrema direita americana entra em guerra entre eles próprios, perante tamanha destruição de valor das empresas! Nem na pandemia ou na crise do subprime houve um descalabro tão grande das empresas!!!! Hoje foi mais um dia negro!!!!!!

A Tesla caíu mais de 6%, a Apple quase 7%, ........
 

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Re: Sector Automóvel
« Responder #235 em: Abril 11, 2025, 11:08:20 am »
Excelentes notícias! As vendas de carros elétricos da Volkswagen dispararam

O mercado de carros elétricos não tem mostrado estar numa posição favorável. A Tesla tem problemas internos e em muitos casos os utilizadores preferem outras propostas mais tradicionais. Ainda assim há boas notícias! A Volkswagen conseguiu aumentar as suas vendas de carros elétricos em 59%.



Vendas de elétricos da Volkswagen dispararam

O Grupo Volkswagen aumentou as suas entregas de veículos elétricos em 59% em comparação com o período homólogo, para 216.800 veículos no primeiro trimestre de 2025. Com este crescimento, o Grupo aumentou a quota de modelos elétricos no total de entregas de veículos de 6% para 10%.

A empresa entregou 157.800 veículos elétricos na Europa entre janeiro e março. Isto significa um aumento de 112,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos EUA, foram entregues 20.400 veículos elétricos, um aumento de 54,9%. As entregas na China caíram 36,8% para 25.900 unidades.

Considerando as vendas totais do Grupo, foram entregues 2,13 milhões de veículos em todo o mundo no primeiro trimestre do ano. 82.500 destas entregas foram modelos híbridos plug-in. Este número indica também um aumento de 15% em relação ao ano anterior.



Carros da marca dominam em vários mercados

O maior salto nas vendas de veículos elétricos por marca veio da Porsche. A marca, que opera no segmento de luxo, cresceu 326% ao aumentar as suas vendas de veículos elétricos de 4.300 no primeiro trimestre do ano passado para 18.400 este ano.

Foram entregues 151.400 unidades sob a marca Volkswagen, representando um aumento de 57,5%. De forma detalhada, a Skoda entregou 27.000 unidades (aumento de 39,6%), a Seat 18.600 unidades (aumento de 167,4%) e a Audi 46.400 unidades (aumento de 30%). Em termos de modelos, os Volkswagen ID. 4 e ID. 5 ficaram em primeiro lugar, com um total de 43.700 unidades.

Estes dados são importantes e mostram que a Volkswagen está a conseguir recuperar de um cenário que há alguns meses era complicado. Poderá também ser o primeiro sinal de recuperação da indústria automóvel, em especial no que toca aos elétricos. Aproveita o momento menos positivo da Tesla, mas consegue ganhar uma alavancagem importante nos mercados onde opera.

https://pplware.sapo.pt/motores/excelentes-noticias-as-vendas-de-carros-eletricos-da-volkswagen-dispararam/

Acredito que seja em parte devido ao efeito Tesla (queda a pique das vendas da Tesla) e pelo facto da VW ter tecnologia V2H (Vehicle-to-Home), ou seja, as baterias do carro podem ser utilizadas para alimentar uma casa, quando necessário!
 
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Re: Sector Automóvel
« Responder #236 em: Abril 11, 2025, 04:22:40 pm »
Europa pondera cancelar taxas alfandegárias aplicadas aos carros elétricos chineses

A situação comercial entre a China e os Estados Unidos, com as tarifas de Donald Trump, levou a União Europeia (UE) a tomar medidas. A UE quer agora rever os seus planos quanto às próprias taxas alfandegárias dos carros elétricos chineses. Os impostos poderiam ser dispensados ​​e substituídos por uma regra menos punitiva. A pergunta é se isso tornará os modelos chineses mais acessíveis.



Europa quer repensar as taxas no carros elétricos

As tarifas que Donald Trump impôs à China podem em breve ser aproveitadas por outros mercados, em especial pela Europa. Estas duas potências terão relançado negociações para rever os seus acordos comerciais. As taxas impostas pela Europa sobre os automóveis carros produzidos na China podem ser suspensas em favor de uma nova regra. Este concentrar-se-ia em "preços mínimos".

Em outubro de 2024, a UE aprovou novas taxas alfandegárias contra os fabricantes que produzem os seus modelos na China. Durante um período de cinco anos, as marcas viram o preço dos seus modelos importados aumentar drasticamente, enquanto a UE pretendia punir estes intervenientes do sector, ajudados pelo governo a parecerem mais competitivos do que os intervenientes europeus.

A Alemanha está entre os países mais interessados ​​em rever as condições de importação de veículos elétricos chineses para a Europa. A ideia da UE seria encontrar um compromisso para continuar a lutar contra a concorrência dos modelos chineses na Europa, obtendo ainda apoio por parte da China.



