Para além da tonelagem e dimensões - mas chapa é barato - há assim tantos diferenças entre as Sigma 11515 e as "novas" M, as "Anti-Submarine Warfare Frigate (ASWF)"? Sempre julguei serem estas últimas a aposta holandesa... ou os prazos não o iriam permitir?
Certamente terá sido pelos prazos, dado que para a própria marinha holandesa, as ASWF sofreram adiamentos em 2020 para a primeira ser entregue em 2028.
En el ejercicio Formidable Shield 21 con 16 barcos OTAN participando, pocos fueron los que reaccionaron al ataque del misil rozaolas, y menos lo que dieron en el blanco.
Sería interesante saber cuales fueron los barcos que funcionaron y cuales no, aunque quizá sea información clasificada.
Seria sem dúvida interessante saber. Entretanto, julgo que esse exercício não teve participação de nenhum navio português.
O Facebook da Marinha diz que o Tridente participou.
Em relação a navios de superfície lembro-me de ler uma revista da Armada que tinha a participação de uma fragata classe Vasco da Gama na SNMG1 que um dos sítios por onde andou foi os mares de sua magestade onde confrontaram a Task Force britânica, a mesma que participou neste exercício, deviam estar em aprontamento para a missão que vão agora fazer até à Ásia, desde logo havia uma desproporção de forças, de um lado um PA com F35 e vários navios de superfície de primeira linha, Type 45, AB America, DZP Holandesa, do outro algumas Fragatas mais modestas, digamos, e como até éramos os "maus" já se adivinha o resultado

.