Sigma 11515 HN – Damen
A versão padrão proposta oferece um navio de 4.440 toneladas, equipado com propulsão CODLOG (Combinado Diesel-Elétrico ou Gás), permitindo atingir até 30 nós e ainda ser capaz de conduzir operações ASW com os motores elétricos mais silenciosos.
A Sigma 11515 HN está equipada para enfrentar uma ampla gama de ameaças e, como tal, é equipada com uma série de sensores e armamentos avançados para detectar e destruir alvos em potencial com eficácia, garantindo a proteção do navio.
Como tal, esta fragata é capaz de proteger a si mesma e a outros ativos com seu abrangente equipamento de defesa superfície-ar. Proposto com 16 células no lançador Mk 41 VLS, ele será
capaz de acomodar até 32 ESSMs SAMs ou uma combinação de ESSMs e SM-2s para defesa de longo alcance. Com um CIWS Mk 49 com 21 mísseis RAM superfície-ar adicionais, este navio pode se defender tanto de ameaças de longo alcance quanto de ataques de saturação.
Além disso, a Sigma 11515 HN está bem equipada para missões ASW. Na verdade, é equipado com sensores avançados, sonar Kingklip Mk.2 montado no casco e sonar CAPTAS de profundidade variável (VDS), ambos da Thales, bem como com um par de tubos de torpedo triplo.
Para alvos de superfície, a Sigma 11515 HN é equipada com a configuração clássica de oito SSMs, aqui AGM-84 Harpoons. Também não falta artilharia naval, com um canhão principal SR de 76mn / 62cal da Leonardo e três estações remotas de armas Narwhal (RWS) de 20mn da Nexter.
A proteção do navio está assegurada tanto pelos numerosos lançadores de chamarizes, num total de 36, para defesa de quaisquer ameaças, como pelo seu extenso equipamento de guerra eletrônica. É composto de medidas de suporte eletrônico, sistema de suporte de comunicação, bloqueadores, recursos de interceptação de comunicação e receptores de alerta a laser.
Embora esta configuração padrão seja oferecida a um preço muito competitivo de aproximadamente 550 milhões de euros por unidade, a Damen oferece diferentes opções para aumentar as capacidades do navio.Por exemplo, o canhão principal pode receber a atualização STRALES, que traz recursos aprimorados na guerra antiaérea (inclusive contra mísseis que se aproximam). O RWS pode ser substituído por 30mn, o número de células VLS pode ser dobrado para 32 e o radar NS110 pode ser trocado pelo mais poderoso NS200 ou Sea Master 400 também da Thales.
A opção mais notável é a versão que visa aumentar as missões AAW é oferecida por 600 milhões de euros com o equipamento padrão mais STRALES e o radar NS200.Como qualquer outro navio proposto aqui, este não é um navio perfeito. No entanto, embora possa ser criticado em alguns aspectos, a maioria dos ataques contra a fragata da Damen têm impulsionado a ideia de um projeto de papel, não maduro o suficiente para ser selecionado pela Marinha Helênica.
Mais importante ainda, os principais elementos da Sigma 11515 HN já foram construídos, testados e operacionais. Os complexos motores diesel-elétricos para a propulsão CODLOG do navio já estão instalados nos navios de patrulha offshore da classe Holland da Marinha Real da Holanda, construídos pela Damen. Da mesma forma, o radar SM400 proposto em algumas das opções mais avançadas para o navio também está instalado na classe Holland. Este construtor naval tem vasta experiência com este tipo de cascos, sendo o 11515 HN uma variante da família Sigma com o 9113 e o 10514. O armamento em si também é bastante genérico e comprovado, composto por células Mk.41 VLS e um canhão principal de 76mn da Leonardo, uma combinação comum. Como tal, alegações de design imaturo ou de papel fazem pouco sentido.
Como visto acima, a Damen propôs com este Sigma 11515 HN um pacote de baixo custo, capaz de atender com sucesso os requisitos da Marinha Helênica e potencialmente superá-los com as diferentes atualizações propostas em paralelo com a versão padrão.
https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/uma-analise-detalhada-de-tres-fragatas-da-nova-lista-de-selecao-da-marinha-da-grecia