Sector Automóvel

  • 240 Respostas
  • 55898 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4758
  • Recebeu: 2778 vez(es)
  • Enviou: 1557 vez(es)
  • +7905/-5492
Re: Sector Automóvel
« Responder #210 em: Dezembro 01, 2024, 09:18:30 pm »
Entretanto......

Carlos Tavares demite-se da Stellantis, confirma empresa

O CEO vai abandonar a fabricante automóvel com efeitos imediatos, anunciou a administração. A saída de Carlos Tavares foi antecipada devido a "visões diferentes" entre o gestor português e os acionistas e administradores. Empresa será liderada pelo atual "chairman".



O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, apresentou a sua demissão este domingo, tendo sido aceite com efeitos imediatos pela administração da empresa, de acordo com um comunicado.

A empresa refere que o processo para encontrar um substituto permanente para Carlos Tavares está em andamento e estará concluído no primeiro semestre de 2025.

Até lá, a empresa vai ser liderada por uma nova comissão executiva, presidida pelo atual "chairman" John Elkann.

No comunicado, a Stellantis confirmou também o "guidance" que apresentou no final de outubro, referente aos resultados de 2024.

A empresa confirma também que a saída de Tavares se deve a divergências entre Tavares, os principais acionistas e os administradores.

"O sucesso da Stellantis desde a sua criação foi assente num alinhamento perfeito entre os acionistas de referência, a administração e o CEO. Contudo, nas últimas semanas emergiram visões diferentes que resultaram em que a administração e o CEO chegassem à decisão de hoje", refere no comunicado o administrador independente sénior Henri de Castries.

Por sua vez, Elkann agradece a Tavares pelos "anos de serviço dedicado e o papel que desempenhou na criação da Stellantis, além das recuperações anteriores da PSA e Opel, colocando-nos no caminho de nos tornarmos num líder global na nossa indústria".

A notícia da demissão de Carlos Tavares foi avançada pela Bloomberg, referindo os fracos resultados da empresa, sobretudo nos EUA.

A 31 de outubro, a empresa anunciou uma queda homóloga de 27% nas vendas do terceiro trimestre do ano, para 33.000 milhões de euros.

Só na América do Norte, as vendas caíram -42% para 12.400 milhões de euros devido às promoções lançadas para reduzir os "stocks" de veículos.

Carlos Tavares, de origem portuguesa, já tinha a saída do cargo agendada para o início de 2026, quando terminava o atual mandato.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/carlos-tavares-de-saida-da-stellantis#loadComments
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4758
  • Recebeu: 2778 vez(es)
  • Enviou: 1557 vez(es)
  • +7905/-5492
Re: Sector Automóvel
« Responder #211 em: Dezembro 02, 2024, 04:49:25 pm »
KTM. Faliu o maior fabricante de motos europeu

O maior e mais reputado fabricante de motos europeu acumulou centenas de milhões de dívida e não consegue enfrentar as suas obrigações com os credores. Vai tentar uma saída, mas o futuro é sombrio.



A KTM é um fabricante de motos com uma série de trunfos para ter sucesso. A estética dos seus modelos funciona muito bem e parece alimentar uma cada vez maior legião de adeptos, para o que também contribui uma gama de veículos de duas rodas completa, que se estende desde o enduro a motos de estrada, passando pelas grandes trail de viagem e pelas populares naked bikes. A cereja no topo do bolo é o êxito na competição, com uma presença recheada de vitórias no todo-o-terreno e em pista. Mas nem tudo isto permitiu ao construtor austríaco evitar os problemas financeiros.



Depois de assumir a insolvência, a KTM solicitou uma reestruturação legal para recuperar a empresa, solução que espera estar em vigor dentro de 90 dias, sem avançar mais dados. O fabricante europeu é pertença da Pierer Mobility AG, com os restantes 49,9% a serem controlados pelos indianos do Bajaj Group que, entre muitos outros veículos, produzem riquexós, scooters e são o segundo maior fabricante local de motos.



A KTM admite ter necessidade financeiras não muito longe dos mil milhões de euros e reconhece que não espera reunir a tempo um financiamento que lhe permita ultrapassar o problema. Resta-lhe negociar com os credores e encontrar uma solução satisfatória para todas as partes.

