
HD Hyundai Heavy Industries Launches The Philippine Navy Corvette ‘BRP Miguel Malvar’
HD Hyundai Heavy Industries announced on the 18th that it held a launching ceremony for the first 3,200-ton patrol vessel for the Philippine Navy, the 'BRP Miguel Malvar,' at its headquarters in Ulsan.
Eunhyuk Cha 18 Jun 2024
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Miguel_Malvar-class_frigate
PH₱12.5 billion (~US$250M) per ship-platform (in 2021 December contract signing phase)[1]
PHP1.5B (~USD30M) initial ammo per ship (not yet contracted)[1
233M€ por navio
As opções sul coreanas e japonesas são opções a ter seriamente em conta. Até porque com aqueles preços, nada na Europa compete, tal como a sua rapidez de construção é difícil de igualar. Isto também colocava estaleiros europeus sob alguma pressão para baixar preços (num concurso) e/ou para a UE financiar parte do projecto.
O mercado está carregado de opções, algo que não acontecia há 20 anos atrás. E acho que nós beneficiávamos que na Marinha finalmente se apercebessem que o rumo mais fácil é com uma combinação "hi-low" para fragatas, ao invés de ficarmos empastelados com a fantasia de 4-5 fragatas de 1000 milhões de uma só classe (ou aquela cena que o CEMA quer, que custará tanto ou mais), e depois não vir nenhuma.
Essa opção das Filipinas não é nada de especial, já as Daegu sul coreanas, ou mesmo as Chungnam são mais interessantes. As Mogami japonesas também parecem excelentes opções. E isto sem falar dos submarinos, é que temos um CEMA que quer mais 2 submarinos, mas por falta de dinheiro quer "submarinos litorais" (mais pequenos e limitados), quando a Coreia do Sul fabrica U-214 a preços bastante interessantes.
Agora, convinha decidir isso depressa. Ou se faz uma modernização como deve ser às 2 VdG restantes, e arranja-se uma fragata em segunda-mão para manter 5 navios operacionais, ou salta-se logo para a substituição das VdG. Isto de fazer um upgrade que não é carne nem peixe, não faz sentido nenhum.