Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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Pescador

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1590 em: Junho 23, 2023, 07:45:42 pm »
Os compartimentos de comando do navio, nomeadamente a ponte, o CO e o centro de comunicações, terão uma proteção balística efetiva contra disparos com uma arma de fogo de calibre até 9 mm a uma distância de 5 metros.”

Continuo sem perceber isto. Até 9mm??????
 

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Lightning

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1591 em: Junho 23, 2023, 10:50:49 pm »
Acho que serve de unidade de medida, também pode ser coisas como um tiro de 7.62 disparado a 15m, um RPG disparado a 50m. Por exemplo.
« Última modificação: Junho 23, 2023, 10:53:57 pm por Lightning »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1592 em: Junho 24, 2023, 10:44:23 am »
Os compartimentos de comando do navio, nomeadamente a ponte, o CO e o centro de comunicações, terão uma proteção balística efetiva contra disparos com uma arma de fogo de calibre até 9 mm a uma distância de 5 metros.”

Continuo sem perceber isto. Até 9mm??????

Isso já foi debatido lá atrás.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Pescador

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1593 em: Junho 24, 2023, 08:02:32 pm »
Os compartimentos de comando do navio, nomeadamente a ponte, o CO e o centro de comunicações, terão uma proteção balística efetiva contra disparos com uma arma de fogo de calibre até 9 mm a uma distância de 5 metros.”

Continuo sem perceber isto. Até 9mm??????

Isso já foi debatido lá atrás.

Sim, mas fiquei na mesma. Mas também é pouco relevante.

Se a chapa do navio não segura um projetil  9mm estamos mal. Isto porque segundo dizem vai ser só nos da 3ª série.
Eu a pensar que aqueles vidros da ponte até era balísticos. Ando a beber mesmo
 

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PJviana

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1594 em: Junho 25, 2023, 02:45:29 pm »
Os compartimentos de comando do navio, nomeadamente a ponte, o CO e o centro de comunicações, terão uma proteção balística efetiva contra disparos com uma arma de fogo de calibre até 9 mm a uma distância de 5 metros.”

Continuo sem perceber isto. Até 9mm??????

Isso já foi debatido lá atrás.

Sim, mas fiquei na mesma. Mas também é pouco relevante.

Se a chapa do navio não segura um projetil  9mm estamos mal. Isto porque segundo dizem vai ser só nos da 3ª série.
Eu a pensar que aqueles vidros da ponte até era balísticos. Ando a beber mesmo

Se calhar uma arma de 50mm passa o navio de um lado a outro! 😁
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1595 em: Junho 25, 2023, 03:09:55 pm »
Os compartimentos de comando do navio, nomeadamente a ponte, o CO e o centro de comunicações, terão uma proteção balística efetiva contra disparos com uma arma de fogo de calibre até 9 mm a uma distância de 5 metros.”

Continuo sem perceber isto. Até 9mm??????

Isso já foi debatido lá atrás.

Sim, mas fiquei na mesma. Mas também é pouco relevante.

Se a chapa do navio não segura um projetil  9mm estamos mal. Isto porque segundo dizem vai ser só nos da 3ª série.
Eu a pensar que aqueles vidros da ponte até era balísticos. Ando a beber mesmo

Se calhar uma arma de 50mm passa o navio de um lado a outro! 😁

Só o uso de expressão "9mm", sem especificar se é o equivalente a 9x19 ou outra ordem de grandeza é enganador.

Mas não me espanta.  Em conversa com um ex-militar, fiquei a saber que o calibre "9mm" é mais poderoso que o "7,62mm" - porque é maior!
 

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Drecas

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1596 em: Junho 25, 2023, 03:12:18 pm »
eh

Quem é que diz 9x19 sequer?

Ao dizer 9mm toda a gente percebe o que é hoje em dia
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1597 em: Junho 25, 2023, 03:24:56 pm »
eh

Quem é que diz 9x19 sequer?

Ao dizer 9mm toda a gente percebe o que é hoje em dia

Ao falar de balística/protecção blindada é absolutamente fundamental especificar todos os detalhes.

Quando não se faz isso a intenção é, geralmente, para enganar o pagode.

Existem muitos tipos diferentes de munições "9mm"...

 

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Pescador

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1598 em: Junho 25, 2023, 04:21:10 pm »
eh

Quem é que diz 9x19 sequer?

Ao dizer 9mm toda a gente percebe o que é hoje em dia

Ao falar de balística/protecção blindada é absolutamente fundamental especificar todos os detalhes.

Quando não se faz isso a intenção é, geralmente, para enganar o pagode.

Existem muitos tipos diferentes de munições "9mm"...


Sim existem muitos, desde as comuns, as ponta oca de vários tipos, as com revestimento de teflon que lhes aumenta a velocidade no cano e nada de mais, as THV francesas que são as mais estranhas que já vi, mas é o oposto penetra pouco e faz grande cavidade temporária. E até de cerâmica perfurantes. Mais uma dezenas de tipos, a maioria redundantes.
Há outra que leva um composto de cerâmica e polímero, mas que se desfaz no impacto com superfícies duras. Boas para intervenções em navios por exemplo, já que falamos de Marinha. O DAE decerto deve conhecer.
Mas mesmo assim. E não vejo munições perfurantes serem usadas assim a granel. Aliás são mesmo de acesso limitado e não existem assim as paletes.

Se pensarmos em 9mm em contexto militar ou é 9 parabellum, luger, 9x19(tudo o mesmo), ou o russo 9 x18, que é inferior. Existem outros, o 9mm curto ou 9x17 e, o 9x21, usado no desporto de tiro dinâmico. Por isso não entendo isso que é dito.
E aliás essa coisa balística nos espaços importantes do navio se não segurar pelo menos a 7,62x39, que é a comum aos piratas, não é nada. E um vidro balístico de, se não me falha a memória a medida, uns 8cm, nem a 7,62mm com projetil comum penetra.

Claro que existe um tipo de calibre de caça à volta de 9mm, que é o 9,3x74  ;D . É uma munição que engoliu duas ou três 7,62 e inchou  ;D  Tomou hormonas

Já estou como alguém aqui escreveu, com uma  .50 ainda trespassam o navio de um lado ao outro. Algo ai esta errado, não faz sentido.

Também existem perfurantes em 7,62 claro e ai torna tudo mais complicado, em especial se forem as muito restritas com sabot de tungstênio. Mas mais uma vez, mais difícil de encontrar.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1599 em: Junho 25, 2023, 04:37:02 pm »
E aliás essa coisa balística nos espaços importantes do navio se não segurar pelo menos a 7,62x39, que é a comum aos piratas, não é nada. E um vidro balístico de, se não me falha a memória a medida, uns 8cm, nem a 7,62mm com projetil comum penetra.

Claro que existe um tipo de calibre de caça à volta de 9mm, que é o 9,3x74  ;D . É uma munição que engoliu duas ou três 7,62 e inchou  ;D  Tomou hormonas

Já estou como alguém aqui escreveu, com uma  .50 ainda trespassam o navio de um lado ao outro. Algo ai esta errado, não faz sentido.

Também existem perfurantes em 7,62 claro e ai torna tudo mais complicado, em especial se forem as muito restritas com sabot de tungstênio. Mas mais uma vez, mais difícil de encontrar.

A questão é essa.  Afirmar que protege "até 9mm" não é nada, não diz nada.  Será que protege então do 7.62x39mm?  Tecnicamente é inferior a 9mm.

Para fazer sentido, para ser profissional, usam-se normas e requisitos internacionais, mas isso exige testes, responsabilidades e, obviamente, custos.

Escrever "protege até 9mm" é o mesmo que "meia-bola em força".  Tá andar, é só para enganar a malta e não compromente nada nem ninguém.
 

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papatango

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1600 em: Junho 26, 2023, 10:59:49 am »
Os navios patrulha não são couraçados.
Que proteção balística têm os patrulhas da classe Tejo ?  :mrgreen:

Por estranho que pareça, os navios com casco de aço normalmente têm aço mais resistente abaixo da linha de água que acima.
A razão prende-se com a necessidade de baixar o centro de gravidade do navio tanto quanto possível.

Logo, faz-se tudo o que for possível para reduzir o peso e portanto têm que se utilizar materiais menos resistentes a ameaças cinéticas.

Os patrulhas não são navios de combate. Não é suposto enfrentarem inimigos.
É por isso que é criminoso enviar um NPO desarmado para África.

A única solução eficaz de defesa, é colocar um zebro na água e afastar uma potencial ameaça que se aproxime a tiro de espingarda automática.

Creio que eram as corvetas da classe Batista de Andrade, não poderiam resistir a disparos  a curta distância de metralhadora pesada russa de 14.5mm e creio que nem a 12.7mm Browning.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1601 em: Junho 26, 2023, 03:33:10 pm »
Os navios patrulha não são couraçados.
Que proteção balística têm os patrulhas da classe Tejo ?  :mrgreen:

Ninguém espera a blindagem do Yamato... Essa Era já lá vai.

Só comentamos a expressão "protecção até 9mm" que é vaga, incompleta e pouco clarificadora.
Seria como adjectivar a protecção blindada de um qualquer AFV ou IFV como; "boa" ou "suficiente".  Não diz nada de concreto.
 

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papatango

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1602 em: Junho 26, 2023, 04:27:43 pm »
Citar
vaga, incompleta e pouco clarificadora.
Não é anormal ter uma especificação pouco clara, quando na realidade não sabemos o que queremos.

Especificações pouco claras e passíveis de interpretações dúbias, foi o  que permitiu à marinha à última-hora substituir um U209 por um U214, utilizando o artificio do U209PN.
Os franceses bem que foram para tribunal ...  :mrgreen:

Na minha interpretação, a referência aos 9mm, apenas pretende determinar que a superestrutura pode ser agilizada e não precisa ser especialmente protegida.
Nesta terceira série de patrulhas, se quiserem colocar uma antena mais pesada numa posição mais alta, isso vai alterar o centro de gravidade do navio.
Os NPO são considerados (pelos comentários que vou ouvindo) plataformas relativamente estáveis, mas isso é algo que não é facil de atingir.
Podem sempre propor uma superestrutura em aluminio com paredes revestidas a Kevlar...  :mrgreen:
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1603 em: Junho 26, 2023, 04:37:15 pm »
Então mas segundo o sr. comandante dos subs. o melhor de um navio é a guarnição. Param as balas e obuses com a dentição, que isso é que é de macho. Blindagem é para florzinhas...  :mrgreen:

Saudações

P.S. Nem os Npo's básicos fizeram 6 e com estes todos xpto é que vão fazer.  :mrgreen: Já nem falo nos exemplos das Marlin e dos Vigilantes II. Estes últimos com a verba de dois fizeram um. 3 milenas num navio de milhão e meio...  ::)

https://www.defesa.gov.pt/pt/comunicacao/noticias/Paginas/Assinatura-do-Memorando-para-a-construcao-de-embarcacoes-salva-vidas-da-classe-Vigilante.aspx

Citar
A construção da primeira embarcação salva vidas classe vigilante modificada corresponde a um projeto melhorado e mais eficiente e a uma necessidade objetiva para o salvamento e socorro marítimos, com embarcações mais eficazes e seguras, que substituirão progressivamente as que se encontram ao serviço há 40 anos. Está prevista a construção de mais 3 embarcações da mesma classe vigilante.

O memorando e a construção destas embarcações que agora se inicia é possível graças a um esforço de gestão rigorosa dos recursos financeiros da Defesa Nacional. O custo previsto da primeira embarcação é de cerca de 1.5 milhões de euros.



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1604 em: Junho 26, 2023, 05:27:03 pm »



Isto não está diretamente ligado aos NPO, mas as embarcações da classe Vigilante II provavelmente dariam muito que falar ...

Pelo que conheço a primeira série da Vigilante, foi construida com casco em aluminio. O Arsenal do Alfeite possuia gente com capacidade para a construção deste tipo de embarcação.

O Vigilante II, ao contrário tem casco como a Revista da Marinha afirma em "materiais compósitos" ou seja, basicamente fibra de vidro
O problema com a fibra de vidro, é que é muito bonito, já que faz-se o molde e depois é apenas necessário replicar. A construção fica mais economica e pode mesmo ser mais rápida.

Mas...
Converter uma navio de aluminio num navio de fibra não é simples.
O primeiro navio, de qualquer série de embarcações de fibra, é sempre a vítima, porque há sempre coisas a alterar.

O problema é que enquanto numa construção em metal, é simples alterar as medidas das peças para o corte, no caso da fibra de vidro, é necessário alterar os moldes, que é uma coisa cara.
Isto explica o lançamento de uma primeira unidade, e depois um grande espaço de tempo, até que sejam modificados ou alterados os moldes, para que a construção possa prosseguir.

O custo previsto, é para dois navios, com o custo dos moldes dividido pelos dois. Mas se os moldes tiverem que ser alterados, automaticamente o custo vai disparar.

Eu nem sei se foi este o caso, mas esse problema é comum em estaleiros europeus de embarcações de pequeno porte, como estes salva vidas com menos de 50 pés.
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