União Europeia

• 631 Respostas
  • 108593 Visualizações
*

yuwanko

• Perito
  • **
  • 465
  • Recebeu: 224 vez(es)
  • Enviou: 271 vez(es)
  • +82/-67
Re: União Europeia
« Responder #630 em: Novembro 11, 2025, 12:27:32 pm »
Em França , o presidente chama o representante do partido ( ou coalição ) que ganhou as eleições ! Ele pode escolher outro, mais o governo cai logo no primeiro vote de confiança ou de censura !

Os ministro são escolhido pelo o 1er ministro, mas podem ser vetados pelo o presidente ! Na pratica, o 1er ministro e os ministros , são membros do partido que ganhou as eleições ! Nada a ver com a loira que foi nomeada pelo o conselho, que não representa os povos ! Visto que cada país tem os mesmo peso, a Alemanha tem o mesmo voto que Malta !

Quem conhecia a loira antes de ser nomeada ( eu já conhecia essa escroque ) ?

Mais um spin...

O PM francês que pode ser alguém que ninguém conhece e não é votado por ninguém para o cargo.

A loira foi votada e aprovada por um parlamento eleito onde a Alemanha não tem o mesmo peso que Malta.

?????? Não percebes nada !!!!! :bang:

Em França as eleições são nominales ! Tu conheces para quem estas a votar !

Em França as eleições são nominais, sabes para quem votas, enquanto deputado. Não votas para nenhum primeiro-ministro muito menos para um ministro (até porque a conversa era sobre a Kaja Kalas, mas tu queres fugir disso como o diabo da cruz). Ainda assim, é bastante possível, tendo acontecido em muitos casos, que nenhum desses deputados se torne PM.
No Parlamento Europeu as eleições são nominais, votas para os deputados ao PE que queres que te representem. Sendo que esses deputados que te representam terão a incumbência de escrutinar e eleger o Presidente da Comissão e todos os Comissários, que só tomarão posse, em caso de terem uma maioria dos votos.

Eu sei que tu já percebeste e não vais dar o braço a torcer nem que já seja mais do que óbvio para toda a gente.
Mas parlamento é parlamento, chefe de governo é chefe de governo.
Alguns sistemas parlamentares, como o nosso ou o francês, têm alguns vícios e práticas que não são sequer constitucionais nem têm que se verificar de facto. Quando votas para o parlamento estás a votar para deputados, apesar de haver uns cartazes com uns que querem ser PM e por vezes isso acontecer, nas constituições portuguesa e francesa não está prevista nenhuma eleição para PM, isso simplesmente não existe porque é uma prerrogativa do Presidente.

No sistema da UE segue-se mais à risca e sem desvirtuar a letra dos tratados. Não se vota nenhum presidente da Comissão porque são prerrogativas do Conselho e a legitimação do Parlamento, para o qual os cidadãos votam.

Claro como água.
Deves ser estupido ! Quando os portugueses votaram nas ultimas legislativas , já sabiam que o 1er ministro seria o Montenegro, o Ventura ou o Carneiro , dependente de quem ganhasse ! Em França , é a mesma coisa, só que tu sabes para quem votas !

Só porque tu queres.

O que é que impedia Marcelo de dizer: não há uma maioria estável, não há possibilidade de acordo entre AD+PS ou AD+Chega, por isso vou nomear um primeiro-ministro de minha iniciativa?

Eu acho que mais estúpido é aquele que nem sabe no que é que está a votar. Quen vota em deputados e acha que está a votar num primeiro-ministro, explica muita coisa.

E em França foi nomeado PM o cabeça de Lista do partido mais votado? Lol

*

MMaria

• Investigador
  • 1398
  • Recebeu: 207 vez(es)
  • Enviou: 336 vez(es)
  • +43/-2448
Re: União Europeia
« Responder #631 em: Hoje às 06:18:28 pm »
El caos interminable de Bélgica: drones rusos a diario en el país, un Gobierno ultranacionalista al borde del colapso y 2.000 euros a los jóvenes por hacer la mili

Y a todo esto se entremezcla con los habituales enfrentamientos de bandas de narcotráfico en el corazón de Bruselas, la deuda pública, la precariedad juvenil y los miles de funcionarios europeos

https://www.elmundo.es/internacional/2025/11/12/69136ba3fdddffae258b4579.html

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: yuwanko