O CEO da marca, Stefan Pierer, admitiu que os problemas financeiros (e os prejuízos) têm vindo a acumular-se há anos, mas a estagnada situação económica europeia, e sobretudo a alemã, não favoreceu a recuperação das vendas. Não obstante, Pierer afirma que a marca KTM é a sua vida e assegura que irá “lutar por ela”. Os fãs vão agradecer, mas os credores irão certamente exigir algo mais do que (apenas) voluntarismo e boa vontade…

https://observador.pt/2024/12/02/ktm-faliu-o-maior-fabricante-de-motos-europeu/

É só o maior construtor de motos da Europa........
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Sector Automóvel
« Responder #212 em: Dezembro 16, 2024, 02:27:16 pm »
https://expresso.pt/economia/industria/2024-12-16-carlos-tavares-empurrou-se-a-industria-automovel-europeia-para-o-que-os-chineses-sabem-fazer-melhor-descobriu-se-que-era-um-erro-0d28cb34

Carlos Tavares: "Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro"

Em entrevista exclusiva ao Expresso, o ex-presidente executivo da Stellantis considera que, em matéria de carros elétricos, a China está "bastantes anos" à frente da Europa. Agora, diz, "estamos num beco sem saída que foi criado exclusivamente pelos líderes políticos europeus"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante, PTWolf

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4758
  • Recebeu: 2778 vez(es)
  • Enviou: 1557 vez(es)
  • +7905/-5492
Re: Sector Automóvel
« Responder #213 em: Dezembro 16, 2024, 02:49:00 pm »
https://expresso.pt/economia/industria/2024-12-16-carlos-tavares-empurrou-se-a-industria-automovel-europeia-para-o-que-os-chineses-sabem-fazer-melhor-descobriu-se-que-era-um-erro-0d28cb34

Carlos Tavares: "Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro"

Em entrevista exclusiva ao Expresso, o ex-presidente executivo da Stellantis considera que, em matéria de carros elétricos, a China está "bastantes anos" à frente da Europa. Agora, diz, "estamos num beco sem saída que foi criado exclusivamente pelos líderes políticos europeus"

Escrevi aqui exactamente o mesmo, agora validado por um antigo CEO de um dos maiores construtores mundiais! Quisemos impor os carros eléctricos por decreto, sem estarmos preparados e em simultãneo quando temos problemas no abastecimento de energia!!!!
O resultado só pode ser brilhante!!!

Vamos lá descarbonizar!!!!
 

*

PTWolf

  • Especialista
  • ****
  • 1092
  • Recebeu: 515 vez(es)
  • Enviou: 2813 vez(es)
  • +1355/-292
Re: Sector Automóvel
« Responder #214 em: Dezembro 16, 2024, 03:43:17 pm »
https://expresso.pt/economia/industria/2024-12-16-carlos-tavares-empurrou-se-a-industria-automovel-europeia-para-o-que-os-chineses-sabem-fazer-melhor-descobriu-se-que-era-um-erro-0d28cb34

Carlos Tavares: "Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro"

Em entrevista exclusiva ao Expresso, o ex-presidente executivo da Stellantis considera que, em matéria de carros elétricos, a China está "bastantes anos" à frente da Europa. Agora, diz, "estamos num beco sem saída que foi criado exclusivamente pelos líderes políticos europeus"

A falta de visão estratégica dos lideres europeus
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Sector Automóvel
« Responder #215 em: Dezembro 17, 2024, 07:08:55 am »
Mais um agradecimento aos maluquinhos dos carros elétricos

Citar
Simoldes tem perdas de 100 milhões e admite despedimentos

Grupo de Oliveira de Azeméis, que fornece componentes para grandes grupos automóveis, prevê fechar o ano com quebra da faturação a rondar os 15%, escreve o jornal online Eco.



