Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5366 Respostas
  • 971203 Visualizações
*

legionario

• Investigador
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +396/-7128
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #4905 em: Janeiro 30, 2025, 04:57:12 pm »
Hydra gregas?
Yep

É como as nossas irão ficar (ou não)  :mrgreen:

Estou mesmo a ver tudo ser cancelado  :mrgreen:

[ALUCINADO MODE]Não se cancelava, mas vez de modernizar as Vasco da Gama usava-se os novos radares, CMS, etc, nas BD e adquiria-se 3 novas Fragatas, nada de muito caro, nem muito grande...[/ALUCINADO MODE]

Eu sou uma pessoa humilde, não preciso muito para ser feliz. c56x1

Brutal... entre esta e a Meko A300..., bem sei que depende depois do que se instala, mas na vossa opinião qual seria a mais adaptável a diferentes cenários e multifuncional e que serviria melhor os interesses da Marinha de Guerra Portuguesa em específico

O caro colega acabou de cometer uma heresia  :)
...é que essa fragata é espanhola. O amigo não sabe onde se veio meter pois não ?  :mrgreen:

Mas olhe, concordo consigo. Tenho até um amigo que me enviou ontem um link a propósito dessa fragata, não o publico porque quem quiser saber mais , sabe muito bem onde procurar....mas gostei mesmo muito, e para mim, o facto de ser espanhola é uma grande vantagem, trata-se afinal de contas de nuestros hermanos
« Última modificação: Janeiro 30, 2025, 04:59:09 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goldfinger, Subsea7, LightningBolt

*

os_pero

• Analista
  • 688
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1401/-88
« Responder #4906 em: Janeiro 30, 2025, 04:57:21 pm »
(...)

Brutal... entre esta e a Meko A300..., bem sei que depende depois do que se instala, mas na vossa opinião qual seria a mais adaptável a diferentes cenários e multifuncional e que serviria melhor os interesses da Marinha de Guerra Portuguesa em específico

Duvido que alguém aqui no forum (pelo menos os que comentam), saibam efetivamente ao detalhe os interesses que servem a Marinha, e o que foi pedido à Marinha pelo estado Português (É sempre o governo que define estratégias e planos inclusive com aliados, NATO), sabemos em termos vagos o que se pretende (compromissos internacionais, defesa das nossas águas, patrulhamento/fiscalização) mas isso não é suficiente para definir o tipo/quantidade de navios.

Por isso qualquer opinião dada vai sempre depender do que cada um acha mais importante para a marinha, uns vão dizer defesa AA, outros defesa ASW, outros luta submarina, outros patrulhamento e fiscalização, outros sonham com desembarques anfíbios, outros com drones,  ...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

LM

• Investigador
  • 3091
  • Recebeu: 1360 vez(es)
  • Enviou: 4041 vez(es)
  • +2011/-112
« Responder #4907 em: Janeiro 30, 2025, 06:51:06 pm »

Entre essa e a Meko A300? A "new anti-submarine warfare frigates (ASWF)" dos Holandeses (e Belgas)!  :mrgreen:

Outro exercício interessante é pensar quais as fragatas "low", com uma especial capacidade para ASW, que seriam hipótese... e deixem os NPO 3S em paz, que uma coisa são OPV, que necessitamos, com mais capacidades que os que temos atualmente (o que, claramente, não é complicado) e outra são navios de combate do segmento "low"  ;) 
« Última modificação: Janeiro 30, 2025, 07:06:28 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

saabGripen

• Investigador
  • 1858
  • Recebeu: 263 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1060/-1828
« Responder #4908 em: Janeiro 30, 2025, 10:11:58 pm »

O concurso para RWS foi adiado de dia 31 para 21 de Fevereiro.

Um palpite:
Estão a "negociar" quem ganha o concurso de SEWACO antes de lançar o de RWS.

Segundo o Vitor Barreira, uma comitiva portuguesa vai á Turquia em Fevereiro.

Entre Turcos e Franceses, coisas estão a mexer.

