Voltando à vaca fria e visto o NPO supostamente se destinar a missões auxiliares, caso se construam unidades adicionais podia-se fazer as seguintes alterações:
-Eliminação do convés de voo o que deve poupar umas 15/25 Ton. de peso em aço.
-Mudança da grua Hardings/Palfinger para uma posição mais à ré do navio e substituição por uma unidade telescópica com capacidade superior (por exemplo o modelo PTM-900). Pesa mais 5/7 Ton. que a actual (SWL 4TON ?) mas tem uma capacidade de 9ton./8metros ou 5Ton/14 metros o que permite manusear contentores de 20’.
-Instalação de pontos de fixação para 7 contentores de 20’, podendo transportar até 4/5 unidades simultaneamente até um limite de 30/40 Ton.

Vantagens: Manter o que o navio tem de melhor, ou seja as capacidades hoteleiras, a propulsão híbrida e os espaços multiusos e tentar dar-lhe melhor polivalência para as missões em que o temos visto e que justifique a construção de quatro unidades adicionais.
Missão MCM/Serviço NATO/Mergulhadores Espaço para carregar contentor com o sistema GAVIAL, camara hiperbárica etc.. Teoricamente o espaço multiusos pode ser usado para um centro de comando montado em paletes aproveitando os Backbone(eléctrico/dados) existente.
Servir de navio de apoio logístico/atelier à força de minas da NATO.
Missões no âmbito dos protocolos acordados/ auxiliar hidrográfico. Espaço no convés para o transporte dos contentores de “boa vontade(1)”e os equipamentos para fazer o levantamento hidrográfico da baía de Ana Chaves/outros locais. Criação/adaptação de uma versão missão hidrográfica para substituição da classe D. Carlos
Autoridade Marítima O que fazem actualmente e ,graças à grua, as missões anteriormente executadas pelo Xultz Xavier com excepção do reboque. Também deverão conseguir (mal) instalar as barreiras anti-poluição na água mas não se está a tentar recriar o NPC pelos motivos indicados neste artigo:
https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/navios-de-combate-a-poluicao-no-mar-2737329.html
(2)
A ideia seria construírem-se 4 unidades adicionais a juntar às quatro que já se construíram.
Cumprimentos,
(1) Os contentores com os livros/brinquedos/medicamentos etc…
(2) No site da ENVC a que já não é possível ter acesso, as modificações realizadas para criar o NPC davam como resultado uma autonomia substancialmente inferior ao NPO (3000NM/13 nós versus 5000NM/15 nós)