Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 7752 Respostas
  • 1929511 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11693
  • Recebeu: 2695 vez(es)
  • Enviou: 4080 vez(es)
  • +1012/-1164
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7740 em: Hoje às 08:48:52 am »
Os NH90 Navais também deram problemas?

P.S. Segundo o Drecas, a Holanda assinou contrato para mais 3...

Ok, só se realmente a versão naval não tiver tido problemas como os TTH.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11693
  • Recebeu: 2695 vez(es)
  • Enviou: 4080 vez(es)
  • +1012/-1164
« Responder #7741 em: Hoje às 08:49:57 am »
A info que tenho é que a Marinha quer SH-60, mas poderá vir o NH-90 Sea Lion...AW-101, acho difícil... mas !

SH-60 da Arista?
Se sim, eles inserem equipamento anti-submarino?

A Arista é passado.
Agora é tudo com a Ace Aeronautics.
« Última modificação: Hoje às 08:50:41 am por Lightning »

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7472
  • Recebeu: 8668 vez(es)
  • Enviou: 5852 vez(es)
  • +10232/-2955
« Responder #7742 em: Hoje às 11:29:02 am »
Os NH90/SH90 Caiman/Sea Lion aparentam ter de facto um historial um pouco menos problemático que a versão TTH. Ainda assim, considero uma escolha bastante arriscada para um país como o nosso, ainda para mais se supostamente se pretendem apenas adquirir 3 unidades. Sem falar no contrassenso de voltarmos a um modelo de helicóptero cujo programa abandonámos em definitivo na década passada. Para isso - e caso a opção Seahawk esteja mais dificultada por esta ou aquela razão - mais vale comprar uns poucos Wildcat à Royal Navy, que têm o bónus de poder ser embarcados também nas Bartolomeu Dias.

Relativamente às futuras fragatas, não percebo o que se está a passar por estes dias, e porque alguns estão a querer ressuscitar novamente a FDI. O @Defence360 até publicou imagens com especificações das fragatas francesas "caso a Marinha decida mudar de cavalo", e se isso vier a acontecer até Fevereiro será no mínimo ridículo. As FREMM-EVO foram anunciadas dentro e fora de portas aos 4 ventos, e apesar de no Governo o silêncio continuar a imperar, voltar atrás e para os braços do Naval Group seria um valente pontapé na credibilidade de Portugal.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Cabeça de Martelo, Lightning

*

Lampuka

• Investigador
  • 1761
  • Recebeu: 762 vez(es)
  • Enviou: 774 vez(es)
  • +440/-2063
« Responder #7743 em: Hoje às 12:14:26 pm »
Charlie, da minha parte não estou a querer ressuscitar nada.
Apenas publiquei uma infografia que encontrei idêntica à que tinha publicado anteriormente da FREMM EVO.
Aliás,  ainda antes do Defence360.
Quanto às restantes recentes referências à FDI, é  porque realmente a NAVAL ainda não considera fechado o negócio.
Além disso, as FDI continuam em cima da mesa como futuras fragatas completamentares às EVO.
São fragatas, não corvetas, muito  capazes, e com menores dimensões e guarnições do que as EVO.
Futuramente, nunca se sabe,  vocacionadas para AAW fariam uma boa parelha com as EVO.
Os próprios franceses consideram-nas assim,  um meio flexível para complementar outros meios de maiores capacidades.
Curiosamente, em 9 de Novembro eu dizia isto...
Da mesma forma, o SAFE não permite a compra de equipamentos usados.
Começa a ficar curto o leque de escolhas.
3 FREMM EVO e 3 FDI.

A FINCANTIERI entra na LISNAVE e a NAVAL no Alfeite...

Digam lá que não ficavam contentes?
E a partir daí sempre defendi as FREMM EVO como a melhor escolha, mesmo contra outras opiniões.