*

Ghidra

• Membro
  • *
  • 192
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 56 vez(es)
  • +194/-72
  • 🙈🙉🙊
« Responder #4909 em: Janeiro 30, 2025, 10:51:33 pm »

Entre essa e a Meko A300? A "new anti-submarine warfare frigates (ASWF)" dos Holandeses (e Belgas)!  :mrgreen:

Outro exercício interessante é pensar quais as fragatas "low", com uma especial capacidade para ASW, que seriam hipótese... e deixem os NPO 3S em paz, que uma coisa são OPV, que necessitamos, com mais capacidades que os que temos atualmente (o que, claramente, não é complicado) e outra são navios de combate do segmento "low"  ;)
Sim vamos mais uma vez adiar NPOs até ficáramos sem navios... Lembrar o Zaire é 1971 e Tejo está como está... E por que não um novo grupo de trabalho para pensar sobre isso. Uma melhor ideia era vender no futuro  os 4 NPOs da 1 e 2 serie por 2EPC por exemplo
« Última modificação: Janeiro 30, 2025, 10:54:00 pm por Ghidra »

*

P44

• Investigador
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12618
« Responder #4910 em: Janeiro 31, 2025, 07:32:31 am »
De adiamento em adiamento até ao cancelamento final  :mrgreen:

Enquanto isso dá para turismo
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

LM

• Investigador
  • 3091
  • +2011/-112
« Responder #4911 em: Janeiro 31, 2025, 09:42:28 am »

Sim vamos mais uma vez adiar NPOs até ficáramos sem navios... Lembrar o Zaire é 1971 e Tejo está como está... E por que não um novo grupo de trabalho para pensar sobre isso. Uma melhor ideia era vender no futuro  os 4 NPOs da 1 e 2 serie por 2EPC por exemplo

Mas alguém quer adiar (ou cancelar) dos NPO 3S?! Podemos discutir um ou outro "melhoramento" para eles, mas que venham; e os NPC também.

Como dificilmente conseguimos ter umas 4 (e ainda menos 5) fragatas "high" continuo curioso nas possibilidades para as "low" (com "especial apetência" para ASW)... hipóteses? 
« Última modificação: Janeiro 31, 2025, 09:43:19 am por LM »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23121
  • Recebeu: 4083 vez(es)
  • Enviou: 2860 vez(es)
  • +2663/-4465
« Responder #4912 em: Janeiro 31, 2025, 12:16:02 pm »

Mas alguém quer adiar (ou cancelar) dos NPO 3S?! Podemos discutir um ou outro "melhoramento" para eles, mas que venham; e os NPC também.

Como dificilmente conseguimos ter umas 4 (e ainda menos 5) fragatas "high" continuo curioso nas possibilidades para as "low" (com "especial apetência" para ASW)... hipóteses?

Se o programa for mais ou menos respeitado, a construção dos NPO 3S estão interligados com a modernização das Vasco da Gama já que o sistema SEWACO escolhido serão usados por ambas as classes de navios, os RWS 12,7mm idem. Ou vai para a frente ou ambos os programas ardem.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

LM

• Investigador
  • 3091
  • +2011/-112
« Responder #4913 em: Janeiro 31, 2025, 12:56:16 pm »
Se - por milagre - a Marinha receber indicação "esqueçam a modernização das Vasco da Gama, vamos já tratar de assinar 2 ASWF e entretanto recebem rapidamente a Van Speijk"... rapidamente arranjam outro concurso para CMS / sensores dos NPO 3S; ou então a Damen trata disso também.