China acabaria por ser beneficiada face aos EUA

A solução prevista são os "preços mínimos", abaixo dos quais os carros elétricos chineses não poderiam ser comercializados. Os líderes europeus sabem que, com a situação americana, o seu peso nas discussões pode ser maior. A China terá de vender os seus produtos, e os investimentos nos Estados Unidos poderão ser redirecionados para a Europa.

É, por isso, necessário aproveitar a oportunidade, mesmo tendo em conta as dificuldades enfrentadas pelos fabricantes europeus. Importa garantir aqui algumas medidas que impeçam que o alívio dado aos fabricantes chineses não se transforme no fim da indústria na Europa.

Ainda dentro do tema das tarifas e do impacto na indústria automóvel, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni tomou uma posição interessante. Aproveitou a oportunidade para pedir a suspensão do Acordo Verde para a indústria automóvel. Este engloba a proibição de carros emissores de CO2 em 2035 e a meta de neutralidade carbónica até 2050.

https://pplware.sapo.pt/motores/europa-pondera-cancelar-taxas-alfandegarias-aplicadas-aos-carros-eletricos-chineses/

A acontecer, o alaranjado é que fica isolado!
Não deixa de ser irónico e demonstra bem as voltas que dá o mundo para fugir de um anormal que pensa que é mais inteligente que os outros todos!!!!!
 

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Lusitano89

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Re: Sector Automóvel
« Responder #237 em: Abril 15, 2025, 06:57:02 pm »
Ligier JS50 historic performances at NÜRBURGRING


 

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ricardonunes

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Re: Sector Automóvel
« Responder #238 em: Abril 18, 2025, 09:00:58 am »


vão a procura onde os custos de produção são mais baratos, e depois o Orban é que é maluco em manter relações e importação de energia da Rússia.

Potius mori quam foedari
 

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Viajante

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Re: Sector Automóvel
« Responder #239 em: Abril 19, 2025, 03:00:25 pm »
Tesla acusada de alterar conta-quilómetros dos carros elétricos para fugir às garantias

Os problemas da Tesla parecem não abrandar, ainda que a maioria esteja associada ao seu responsável máximo. Ainda assim, existem outras situações em que a empresa certamente não quereria estar envolvida. A mais recente vem colocar a Tesla em tribunal, com uma queixa de que altera os conta-quilómetros dos seus carros elétricos para fugir às garantias.



Tesla acusada de alterar conta-quilómetros

A Tesla enfrenta uma proposta de ação coletiva por alegações de que estaria a acelerar os conta-quilómetros para os seus veículos saírem da garantia mais rapidamente. De acordo com um relatório da Reuters, isto tornaria mais fácil para a empresa não ter de pagar por reparações.

Nyree Hinton,O autor do caso, alega que os odómetros da Tesla são concebidos para mudar conforme o consumo de energia, o comportamento do condutor e algoritmos preditivos misteriosos, e não com a quilometragem real percorrida. Disse que o odómetro do Modelo Y 2020 que comprou em dezembro de 2022 tinha 59.178 km no momento da compra.

Hinton alega que o conta-quilómetros subiu 115 km por dia, quando conduziu apenas cerca de 32 km. Fez comparações com os seus outros veículos e concluiu que o conta-quilómetros andava, no mínimo, 15 por cento mais depressa. Isto fez com que a sua garantia básica de 80.000 km expirasse antes do previsto, o que o obrigou a pagar uma conta de 10.000 dólares pela reparação da suspensão.

Serviria para fugir às garantias dos carros

A queixa é clara e relata que ao ligar os limites de garantia e os limites de quilometragem de aluguer a leituras inflacionadas do 'conta-quilómetros', a Tesla aumenta o valor da reparação. Isso também reduz as obrigações de garantia e obriga os consumidores a comprar garantias alargadas prematuramente.

    Tesla owners are seeing inflated odometer readings 20-30% higher than driving the same route with a different vehicle or compared to Google Maps trip distance.

    Hey @NHTSAgov you up? pic.twitter.com/Gb2LiBfZge

    — Mike Rundle (@flyosity) April 22, 2024

Hinton pede uma indemnização para si, mas também danos punitivos para todos os condutores de Tesla na Califórnia. Isto abrange mais de um milhão de veículos, de acordo com documentos judiciais. A Tesla negou todas as alegações no processo. Fóruns de veículos elétricos e subreddits relacionados, no entanto, estão repletos de queixas sobre o odómetro envolvendo a empresa.

Claro que esta não é a primeira vez que a Tesla é acusada de mentir sobre os dados de quilometragem. A fabricante automóvel enfrentou um litígio que a acusou de inflacionar os campos de condução de veículos. Foi também acusado de formar uma “Equipa de Desvio” secreta que cancelaria compromissos de serviços relacionados com o alcance.

https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-acusada-de-alterar-conta-quilometros-dos-carros-eletricos-para-fugir-as-garantias/comment-page-1/