Abraço e venham de lá essas EVO.
João Pereira

*

saabGripen

• Investigador
  • 2131
  • Recebeu: 343 vez(es)
  • Enviou: 116 vez(es)
  • +1206/-2084
« Responder #7744 em: Hoje às 12:26:13 pm »

I am interested in knowing what exactly Portugal was obliged to communicate to the EU until 30 November. Was it a list of the possible Frigate suppliers? Was it a limit value of the spending, reached after negotiations with various frigate suppliers? What information and what guarantees had to be given by Portugal by 30 November?

Copilot said:

Copilot
By 30 November 2025, under SAFE Portugal was legally required to submit a complete National Defence Investment Plan to the European Commission, accompanied by supportive documentation and guarantees. This plan had to include several specific elements:

📝 1. Detailed Investment Plan
A comprehensive list of projects intended to be funded under SAFE—covering land, maritime, air, space, cyber, and ammunition systems.portugal+1
For each project, specifications had to show alignment with NATO commitments and national strategic priorities.portugal

🏭 2. Portuguese Defence Industrial Base Integration
Explanation of how Portuguese industry would be integrated into the value chains—highlighting national supplier participation or leadership.portugal+1
Clear commitments on procuring platforms from existing European suppliers or joint procurements, with emphasis on EU/EEA/Ukraine industrial content (minimum 65% EU-based).europa+1

💶 3. Financial Envelope & Cost Estimates
The total indicative budget for each project or group of capabilities, aiming to align with the ~€5.8 billion total Portugal eventually submitted.dn+1
Estimates had to reflect anticipated SAFE loan amounts versus expected co-financing or national contributions.portugal+1

🛡️ 4. Guarantees of Eligibility & Compliance
Confirmation that all equipment was “available off‑the‑shelf”, i.e., existing platforms rather than prototypes.dn+1
Affirmation that all contracts would meet the 65% EU/EEA/Ukraine content rule, guaranteeing industrial compliance.portugal+1
Signing of a Council Resolution at national level authorizing the SAFE plan before submission.dn

📄 5. Letters/Declarations
Formal letters of political and budgetary commitment: confirming Portugal's readiness to finalize contracts, secure co-financing and adopt the required industrial participation criteria.
Extracts from Council, opposition, or government approvals indicating consensus and political backing.portugal+1

Portugal did not need to list specific frigate suppliers it was negotiating with, nor provide final prices from those negotiations. What mattered was having a clear pipeline of investment projects, financial scope, industrial strategy, and guarantees of SAFE compliance submitted in full by that deadline.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

P44

• Investigador
  • 22268
  • Recebeu: 7912 vez(es)
  • Enviou: 8973 vez(es)
  • +8182/-13995
« Responder #7745 em: Hoje às 02:00:13 pm »
Se já entregou, está entregue . Finito.

Por muito que os lobbistas do NG esperneiem, ESPERO EU!

Agora a resposta virá em fevereiro

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

PTWolf

• Investigador
  • 1397
  • Recebeu: 706 vez(es)
  • Enviou: 3783 vez(es)
  • +1428/-337
« Responder #7746 em: Hoje às 02:01:10 pm »
A info que tenho é que a Marinha quer SH-60, mas poderá vir o NH-90 Sea Lion...AW-101, acho difícil... mas !

Do ponto de vista da logística é o que faria mais sentido.
Do ponto de vista da estética o NH-90 é o meu favorito  c56x1

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

P44

• Investigador
  • 22268
  • Recebeu: 7912 vez(es)
  • Enviou: 8973 vez(es)
  • +8182/-13995
« Responder #7747 em: Hoje às 02:03:59 pm »

Sub,
Alguma novidade em relação ao plano de modernização das Meko? Sempre vai para a frente, após esta escolha de novas fragatas?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Lampuka

• Investigador
  • 1761
  • +440/-2063
« Responder #7748 em: Hoje às 02:06:58 pm »

Do ponto de vista da logística é o que faria mais sentido.
Do ponto de vista da estética o NH-90 é o meu favorito  c56x1

E o NH ser o helicóptero utilizado pela Marinha italiana nestas e nas anteriores FREMM e a integração da LEONARDO no projecto não será também um ponto importante,  ou até uma mais valia?
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Bubas

*

saabGripen

• Investigador
  • 2131
  • Recebeu: 343 vez(es)
  • Enviou: 116 vez(es)
  • +1206/-2084
« Responder #7749 em: Hoje às 02:19:26 pm »
Se já entregou, está entregue . Finito.

