Enquanto isso no primeiro mundo
Colombia destina 435 millones de dólares para la construcción de la primera fragata PES
El corte de la primera lamina del futuro buque está previsto para julio de 2023 y la puesta en quilla para diciembre de 2025

https://www.defensa.com/colombia/flotilla-submarinos-armada-colombia-cumple-50-anos-vista-puesta
Por tudo o que se passa nas outras Marinhas em geral, num evidente interesse e ligeireza em resolver as suas carências de meios, inclusive na América do Sul, onde a situação é diferente digamos assim, de zonas envolventes da Europa. Não se consegue entender a posição politica nacional e dos gosmas responsáveis das FA, nomeadamente na Marinha, onde leva anos a adquirir uma fragata e estar operacional, ao contrário de semanas ou meses para meios do exército, por exemplo.
Arrastar a situação actual, mentindo ou fantasiando sobre as reais capacidades de superfície, dará origem a uma situação incomportável no fim desta década. As VdG são uma mentira já e as BD outra depois disso.
Ou seja, depois de 2030 a Marinha será uma cagada por tudo aquilo que agora se está ao ficar comprometida com a inércia que se verifica, até nessa espécie de GT que não chega a lado nenhum.
Veremos se os dois submarinos estarão sempre actualizados, em tempo, de forma a não terem o mesmo registo que as fragatas.
Só irresponsáveis olhando só para os seus tachos e grandes bananas que querem a boa vidinha em passeio podem gostar disso assim. Porque credibilidade não vão ter.
Esta gente não é digna e coloca em causa Instituições do País que supostamente deveriam assegurar a Soberania e não tachos e empregos a jeito