Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 8185 Respostas
  • 2172221 Visualizações
*

PTWolf

• Investigador
  • 1534
  • Recebeu: 795 vez(es)
  • Enviou: 3970 vez(es)
  • +1457/-404
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #8175 em: Fevereiro 03, 2026, 10:10:58 pm »

Também me cheira que a questão das 6 fragatas passa por aqui... Acabem rapidamente o MLU das VdG, vendam-nas, depois vendam as BD e comprem estas 3 A200 à Marinha alemã.
Ou vendam também os NPO 1s e 2S e comprem mais 3 FREMM EVO

Não faria mais sentido mais 3 FREMM ou 3 fragatas com capacidade AAW?

*

P44

• Investigador
  • 22632
  • Recebeu: 8132 vez(es)
  • Enviou: 9251 vez(es)
  • +8215/-14339
« Responder #8176 em: Fevereiro 04, 2026, 12:31:18 pm »
Ontem houve reunião no parlamento onde descreveram o SAFE, mas foi à porta fechada
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Subsea7

• Investigador
  • 2569
  • Recebeu: 3658 vez(es)
  • Enviou: 3789 vez(es)
  • +5709/-3717
« Responder #8177 em: Fevereiro 04, 2026, 11:52:59 pm »
Não vejo problema de virem as 3 FREEM e 3 ou 4 MEKO A200, ou mesmo as EPC...
3,5 % do PIB permite isso...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

P44

• Investigador
  • 22632
  • +8215/-14339
« Responder #8178 em: Fevereiro 05, 2026, 11:04:44 am »
Eu já ficava contente com o anúncio oficial da aquisição das FREMM, quanto mais sonhar com fragatas das calendas gregas  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, LightningBolt

*

JohnM

• Investigador
  • 2043
  • Recebeu: 1543 vez(es)
  • Enviou: 638 vez(es)
  • +412/-136
« Responder #8179 em: Fevereiro 05, 2026, 09:52:15 pm »
Eu até diria mais, não deveria ser difícil 6 EPC FCM ou 4 EPC FCM + 2 FREMM ASW usadas para acabar de substituir as atuais fragatas e os dois primeiros NPO… o meu problema é mais com o adicionar de uma linha logística completamente diferente (equipamentos, armamento, CMS, etc.) ao comprar MEKO A200.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

dc

• Investigador
  • 10713
  • Recebeu: 5505 vez(es)
  • Enviou: 887 vez(es)
  • +5387/-1465
« Responder #8180 em: Hoje às 03:51:22 pm »
https://www.seaforces.org/marint/Portuguese-Navy/Frigate/Vasco-da-Gama-MEKO200PN-class.htm

Modernization:
In 2019, the new Military Programming Law was approved by the Portuguese Assembly of the Republic, which provided an amount of 125 million euros for the modernization of the three frigates of the Vasco da Gama class. In November 2022, the order authorizing the Ministry of National Defence to proceed with the modernization, was signed, in order to be able to use the ships in scenarios of high intensity combat. Among the improvements to be made to the frigates is the incorporation of RIM-162 ESSM Block-2 missiles to replace the RIM-7 Sea Sparrow.

https://en.wikipedia.org/wiki/Vasco_da_Gama-class_frigate

Podem é estar apenas a assumir que tal acontecerá porque o novo CMS permite esta integração?

Pois, oficialmente não estava incluída a inclusão dos ESSM. Supostamente, seria necessário modernizar os Mk-29.

Depois o valor orçamentado em 2019 pode não ter aumentado, enquanto isso os custos de material aumentou consideravelmente depois disso, entre Covid e depois a Guerra na Ucrânia.

*

dc

• Investigador
  • 10713
  • +5387/-1465
« Responder #8181 em: Hoje às 04:02:17 pm »
Eu até diria mais, não deveria ser difícil 6 EPC FCM ou 4 EPC FCM + 2 FREMM ASW usadas para acabar de substituir as atuais fragatas e os dois primeiros NPO… o meu problema é mais com o adicionar de uma linha logística completamente diferente (equipamentos, armamento, CMS, etc.) ao comprar MEKO A200.

O problema de adicionar uma linha logística, também se aplicava ao suposto interesse em 2 frotas de caças completamente diferentes. Mas quem levantasse estas questões é que era burro.  ::)

Mas eu concordo que pode ser problema criar outra linha logística com fragatas completamente diferentes. Agora era bom perceber primeiro qual o motivo de se considerar as A200 como opção, em vez de mais FREMM ou EPC ou PPAs ou outra coisa qualquer da Fincantieri.

