Papinha feita para o GT
https://www.navalanalyses.com/2022/04/infographics-56-new-european-surface.html
"Penso eu de que", nas aqui expostas o projecto da ASWF tendo em conta equipamentos já habituais (excepção do 127mm) que tem aqui referidos e o assunto de tripulação(130 almas), tendo mais próximo as F110 com 145, será o que mais deve reunir consenso. E talvez seja menos oneroso partir para algo já com o equipamento padrão certo que pegar numa outra e adaptar tudo. Juntar a isso a ligação à Holanda pelas BD, onde até há a registar as tais consolas que ofereceram aos saloios "atamancantes" de material a instalar no MLU.
Mas já agora aproveitando o que aqui vem de pertinente e também já abordado no tópico do NPO, a utilização do 40mmm em vez do 30mm
"It should be clarified also that some of the designs may do not carry 20-30mm RWS (such as the Type 31/AH140PL) but they do carry 40mm guns which cover both roles, CIWS and protection against asymmetrical threats, and the opposite"
Garantidamente seria um calibre mais indicado para os NPO (e não só) em vez do actual 30mm. Acrescentando alcance, poder e versatilidade.
Algo a ter em conta, mais ainda que tudo leva muito muito tempo a ser feito, deve ser decidido com olhos mais a frente. Esta década ainda ficam por acabar as séries de NPO. Quando até deviam estar as substitutas das VG a começar a sair já para ontem, ou aproveitando o discurso na Assembleia, já em fins de 2024 em testes. Até porque as BD valem pouco e a novela vai longa e incerta.
Paguem aos homens que eles fazem, deixem de ter pinta de burlões e saloios