Parlamento Europeu já votou: Proibida a venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2035
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/parlamento-europeu-vota-hoje-proposta-para-banir-ate-2035-carros-a-gasolina-e-diesel?ref=HP_PrimeirosDestaques
O Parlamento Europeu aprovou formalmente esta terça-feira uma lei para proibir efetivamente a venda de novos carros a gasolina e diesel na União Europeia a partir de 2035, com o objetivo de acelerar a mudança para veículos eléctricos e combater as alterações climáticas.
A lei também estabelece um corte de 55%, face a valores de 2021, nas emissões de CO2 para os automóveis vendidos a partir de 2030.
"Os custos operacionais de um veículo eléctrico já são inferiores aos custos operacionais de um veículo com motor de combustão interna", disse Jan Huitema, o negociador principal do parlamento à Reuters.
Os Estados-membros da União Europeia já aprovaram a legislação.
Se até lá os preços dos carros elétricos não descer, não sei não.
Esse nem é o maior problema. A Europa (UE e restantes países), têem mais de 400 milhões de automóveis. O Daniel já imaginou a energia necessária para alimentar uma frota dessas?
Pior, o que vai acabar é a venda de ligeiros a combustão, porque vai ver que não é possível substituír a frota de autocarros na totalidade, nem de camiões, aviões.....
Quer isto dizer, que por decreto, o povo pertencente à UE vai pagar toda a factura da electrificação, porque a restante economia não vai conseguir!!!!
E já agora coloco-lhe outro problema: Como a Europa tem a rússia a atacar a Ucrãnia, imagine que a Ucrãnia já tinha tudo electrificado, com a destruição de quase todas as fontes de produção de energia, como é que um país se mexia? E está a ver os MBT, artilharia, helicópteros.......
Acho um erro darmos este passo brusco sem termos ainda resolvido o problema da sustentabilidade energética da UE!!!!!!
Por fim, se toda a nossa economia fizer esta transição, quanto acha que vai custar? E quem paga?
É mais uma treta ambientalista, mas só para alguns, caso contrário, a TAP que está neste momento a substituír a sua frota de aviões (pagos a peso de ouro) não deveria estar a substituír a frota por aviões eléctricos?
