Nem é precisão. E a AK47 nem tem mito de ter precisão, pelo contrário, é fraca nisso. Aquele mira que parece uma alça e ponto de mira de uma arma de ar comprimido é ridículo(isto nas Ak47 correntes) e toda a arma foi feita não para precisão, mas para ser simples, robusta e aguentar falta de manutenção e maus tratos. O "mito" se assim quisermos chamar é disparar ferrugenta e cheia de lixo. Pelo menos as tolerâncias entre as peças permitem muito mais relaxo, que outras armas mais modernas e precisas.
A AK não é fraca em termos de precisão, faz o seu papel em vista do calibre, cano e "precisão mecânica".
O problema é, muitas vezes, o uso em forças irregulares/mal treinadas que não sabem aproveitar o potencial da arma.
O design da Kalashnikov é pensado ao detalhe - cada peça e mecanismo é pensado em função da doutrina.
Mas isso ficará para um tópico específico.
Pois eu como disparei "n" tiros com algumas armas, desde essa Ak47 as mais recentes, sei a percepção que tive. Isto porque como disse uma vez um camarada "deixei de contar aos 40 mil". A malta que estava junta riu-se da paciência do gajo.
Como eu digo, Ak47 é arma de bandido, terrorista ou tropa africana
Experiências pessoais não são um bom indicador. Um exemplo;
Tive um Mercedes e um FIAT, o Mercedes deu-me imensos problemas mecânicos, o FIAT nenhum.
Conclusão pessoal; a mecânica de um FIAT é muito melhor do que a do Mercedes.
Mas temos de ser capazes de ver o quadro geral; talvez eu tenha tido "azar" com o Mercedes porque em termos universais a realidade é muito diferente.
Não queria continuar, mas andava matutar nessa da experiencia pessoal

Essa dos exemplos pessoais, pelo visto serve no seu caso dos carros.
O outro assunto que falávamos nada tem a ver.
Experiencia de anos, dezenas de milhares de tiros em diversas situações, precisão, dinâmico, com esforço, etc. dezenas de armas diferentes e, um know how de um conjunto de pessoas mesmo que restrito, não é só "caso pessoal". E juntando a isso a especificações técnicas onde se podem aferir as diferenças entre uma Ak47 e as superiores G36, SCAR, HK 416 ou SIg MCX.
Não é assim para outros assuntos como os radares, misseis, etc? (Radares para mim é chines e os resto tento perceber)
Alguém tem experiencia em Fragatas novas? Só os comodoros que lá embarcam em passeio
Afinal as coisas evoluem, por isso em vez do 40mm Bofors L60 se usa uma Marlin 30mm nos NPO(os que as têm)
Não mudaram da G3 para a Scar? Foi para pior e somente por ser mais leve e numero de munições do carregador? Não foi decerto
E eu Adoro a G3, que está bem acima da AK47, já agora. Experiencia pessoal, sim e, aquele aparelho de pontaria diz tudo.
Quando se quer algo que dure, barata, que se mantenha em funcionamento em circunstancias limite de má manutenção e desleixo até, em climas e condições ambientais más. Ou seja, com muitas tolerâncias e o subsequente custo de inferioridade que não são irrelevantes porque é para usar por qualquer um com pouco treino ou nenhum em açcões de menor exigência técnica, fazem a AK47.
Actualmente existem versões melhoradas nas Op Especiais desses Países mas, também usamos a G3 algo melhorada nos Fuzileiros e se pretende outra melhor.
E eu Adoro a G3, que está bem acima da AK47, já agora. Experiencia pessoal, sim e, aquela diferença no aparelho de pontaria diz alguma coisa.
A Mauser M98 7,92mm também é muito precisa, pude constatar isso. Mas...não vamos glorificar a coisa, é como glorificar a Dragunov 7,62x54, porque aparece em filmes assim. Tiveram a sua época. Boas, intemporais, mas...
É como glorificar também as Glock, mas isso é outro assunto. Nunca vi arma tão alterada em peças de outros fabricantes para ser melhor que o original. Mas é boa sem duvida. De origem prefiro as CZ
É como nós, temos a nossa melhor época e depois a partir de certa altura fazemos o que podemos com o que acumulámos de experiencia

Grande abraço e desculpem a nota a fugir ao tópico