Falando das lanchas não deixa de ser anedótico que todo o processo da construção dos dois novos NPO se tenha mostrado mais rápido que a entrada ao serviço da classe Tejo.
Mas ai acho que a "culpa" já é dos estaleiros WS Viana, pois agora já não deve haver favores entre amigos e os contratos são para cumprir, por isso assim que o contrato esta bem feito e assinado eles fizeram a parte deles deixando ao estado o resto. E pelo que sei os novos NPO só não foram entregues mais rápido por causa do estado (equipamento), porque ao nível do casco foi sempre a despachar.
Em relação aos TEJO, as coisas já foram feitas no Alfeite onde os prazos são sempre flexíveis e andam conforme a maré do dinheiro e da burocracia.
Apenas uma correção:
Os dois estaleiros, west Sea e Alfeite seguem o cronograma de construção/ modrenização acordada no contrato.
Mesmo que a West Sea podesse construir em 6 ou 9 meses não o ia fazer. Estava planeado no contrato 2 anos.
Os NPO’s foram das primeiras encomendas da west Sea no entanto já foram entregues 6 navios e mais 3 estão em vias disso.
O world Explorer um navio que requer muitas mais horas de trabalho vai demorar um ano a ficar pronto.
O dinheiro entra, a obra avança, o mesmo se aplica ao Alfeite.
Não avançam com as lanchas classe Tejo, mesmo que os trabalhadores não tenhamos nada que fazer, se as verbas não forem entrando.
Nada a haver com a capacidade dos dois estaleiros, tudo com a disponibilização de verbas e vontade política.