O Pescador tem razão em parte. Mas o que refere, verifica-se mais de Lisboa para baixo.
Ninguém no norte ou centro tem vergonha do nosso passado nem adoramos a esquerda ou extrema esquerda! Quando é para partir a loiça, parte-se e nem os políticos metem-se na frente. Mas é verdade que o discurso dominante que vem de Lisboa é de adormecer e calar todos os contestatários!!!!
Colega Viajante, com toda a estima que me merece, digo-lhe que não gostei mesmo nada desta sua intervenção. É por essas conversas do Norte vs. Lisboa, Esquerda vs. Direita que às vezes se geram confusões e problemas completamente desnecessários, como se vê na política e no futebol por exemplo. Como disse e muito bem o colega Pescador, não é só no Norte de Portugal que há patriotas; aliás, no Norte gostam muito de se arvorar em defensores da pátria, esquecendo todo o resto do país e ilhas, o que é uma espécie de "Portugal é Lisboa, o resto é paisagem", mas ao contrário. E tendo ainda algumas "costelas" nortenhas, sei bem do que estou a falar.
Eu sou de Esquerda, sem problema nenhum de o afirmar, sem qualquer filiação partidária, filho e neto de presos e perseguidos do Estado Novo, de militares de ambos os lados da família, e nem por isso me sinto menos patriota que um habitante do Norte. Voto em quem me apetece, em quem me faz mais sentido, pensando só e exclusivamente pela minha própria cabeça, e não deixo de o fazer porque foi um direito conquistado a muito custo. Moro na Grande Lisboa, mas não sou lisboeta, nem os alfacinhas e habitantes dos arredores têm alguma coisa a ver com o que o poder político engendra e executa. Lisboa é a capital de Portugal, um país uno como não é o nosso vizinho, e os nortenhos têm a mania de achar que de Lisboa para baixo somos todos iguais, o que diz o PM ou PR é o que toda a gente acha, etc, etc, e isso é no mínimo redutor e relativamente ofensivo.
Percebo o que quis dizer, percebo de onde vem, porém não posso aceitar. Não é por ser de Esquerda que não sou patriota, não é por ser de Esquerda que estou resignado ao estado actual das coisas, não é por ser de Esquerda que concordo com a corrente política vigente, não é por ser de Esquerda que deixo de defender as Forças Armadas Portuguesas e querer que se tornem de novo numa instituição de relevo, e não na pálida carcaça que são hoje em dia. Não é por ser da Grande Lisboa que sou mais privilegiado, não é por ser da Grande Lisboa que sou mais abonado financeiramente, não é por ser da Grande Lisboa que as medidas políticas não me custam o mesmo (e às vezes até mais, como apontam certos indicadores), não é por ser da Grande Lisboa que não tenho menos dificuldades. Infelizmente isso é um chavão muito utilizado no Norte, e apenas parcialmente correcto como são os casos do acesso à saúde, educação e justiça.
Para finalizar, queria apenas dizer-lhe que leio as suas intervenções com atenção e estima, pelo que nada me move contra si. Apenas começo a denotar uma grande exaustão pela utilização contínua deste argumento, quando o nosso país é Portugal e todos nós somos portugueses, seja no Norte, Centro ou Sul do continente, nas ilhas ou na diáspora. Lisboa é a capital do país? Sim, é, mas não confundam os membros da classe política, dos bancos e dos grandes grupos económicos (boa parte deles oriunda do Norte) que para cá acorrem, com quem vive e luta diariamente para sobreviver e conseguir ter uma vida minimamente digna.
Abraço para si!

P.S. Peço desculpa pelo off-topic...