Os LCS nada têm a ver com os nossos navios, nem a sua retirada impede o que quer que seja da LM. De resto, é ver o que vêm nas propostas.
O facto de se estar a fazer um MLU às VdG, e não tirar partido do facto de alguns dos candidatos/países com empresas associadas, serem capazes de fornecer sistemas AA para os navios, é um desperdício.
https://www.navalnews.com/naval-news/2024/03/singapore-cuts-steel-on-its-first-multirole-combat-vessel-mrcv/
Até tem aquele sistema para lançar drones de superfície ou lanchas. Que nice
E ali no meio a zona de transporte de contentores para entregar nos palop e depois da entrega fica uma bela zona de recepção a convidados vip e putaria
Se com isto não estimula a compra não sei
Fora de brincadeiras, acho que já todos notaram que eu acho este projeto muito interessante para a Marinha Portuguesa. Para mim são as substitutas das VdG perfeitas. Até os radares e misseis antiaéreos serão europeus e tudo e há uma enorme participação de empresas europeias.
Pois, o problema são os preços. Voltamos à velha conversa, esperar que um navio maior que uma fragata, com valências extra, e com armamento igual a uma fragata, será forçosamente mais caro, se construído no mesmo estaleiro. Cortar na capacidade de combate também não pode ser opção, porque já estamos abaixo dos mínimos.
Sistemas AA:
Das Perguntas e Respostas do Concurso:
Pergunta:
ref: Table 1 Scope of Supply
Can NSPA please provide the system Brand and Model for the following GFE systems on OPV :
-TAS
-UAV
-RWS 30mm
-RWS 40mm
-RWS 12.7mm
-IBMS
-Radio Direction Finder
Resposta:
The procurement processes to purchase the GFE system identified on your question is still an ongoing process, so it isn´t possible provide the information required. Those procurement processes will not be concluded until bid closing date.
Pergunta:
ref: Table 1 Scope of Supply
Can NSPA please provide the system Brand and Model for the following new GFE systems on FFGH:
-TAS
-UAV
-RWS 12.7mm
- IBMS
- Radio Direction Finder
Resposta:
The procurement processes to purchase the GFE system identified on your question is still an ongoing process, so it isn´t possible provide the information required. Those procurement processes will not be concluded until bid closing date.
Pode ser que a Marinha esteja de propósito a esperar pelas propostas para ver se a empresa vencedora poderá depois fornecer armamento, caso seja produtora - ficando assim mais económico.
Os Turcos de certeza que produzem 30mm.
Penso que já foi aqui publicado um link para um despacho para "Material Fornecido Pelo Governo" para equipar as VdG/NPOs (estou enganado?)
E não exigia um concurso.
Assim a Marinha tem liberdade para negociar directamente com a empresa que ganhar para tambem fornecer armamento.