A empresa fornecedora de componentes para o Grupo VW (Volkswagen, Audi, Porsche, Seat, Škoda) e para a Stellantis (Citroën, Peugeot, DS Automobiles, Opel), entre outras grandes marcas automóveis, prevê fechar 2024 com uma quebra da faturação de 100 a 150 milhões de euros e admite já a possibilidade de avançar com despedimentos, escreve o jornal online Eco. A quebra é justificada pelo travão a que se assiste no setor automóvel.

O Eco cita Jorge Leitão, CEO da Simoldes, segundo o qual "neste momento ainda não se colocou em prática" nenhuma medida de despedimentos, mas "está a ser equacionada e estudada para a eventualidade de ser necessária".

A Simoldes emprega mais de 6.000 pessoas e tem trabalhadores apenas em part-time. Investimentos que estavam previstos, no México e na Turquia, para já vão "ficar na gaveta".


"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Sector Automóvel
« Responder #216 em: Dezembro 17, 2024, 07:11:01 am »
https://expresso.pt/economia/industria/2024-12-16-carlos-tavares-empurrou-se-a-industria-automovel-europeia-para-o-que-os-chineses-sabem-fazer-melhor-descobriu-se-que-era-um-erro-0d28cb34

Carlos Tavares: "Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro"

Em entrevista exclusiva ao Expresso, o ex-presidente executivo da Stellantis considera que, em matéria de carros elétricos, a China está "bastantes anos" à frente da Europa. Agora, diz, "estamos num beco sem saída que foi criado exclusivamente pelos líderes políticos europeus"

A falta de visão estratégica dos lideres europeus

Só demonstra o quanto essa gente vive numa bolha completamente fora da realidade

Eu trabalho no setor e já estava à espera de quando é que ia rebentar porque as marcas decidiram mergulhar de cabeça na "religião" dos EV

A entrada dos chineses só veio acelerar o descalabro
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1385
Re: Sector Automóvel
« Responder #217 em: Dezembro 17, 2024, 09:42:52 am »
Citação de: Viajante
Escrevi aqui exactamente o mesmo, agora validado por um antigo CEO de um dos maiores construtores mundiais! Quisemos impor os carros eléctricos por decreto, sem estarmos preparados e em simultãneo quando temos problemas no abastecimento de energia!!!!
O resultado só pode ser brilhante!!!

Vamos lá descarbonizar!!!!

Eu não creio que a questão tenha a ver com o descarbonizar ou não descarbonizar...

O problema, segundo a análise de que se está a falar aqui, resulta de os carros eletricos chineses serem melhores que os europeus...
(e nem vou comentar as opções disparatadas do homen da Stelantis, que de um momento para o outro quis aumentar a qualidade de alguma das marcas, sem criar nome, e aumentou os preços de forma absurda)

É um problema cultural, de origem anglo-saxonica, a bordo do qual entraram os alemães com a mania da superioridade nórdica.

Em Portugal, nunca entendemos bem esta forma de ver a China e eu cheguei a presenciar declarações de engenheiros portugueses, que vieram de universidades destes países, a afirmar que a Europa tinha sempre que manter a vanguarda tecnologica, para manter sempre a distância tecnologica relativamente à China.

Ora, tradicionalmente, quando olhamos para a História, os chineses tinham uma superioridade tecnológica na maioria dos setores.
Até ao final do século XVIII, a China era a nação mais rica do planeta.
Com a ascenção do Reino Unido, a China perdeu a Revolução Industrial e isso foi catastrófico, depois entrou num processo de decadência que resultou do esfacelamento da estrutura administrativa imperial.

Mas os chineses continuaram lá...
Hoje já não produzem cópias baratas, produzem o produto que os outros copiam. Isso vê-se agora nos carros eletricos, mas já se vê há alguns anos nos telemoveis e mesmo em ferramentas de topo de gama.

Já deveriamos ter percebido que Taiwan é basicamente uma China mais moderna, mas preferimos olhar para o umbigo.

