Já vi que tens dificuldades em perceber ! Em França o 1er ministro , sai do partido ou coalição que ganhou as eleições, como em Portugal !
Essas eleições vem de um voto popular direto !
A comissão não é eleita, é nomeada ! Não sai sai de um voto popular ! Percebes a diferença ? Se há este problema em França , é porque o soidomita , não respecta os resultados do voto popular ! Percebes agora a diferença !
A Presidente da Comissão Europeia é nomeada e depois votada SEMPRE por um Parlamento eleito pelos cidadãos, especificamente para exercer esse cargo.
O Primeiro-ministro francês é nomeado e não é votado para o exercício desse cargo. Por várias vezes o PM não pertence sequer ao partido mais votado e por várias vezes não é sequer eleito deputado.
E não, este não foi o único presidente que nomeou PM que não eram os líderes dos partidos mais votados, também o fizeram, Charles de Gaulle, François Mitterrand ou Jacques Chirac.
Isto porque o semi-presidencialismo à francesa é uma bosta porque desde o início começaram a desvirtuar aquilo que a constituição previa.
Eu sei que isso estraga um bocado a tua narrativa contorcionista, mas a realidade é uma coisa chata, por vezes.
Já vi que não vale a pena ! O sistema da França é presidencialista ! Todos o 1er ministros , da 5 Republica saíram depois de um voto popular ! Até agora o presidente escolhia quem ganhava as eleições ! Há um ano que isso não acontece ! Por isso a 5º parece a 4º Republica !
Ou és ignorante sobre a história política francesa ou um contorcionista da pior espécie.
Maurice Couve de Murville, Pierre Messmer, Raymond Barre, Dominique de Villepin.
E não, não é um sistema presidencialista porque o governo depende do Parlamento e pode ser derrubado por ele o que não acontece num sistema presidencialista.
Quanto à tua observação que os PM da França "saíram depois de um voto popular", a pergunta que se impõe é: então e os presidentes da Comissão Europeia saíram do alinhamento dos astros?
Eu explico-te a diferença entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros e Defesa franceses e o Alto Comissário Europeu.
Em França, o presidente democraticamente eleito (num sistema enviesado, ainda assim democrático), faz a leitura do resultado das eleições parlamentares e escolhe o PM que lhe der na real gana, depois os dois juntos escolhem os ministros que lhe apetecer. Em seguida, se o parlamento for da cor do presidente, tenta segurar o governo o mais que possa, se for de cor diferente, logo vê mais à frente se tem força ou coragem para deitar abaixo.
Na UE, o Conselho Europeu, composto por representantes dos governos democraticamente eleitos, faz a leitura das eleições parlamentares e escolhe um Presidente da Comissão, esse presidente é ouvido e eleito pelo Parlamento. Depois escolhe o seu colégio de comissários e todos são escrutinados e votados por esse parlamento, sendo que só tomam posse depois de eleitos.
Portanto a diferença entre os ministros franceses e o alto representante da UE é que embora ambos saiam do resultado de uma eleição parlamentar, os primeiros são escolhidos por alguém não eleito e não são eleitos, o segundo é escolhido por uma pessoa eleita por um parlamento e ele próprio tem que ser eleito por um parlamento.
Não é muito difícil perceber quem tem mais legitimidade.
Tu queres parecer muito esperto, mas papas a propaganda russa toda quem nem um patinho, de tal forma que nem te apercebes das baboseiras que dizes.