O Vulcan Phalanx Block 1B da Vasco da Gama também era cinza. Foi até, salvo erro, a primeira fragata a efetuar a modernização do CIWS Mk.15 para Block 1B PSuM (Phalanx Surface Mode).

O 1B da VdG, se nessa foto é branco ou cinzento não sei, porque a sombra engana. Mas na foto que postei, é claramente branco.
A conclusão, é que a cor é irrelevante para a versão em causa, havendo na net várias cores (branco e vários tons de cinza) para a dita versão.
O que se sucedeu com o que aparenta ser um 1A na foto postada pelo Nelson, não sei. Não me surpreendia de todo que a falta de manutenção obrigasse a que fosse instalado um dos armazenados, ou até que estivesse a ser usado para testar se os 1A armazenados estão a funcionar para instalação em futuros navios ou nas próprias VdG.
Outra opção, é ter sido instalado já como preparação para a modernização da fragata, ou seja, enviam a fragata com o 1A para a modernização, e esta incluir também a modernização dos 1A para 1B, ocorrendo o mesmo depois com o segundo navio a ser modernizado, e no fim do processo ficar a Marinha com 5 Block 1B.