*

dc

• Investigador
  • 10713
  • +5387/-1465
« Responder #8182 em: Hoje às 04:14:15 pm »

Também me cheira que a questão das 6 fragatas passa por aqui... Acabem rapidamente o MLU das VdG, vendam-nas, depois vendam as BD e comprem estas 3 A200 à Marinha alemã.
Ou vendam também os NPO 1s e 2S e comprem mais 3 FREMM EVO

Não faria mais sentido mais 3 FREMM ou 3 fragatas com capacidade AAW?

Fazer sentido fazia. Se o problema for dinheiro, é que pode levar à escolha de outro tipo de navio.

Também existem factores como o envolvimento ou não da indústria nacional, se a intenção é também substituir 2 ou 4 primeiros NPO pela mesma classe.

Nem sequer se sabe qual a organização da MGP após receber as 3 FREMM e as VdG modernizadas. Se as EVO vão susbtituir as VdG directamente, mantendo a Marinha 5 fragatas (3 EVO e 2 BD), ou se vai operar tudo junto, ficando com 3 EVO, 3 VdG e 2 BD.

Há uma grande diferença entre substituir apenas as 2 BD em 2035, ou substituir 3 VdG e 2 BD.

*

JohnM

• Investigador
  • 2043
  • Recebeu: 1543 vez(es)
  • Enviou: 638 vez(es)
  • +412/-136
« Responder #8183 em: Hoje às 04:16:57 pm »

O problema de adicionar uma linha logística, também se aplicava ao suposto interesse em 2 frotas de caças completamente diferentes. Mas quem levantasse estas questões é que era burro.  ::)

Mas eu concordo que pode ser problema criar outra linha logística com fragatas completamente diferentes. Agora era bom perceber primeiro qual o motivo de se considerar as A200 como opção, em vez de mais FREMM ou EPC ou PPAs ou outra coisa qualquer da Fincantieri.
É OT e não quero começar essa discussão aqui, mas como referiste isso, sinto-me obrigado a dizer que posso estar enganado, mas acho que nunca ninguém aqui defendeu duas frotas de caça como solução preferencial (a não ser numa fase transitória, como é óbvio)… só se falou nisso porque o SubSea7 a certa altura disse que essa hipótese estava a ser discutida na FAP depois desta ter percebido que no atual contexto político é quase impossível o governo aprovar a compra de uma frota única de F-35… então aí sim, começou a discussão aqui… mas voltemos ao assunto em questão...

*

P44

• Investigador
  • 22632
  • +8215/-14339
« Responder #8184 em: Hoje às 04:45:51 pm »
Mais uma foto da mártir da gama  ::)

Do Facebook do AA

*

dc

• Investigador
  • 10713
  • +5387/-1465
« Responder #8185 em: Hoje às 05:14:22 pm »
É OT e não quero começar essa discussão aqui, mas como referiste isso, sinto-me obrigado a dizer que posso estar enganado, mas acho que nunca ninguém aqui defendeu duas frotas de caça como solução preferencial (a não ser numa fase transitória, como é óbvio)… só se falou nisso porque o SubSea7 a certa altura disse que essa hipótese estava a ser discutida na FAP depois desta ter percebido que no atual contexto político é quase impossível o governo aprovar a compra de uma frota única de F-35… então aí sim, começou a discussão aqui… mas voltemos ao assunto em questão...

Tecnicamente não é OT, porque todos estes temas acabam por estar ligados (financeiramente) entre si.

Essa opção tinha consequências financeiras graves, e também operacionais, e me deixou-me a impressão que foi uma solução improvisada em cima do joelho, meio que um acto de desespero, de garantir a compra de F-35 nem que para isso se "engolisse o sapo" dos Eurocanard.

A questão das fragatas, estou curioso para ver de onde vem o interesse. Foi da conversa do MDN com a embaixadora alemã? Foi uma proposta que ficou em stand-by aquando da início do processo da escolha das fragata via SAFE, que não cumpria os requisitos todos do SAFE, mas que oferecia um pacote muito interessante que interessou à MGP, e com a encomenda alemã passa a ser elegível para um hipotético SAFE 2.0?

Ou será a MGP à procura fora do SAFE de uma opção "governo a governo" que permita ter uma segunda classe de fragatas a bom preço, pagas pela LPM?