Por muito que os lobbistas do NG esperneiem, ESPERO EU!

Agora a resposta virá em fevereiro

Precisas de ajuda com o teu vocabulário.

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7472
  • Recebeu: 8668 vez(es)
  • Enviou: 5852 vez(es)
  • +10232/-2955
« Responder #7750 em: Hoje às 02:26:03 pm »
Charlie, da minha parte não estou a querer ressuscitar nada.
Apenas publiquei uma infografia que encontrei idêntica à que tinha publicado anteriormente da FREMM EVO.
Aliás,  ainda antes do Defence360.
Quanto às restantes recentes referências à FDI, é  porque realmente a NAVAL ainda não considera fechado o negócio.
Além disso, as FDI continuam em cima da mesa como futuras fragatas completamentares às EVO.
São fragatas, não corvetas, muito  capazes, e com menores dimensões e guarnições do que as EVO.
Futuramente, nunca se sabe,  vocacionadas para AAW fariam uma boa parelha com as EVO.
Os próprios franceses consideram-nas assim,  um meio flexível para complementar outros meios de maiores capacidades.

Eu sei João, é claro que não me estava a referir a ti. Tu apenas te limitaste a reproduzir aquilo que o VB deixou na sua conta do Twitter. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

Bubas

• Analista
  • 602
  • Recebeu: 180 vez(es)
  • Enviou: 628 vez(es)
  • +204/-91
« Responder #7751 em: Hoje às 04:31:48 pm »
Também acharia estranho, como já disse creio que está fechado e só uma rejeição por parte do comitê de avaliação do SAFE e da não adaptação da Fincantieri a essa rejeição, levaria à mudança da ideia. No entanto todos os "anúncios" dentro e fora de portas se parecem basear nas palavras de um jornalista da CNN portuguesa.

Os NH90/SH90 Caiman/Sea Lion aparentam ter de facto um historial um pouco menos problemático que a versão TTH. Ainda assim, considero uma escolha bastante arriscada para um país como o nosso, ainda para mais se supostamente se pretendem apenas adquirir 3 unidades. Sem falar no contrassenso de voltarmos a um modelo de helicóptero cujo programa abandonámos em definitivo na década passada. Para isso - e caso a opção Seahawk esteja mais dificultada por esta ou aquela razão - mais vale comprar uns poucos Wildcat à Royal Navy, que têm o bónus de poder ser embarcados também nas Bartolomeu Dias.

Relativamente às futuras fragatas, não percebo o que se está a passar por estes dias, e porque alguns estão a querer ressuscitar novamente a FDI. O @Defence360 até publicou imagens com especificações das fragatas francesas "caso a Marinha decida mudar de cavalo", e se isso vier a acontecer até Fevereiro será no mínimo ridículo. As FREMM-EVO foram anunciadas dentro e fora de portas aos 4 ventos, e apesar de no Governo o silêncio continuar a imperar, voltar atrás e para os braços do Naval Group seria um valente pontapé na credibilidade de Portugal.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1761
  • +440/-2063
« Responder #7752 em: Hoje às 04:41:53 pm »
Tu apenas te limitaste a reproduzir aquilo que o VB deixou na sua conta do Twitter. ;)

Por acaso, no caso do boneco, foi ao contrário.
Partilhei aqui a imagem bastante antes dele.

Mas é uma das fontes que sigo, se bem que às vezes deriva demais para o meu gosto... e nem sempre acerta. 😉
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44, Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, Bubas