Entretanto vai-me arranjar pf umas fragatas ASW "low" para compor o ramalhete...   :mrgreen:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23121
  • +2663/-4465
« Responder #4914 em: Janeiro 31, 2025, 02:12:20 pm »
Hydra gregas?
Yep

É como as nossas irão ficar (ou não)  :mrgreen:

Estou mesmo a ver tudo ser cancelado  :mrgreen:

[ALUCINADO MODE]Não se cancelava, mas vez de modernizar as Vasco da Gama usava-se os novos radares, CMS, etc, nas BD e adquiria-se 3 novas Fragatas, nada de muito caro, nem muito grande...[/ALUCINADO MODE]

Eu sou uma pessoa humilde, não preciso muito para ser feliz. c56x1

O caro colega acabou de cometer uma heresia  :)
...é que essa fragata é espanhola. O amigo não sabe onde se veio meter pois não ?  :mrgreen:

Mas olhe, concordo consigo. Tenho até um amigo que me enviou ontem um link a propósito dessa fragata, não o publico porque quem quiser saber mais , sabe muito bem onde procurar....mas gostei mesmo muito, e para mim, o facto de ser espanhola é uma grande vantagem, trata-se afinal de contas de nuestros hermanos

Bem vindo a Portugal 2025, isso já não interessa nada. Quando se vê no "X", "nacionalistas" a apoiar uma união com Espanha, o que diria eu que sou um mero patriota?!

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
« Responder #4915 em: Janeiro 31, 2025, 02:51:27 pm »
Parecem concursos feitos para fracassar

Mas as montagens "Sentinel" a 1 milhão cada não prestam ou são caras?
Pode ser outra coisa

Depois é aquilo tipo estendal da roupa, toda no estendal e ao partir a corda fica toda no chão.
Toca a montar outro estendal Diga-se concurso e, assim vai indo empurrando com a barriga adiando.

Entretanto a Marinha é mesmo uma piada e turismo

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10428
« Responder #4916 em: Janeiro 31, 2025, 03:12:01 pm »
Parecem concursos feitos para fracassar

Mas as montagens "Sentinel" a 1 milhão cada não prestam ou são caras?
Pode ser outra coisa

Depois é aquilo tipo estendal da roupa, toda no estendal e ao partir a corda fica toda no chão.
Toca a montar outro estendal Diga-se concurso e, assim vai indo empurrando com a barriga adiando.

Entretanto a Marinha é mesmo uma piada e turismo

E por muito que se insista nisso e por mais que a realidade mostre a verdade do que diz, a maior parte do pessoal continua a dar troco às balelas da marinheca.
Até parece que lhe estão a fazer frete para lhe dar credibilidade.
É a vitória por cansaço.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23121
  • +2663/-4465
« Responder #4917 em: Janeiro 31, 2025, 03:21:55 pm »
Se - por milagre - a Marinha receber indicação "esqueçam a modernização das Vasco da Gama, vamos já tratar de assinar 2 ASWF e entretanto recebem rapidamente a Van Speijk"... rapidamente arranjam outro concurso para CMS / sensores dos NPO 3S; ou então a Damen trata disso também.

Entretanto vai-me arranjar pf umas fragatas ASW "low" para compor o ramalhete...   :mrgreen:

A Damen trabalha tanto com a Thales como com a Saab, como por exemplo as novas Fragatas Colombianas.

Tens mais Fragatas das SIGMA de maior dimensão, equipamento e armamento. É o cliente que tem que definir o que quer.

*

Viajante

• Investigador
  • 4758
  • Recebeu: 2778 vez(es)
  • Enviou: 1557 vez(es)
  • +7905/-5493
« Responder #4918 em: Janeiro 31, 2025, 04:33:58 pm »
Uma questão. Vem a Portugal o Presidente Francês. Seguramente não vem apenas fazer turismo!
Pode ter a ver com uma nova compra da Marinha passar a ser encomendada em terras Gaulesas?

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6740
  • Recebeu: 7394 vez(es)
  • Enviou: 5016 vez(es)
  • +10179/-2917
« Responder #4919 em: Janeiro 31, 2025, 04:41:06 pm »
Uma questão. Vem a Portugal o Presidente Francês. Seguramente não vem apenas fazer turismo!
Pode ter a ver com uma nova compra da Marinha passar a ser encomendada em terras Gaulesas?

Se PR e PM praticamente mandaram o Secretário-Geral da NATO dar uma curva, será expectável alguma novidade resultante da visita do Macron? Tenho as minhas sérias dúvidas, muito sinceramente.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Viajante