Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal

  • 226 Respostas
  • 37867 Visualizações
*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 1910
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +192/-2585
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #225 em: Março 30, 2021, 09:44:07 am »
Grupo de 16 marroquinos chega ilegalmente de barco ao Algarve. SEF e PJ procuram 13 em fuga
https://executivedigest.sapo.pt/grupo-de-16-marroquinos-chega-ilegalmente-de-barco-ao-algarve-sef-e-pj-procuram-13-em-fuga/
Citar
Um grupo de 16 migrantes de origem marroquina terá desembarcado no Algarve na segunda-feira, tendo viajado numa lancha rápida com sete metros de comprimento, avança o ‘Correio da Manhã’ (CM).

Segundo a mesma publicação, a embarcação foi encontrada numa praia em Vila Real de Santo António, na manhã de ontem, contendo no seu interior alguns mantimentos, bem como combustível, com a Polícia Marítima a pensar, inicialmente, que estaria ligada a tráfico de droga.

No entanto, depois de o alerta ter sido dado também às restantes forças de segurança, Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), percebeu-se que se tratava de uma embarcação com migrantes ilegais.

A PSP, adianta o jornal, conseguiu intercetar três dos migrantes em Vila Real de Santo António. Depois da detenção os indivíduos revelaram que faziam parte de um grupo com cerca de 16 pessoas, ou seja, ainda há 13 que se encontram em fuga.

Neste momento, o desembarque de migrantes ilegais está a ser investigado pelo SEF e pela PJ, com todas as autoridades a mobilizar esforços para tentar apanhar os restantes elementos do grupo, cujo paradeiro é para já desconhecido.
A Vida é um teste e uma incumbência de  confiança.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 1910
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +192/-2585
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #226 em: Abril 02, 2021, 01:56:15 pm »
Grécia acusa Turquia de encaminhar botes de migrantes para águas gregas
https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/grecia-acusa-turquia-de-encaminhar-botes-de_6067053b6ed20912fd3c6331
Citar
"Pedimos à Turquia que abandone e pare com essas provocações injustificadas, que devolva esses migrantes com segurança à Turquia e cumpra a declaração conjunta UE-Turquia sobre migração de 2016", pediu o ministro da migração grego, Notis Mitarakis, em comunicado citado por várias agências de notícias.

Segundo a guarda costeira, hoje de manhã registaram-se vários incidentes a nordeste da ilha grega de Lesbos com patrulhas da guarda costeira turca a tentarem encaminhar das suas costas para as águas europeias um barco com migrantes.
A guarda costeira revela que a tentativa foi em vão, uma vez que os barcos-patrulha gregos bloquearam o caminho, obrigando os turcos a resgatar os migrantes e regressar ao seu território.

Segundo o ministro Mitarakis, "não há dúvida" de que os barcos vieram da costa turca e que, "considerando que foram apoiados pela Turquia, não corriam risco".

Ainda segundo a Guarda Costeira Helénica, hoje de manhã os seus homólogos turcos entraram em águas gregas e assediaram uma das suas patrulhas, realizando manobras que colocaram o barco em perigo.

Este é o segundo confronto entre as forças gregas e turcas em dois dias.

Na quarta-feira, quatro caças F-16 turcos sobrevoaram duas ilhotas gregas, perto da ilha de Icaria, sem permissão.

Apesar do acordo entre a União Europeia e a Turquia, em vigor desde março de 2016, para controlar os fluxos migratórios no Mar Egeu, a Grécia acusa a Turquia de manipular as saídas de barcos para pressionar a UE e exige que Ancara aceite novamente o retorno dos migrantes previsto na declaração conjunta.

Com o objetivo de prevenir a propagação da pandemia covid-19, a Turquia parou de aceitar o retorno de migrantes das ilhas gregas do Mar Egeu há mais de um ano.

O ditador do Erdogan vai se sair mal, ele ainda sonho com o império Otomano ver se o FDP acorda.
A Vida é um teste e uma incumbência de  confiança.