
A verdade é que é graças a liberalização que hj existe os postos com diferentes preços.
Um dos problemas depois é a matéria prima, produção e carga fiscal, a carga fiscal tem vindo sempre a aumentar (e não é só em impostos diretos, mas tb nos indiretos que leva ao aumento do custo de produção.), a produção apesar de estar liberalizada até a pouco tempo tínhamos apenas uma entidade a produzir e armazenar em Portugal, na pratica não havia concorrência (tanto quanto sei a Cepsa e a Repsol estão ou já tem grande capacidade de armazenamento e até já estão a importar combustíveis refinados para depois vender em PT, mas a importação e armazenamento vai limitar muito as margens de lucro e como tal a capacidade de concorrência)
E não só!
Que este governo é totalmente incompetente a tratar assuntos vitais para o país como as questões energéticas, isso salta à vista! Mas esta cegueira estende-se à Europa e a quase todas as forças políticas.
Relativamente aos combustíveis fósseis, para além do estado ficar com quase 2/3 do valor pago numa bomba de combustível (e num país onde temos um corporativismo à caça do subsídio ou das compras públicas), temos um pormenor que está a aumentar a olhos vistos que são os aditivos que são obrigatórios e com preços cada vez mais elevados e inclusivé a inclusão de depósitos extra para Ad Blue (norma Euro6) em todos os carros diesel actuais! E estas extravagâncias pagam-se!
A cegueira alarga-se a toda a Europa, porque esta quer tornar-se no farol ecológico da humanidade!!!!!!
Mas sem ter grandes alternativas!
Querem acabar com os veículos a combustão e até colocam datas....... e eu pergunto, e que alternativas temos nós? 1 Tesla para cada tuga a pagar em 20 anos?
A quem afirma que temos de usar mais os transportes públicos..... e fora da grande Lisboa e do grande Porto, onde é que há transportes públicos? Nunca os vi e moro no centro de um concelho!!!!!! A única coisa parecida com transportes públicos que eu vejo são os autocarros que transportam os alunos das aldeias para a sede do concelho e logo de manhã pelas 7h e o regresso ao fim do dia!
Mas deixo algumas perguntas aos iluminados, como é que transportam pessoas?
Como é que transportam mercadorias?
Seja de que forma forma, por via terrestre, marítima ou aérea. Já encontraram alternativas aos motores de combustão para camiões, autocarros, navios e aviões?
Ou só as viaturas ligeiras é que poluem?
As madres Gretas andam a fazer muito mal aos países europeus!
Faltam pessoas sensatas e que saibam do que falam sem serem fundamentalistas!
E já nem vale a pena perder grande tempo com os saloios do governo que ora falam do aquecimento global e da subida imparável dos oceanos..... e depois vão fazer um apeadeiro de nome novo Aeroporto do Montijo....... precisamente ao nível do mar!!!!!
Gosto do contorcionismo destes visionários!!!!!!
Para variar a Europa não tem uma estratégia comum, mas sempre foi assim e sempre será assim enquanto isto não se tornar numa federação com orgulho próprio (algo difícil de acontecer).
A energia é um problema antigo na Europa, e a estupidez de muitos Governos veio agravar este problema.
Basicamente, existe um grande mercado Europeu de Eletricidade que permite aumentar a eficácia das nossas redes, contudo a estupidez nos nossos políticos torna este mercado vulnerável.
Portugal, estamos a algum tempo a "investir" nas renováveis, o problema é que as renováveis não são fiáveis, um dia produzem muito no outro produzem pouco, contudo até aqui havia alternativas, tínhamos centrais a Gás e a Carvão para compensar a baixa produtividade das renováveis e quando era preciso ainda importávamos eletricidade do tal mercado Europeu.
O problema é que as alternativas custam dinheiro e algumas são poluentes, aliado a necessidade de reduzirmos a emissões os nossos chalupas desataram a fechar centrais de produção a Carvão, isto sem encontrar alternativas, ou fiando-se no mercado Europeu ou nas centrais a Gás.
Ora isto aconteceu de forma generalizada um pouco por todo mundo, o que criou uma enorme pressão nas reservas e preço do Gás natural, a Europa que tem um problema crónico no abastecimento de Gás está a sentir as consequências, nós como nos fiamos no Mercado Europeu de Eletricidade estamos também a sofre as consequências.
Algumas Notas:
- Quando houve o corte de electricidade na Europa por causa da avioneta, Portugal e Espanha durante uma semana estiveram a ser suportados principalmente pelas centrais nucleares de Espanha, que estavam a trabalhar a cerca de 97% da capacidade, isto pk as renováveis não estavam a ter rendimento e a única central a carvão de retaguarda em Portugal não era suficiente.
- para o próximo ano o governo vai deixar de pagar a compensação para a central a carvão do Pego e com isso deixamos de ter mais uma rede de segurança em caso de necessidade.
- Existia um mecanismo que permitia de forma "automática" desligar cerca de 693 MW de eletricidade ás principais empresas consumidoras (mecanismo esse usado durante o apagão europeu), onde o estado pagava uma compensação anual a estas empresas, em Outubro esse mecanismo acabou.
Resumido acho que é necessário haver uma transição, mas é preciso ser-se sério, não andar a brincar, há países onde essa transição está a acontecer e está a acontecer de forma séria e bem estudada (Na Noruega os carros electricos novos não tem impostos quase nenhum o que ficam ao mesmo preço ou até mais baratos), em Portugal é a bandalheira do costume. Cobra-se imposto altíssimos nos combustíveis com a desculpa do ambiente, contudo esses imposto não são depois usados de forma inteligente para a transição energética.