De uma forma diferente, a relação da Europa com a China é como a relação com a Russia. Sabe-se que à frente está um abismo, mas continuamos a avançar...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4758
  • Recebeu: 2778 vez(es)
  • Enviou: 1557 vez(es)
  • +7905/-5492
Re: Sector Automóvel
« Responder #218 em: Dezembro 17, 2024, 11:39:53 am »
Citação de: Viajante
Escrevi aqui exactamente o mesmo, agora validado por um antigo CEO de um dos maiores construtores mundiais! Quisemos impor os carros eléctricos por decreto, sem estarmos preparados e em simultãneo quando temos problemas no abastecimento de energia!!!!
O resultado só pode ser brilhante!!!

Vamos lá descarbonizar!!!!

Eu não creio que a questão tenha a ver com o descarbonizar ou não descarbonizar...

O problema, segundo a análise de que se está a falar aqui, resulta de os carros eletricos chineses serem melhores que os europeus...
(e nem vou comentar as opções disparatadas do homen da Stelantis, que de um momento para o outro quis aumentar a qualidade de alguma das marcas, sem criar nome, e aumentou os preços de forma absurda)

É um problema cultural, de origem anglo-saxonica, a bordo do qual entraram os alemães com a mania da superioridade nórdica.

Em Portugal, nunca entendemos bem esta forma de ver a China e eu cheguei a presenciar declarações de engenheiros portugueses, que vieram de universidades destes países, a afirmar que a Europa tinha sempre que manter a vanguarda tecnologica, para manter sempre a distância tecnologica relativamente à China.

Ora, tradicionalmente, quando olhamos para a História, os chineses tinham uma superioridade tecnológica na maioria dos setores.
Até ao final do século XVIII, a China era a nação mais rica do planeta.
Com a ascenção do Reino Unido, a China perdeu a Revolução Industrial e isso foi catastrófico, depois entrou num processo de decadência que resultou do esfacelamento da estrutura administrativa imperial.

Mas os chineses continuaram lá...
Hoje já não produzem cópias baratas, produzem o produto que os outros copiam. Isso vê-se agora nos carros eletricos, mas já se vê há alguns anos nos telemoveis e mesmo em ferramentas de topo de gama.

Já deveriamos ter percebido que Taiwan é basicamente uma China mais moderna, mas preferimos olhar para o umbigo.

De uma forma diferente, a relação da Europa com a China é como a relação com a Russia. Sabe-se que à frente está um abismo, mas continuamos a avançar...

Tem tudo a ver com a descarbonização, a partir do momento em que decidimos desmantelar as centrais que produzem energia de forma fiável e mais barata (nucleares, a gás e a carvão) e passamos a contar só com energias renováveis e depois temos um aumento brutal no preço da energia. E não é que um dos maiores factores que pesam sobre a indústria é precisamente o preço da energia? Outro são os salários….. a Europa perde em ambos!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Sector Automóvel
« Responder #219 em: Dezembro 17, 2024, 04:09:44 pm »
https://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-fabrica-da-audi-belgica-encerramento/

A fábrica da Audi em Bruxelas, responsável pela produção do Audi Q8 e-tron, vai encerrar no dia 28 de fevereiro de 2025.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Sector Automóvel
« Responder #220 em: Dezembro 18, 2024, 07:10:15 pm »


Depois admiram-se
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25272
  • Recebeu: 3326 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1723/-1677
Re: Sector Automóvel
« Responder #221 em: Dezembro 19, 2024, 06:48:40 pm »
Quase metade dos automóveis novos da UE em 2023 eram híbridos e elétricos


 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Sector Automóvel
« Responder #222 em: Dezembro 23, 2024, 12:32:57 pm »
Um BYD à venda na Arménia por 18900 $

https://www.instagram.com/reel/DBq70wKs7QA/

Como é que querem competir com isto?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Sector Automóvel
« Responder #223 em: Dezembro 23, 2024, 05:27:14 pm »
Nissan e Honda anunciam fusão! Será o terceiro maior fabricante de automóveis do mundo
Rui Neto Rui Neto
12 minutos ago
A Nissan e a Honda iniciaram oficialmente conversações para juntar as suas empresas até ao verão de 2026, um acordo que criaria o terceiro maior fabricante de automóveis do mundo em termos de vendas.


https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/nissan-e-honda-anunciam-fusao-sera-o-terceiro-maior-fabricante-de-automoveis-do-mundo/amp/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas