É só no mínimo mais um ano e maio a navegar desarmado... 
Saudações 
P.S. Aqui diz que a Marlin é com a Mauser Mk.30-2 / ATK Mk.44 de 30mm. 
https://www.seaforces.org/wpnsys/SURFACE/Marlin-WS.htm
https://electronics.leonardo.com/en/products/marlin-ws
Diz-se tanta coisa
Aqui em 2015 era assim o pensamento dos tais almirantes portugueses:
https://www.naval.com.br/blog/2015/06/15/portugal-gastara-77-milhoes-de-euros-em-dois-napaoc-com-capacidade-asw/Falava-se já da importância de sonar rebocado de profundidade variável
Mas pouco foi feito do que diziam.
Agora para a 3ª série é outro filme. Vamos ver o que ditará o orçamento e os interesses.
Quanto ao canhão usado, Orbital ATK Mk.44 Bushmaster de 30 mm ou o Mauser MK30, ambos disparam a munição 30x173mm. Mas a diferença existe nos Mauser, entre o modelo de projetil do MK30-1 para meios navais e MK30-2 para veículos blindados.
Mas geralmente em artigos do NPO aparece mencionado o Bushmaster. Mas também nas Pandur com torre aparece escrito tanto o MK 30-2, como noutras o Bushmaster.(??)
O Mauser menciona ter maior cadencia de tiro e velocidade de projetil o que em tese lhe dá mais capacidade contra meios aéreos. O alcance parece ser semelhante, nos 3000 metros na horizontal.
Um caso diferente do outro canhão de 30mm, M230 30x113mm que supostamente irá equipar as novas RWS de umas Pandur. Muito maior cadencia mas metade do alcance.
Mas esta RWS traz de volta a ideia da escolha para os tais Pandur dos fuzileiros, por ser mais leve que um torre blindada. Isto falavam alguns em 2006.
Mas é caso para perguntar, já decidiram quais os misseis anti tanque?

??
Por isso tirando negócios com brasileiros, o resto tem tempo
