Substituição dos Falcon 50

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yuwanko

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #270 em: Dezembro 16, 2024, 05:02:14 pm »
Portanto nos ultimos anos gastamos mais de 11M numa aeronave que já passa os 30 anos...

Por curiosidade quanto custa um Embraer Praetor 600 por exemplo?

Por volta de 20M€.
 

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LM

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #271 em: Dezembro 16, 2024, 05:48:11 pm »
Portanto nos ultimos anos gastamos mais de 11M numa aeronave que já passa os 30 anos...

Por curiosidade quanto custa um Embraer Praetor 600 por exemplo?

Não se esqueçam de considerar o custo "político" das manchetes "Novo avião para transportar membros do Governo e Presidente"...  :mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #272 em: Dezembro 16, 2024, 06:03:46 pm »
Ou mesmo o PC-24.
 

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yuwanko

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #273 em: Dezembro 16, 2024, 07:00:32 pm »
Portanto nos ultimos anos gastamos mais de 11M numa aeronave que já passa os 30 anos...

Por curiosidade quanto custa um Embraer Praetor 600 por exemplo?

Não se esqueçam de considerar o custo "político" das manchetes "Novo avião para transportar membros do Governo e Presidente"...  :mrgreen:

Magic words: duplo uso

Seriam para transportar doentes entre ilhas, órgãos e inspectores da PJ.

E se comprassem novos até deviam comparar em configurações mais adequadas ao que fazem, nomeadamente facilmente adaptáveis a ambulância aérea.
 

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tenente

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #274 em: Dezembro 16, 2024, 07:07:36 pm »
E porque não dois Legacy 650 e dois ERJ135/145 para a 504 ???

Trocava os doze A29 por estas quatro aeronaves ASAP !!!

E, com o que sobrava, adquiria mais UH-60L.

Abraços
« Última modificação: Dezembro 16, 2024, 07:13:38 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Lightning

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« Última modificação: Dezembro 16, 2024, 10:34:09 pm por Lightning »
 

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yuwanko

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #276 em: Dezembro 16, 2024, 10:29:41 pm »
E porque não dois Legacy 650 e dois ERJ135/145 para a 504 ???

Trocava os doze A29 por estas quatro aeronaves ASAP !!!

E, com o que sobrava, adquiria mais UH-60L.

Abraços

Acho que dois Preator 600 e um E190 E2.
Talvez se fizesse a festa por pouco mais de 100M.
 

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goncalobmartins

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #277 em: Dezembro 18, 2024, 09:49:15 am »
era interessante fazer um apanhado de quanto ja se gastou e continua a gastar nos Falcon

Ora bem, mais coisa menos, coisa:

Falcon 50, segundo o Portal Base, entre 2008 e 2024: 9 777 372,58 €
Falcon 900, segundo o Portal Base, entre 2023 e 2024: 1 734 343,64€

FYI:

A empresa AEROMEC, pertencente ao grupo OMNI, anunciou a 28 de Outubro de 2019 ter sido escolhida pela Força Aérea Portuguesa, para a realização de modernizações nos três Falcon 50 da sua frota.

Os trabalhos, orçamentados em 4,465M EUR, serão co-financiados por fundos da União Europeia, no âmbito dos requisitos do Single European Sky Air Traffic Management Research (SESAR) e centrar-se-ão fundamentalmente nos equipamentos de navegação e comunicações das aeronaves.

O cockpit será modernizado com equipamento da Universal Avionics (uma subsidiária da Elbit Systems Company) com a substituição de grande parte dos aviónicos para o conceito de glass cockpit, incluindo quatro painéis avançados multi-funções LCD EFI-1040.
Receberá ainda um sistema de gestão de voo UNS-1Fw para navegação por GPS e SBAS, compatível com os sistemas da Europa (EGNOS), EUA (WAAS) e Japão (MSAS); sistema de gestão de comunicações Unilink UL-801; Unidade de comunicações por satélite Iridium; modificações menores como gravador de voz e outras.

Não foi para já divulgada a calendarização dos trabalhos.

http://www.passarodeferro.com/2019/10/avanca-modernizacao-dos-falcon-50-da.html?m=1

Abraços

É possível que o 02 esteja na AEROMEC já há bastante tempo... há uns 6 meses "vi-o" no adsbexchange, em Tires, que se não me engano é onde está a ser feita a modernização.

Citar
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE REVISÃO GERAL DE COMPONENTES DO FALCON 50   Concurso público   Estado Maior da Força Aérea   PoAviation Lda   26.250,00 €   18-12-2024
 

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goncalobmartins

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #278 em: Janeiro 06, 2025, 06:49:35 pm »
Os Falcon da Força Aérea são usados “só para as elites” como “há uns a dizer”?



Citar
A Força Aérea Portuguesa garantiu, no último domingo, o transporte de um doente entre os Açores e Madeira, tendo, para o efeito, recorrido a um dos aviões Falcon de que dispõe. Tal facto foi noticiado, pelo DIÁRIO, como, por norma, acontece.

Também é frequente existirem comentários sobre a utilização de tais recursos, muitos no sentido de fazerem passar a ideia de que a Força Aérea Portuguesa escolhe o tipo de aeronave em função do estatuto social dos beneficiários, o que voltou a verificar-se. Alguém lembra que havia "uns a dizer" que só são usados "para as elites".

Será verdade que isso acontece, que os Falcon são usados para as elites e os demais meios para o povo em geral?

Para verificarmos a veracidade da afirmação socorremo-nos de informação oficial, do sítio da Internet da Força Aérea Portuguesa (FAP), de diplomas do Diário da República e de notícias publicadas, tanto no DIÁRIO, como noutros órgãos de comunicação.

No dia 7 de Setembro de 2024, a FAP fez uma publicação no Facebook em que falava da aeronave. “Sabia que o Falcon 50 é conhecido pela sua versatilidade e eficiência? Além de ser bem-sucedido nas missões de transporte de doentes é também fundamental em transporte de órgãos para transplante, sendo uma verdadeira ambulância nos céus!”

No ano anterior, em Junho de 2023, a propósito de uma utilização polémica de um Falcon da FAP por António Costa, então Primeiro-ministro, o Jornal de Notícias fez um trabalho, em que citava a FAP, e lembrava que são aeronaves com autonomia de 5.500 quilómetros, o que lhes permite efectuar sobrevoos em ambiente desfavorável, como oceanos ou desertos, sem serem reabastecidos.

Neste momento, a FAP tem três Falcon ao serviço, dois adquiridos em 1989 e 1991, para serem utilizados na presidência portuguesa da União Europeia, mantendo-se ao serviço posteriormente, e outro aumentado ao efectivo em 2023. Este último, um Falcon 900, que passou para o Estado, por ter sido usado no tráfico de droga para Portugal a partir do Brasil.

No Despacho do ministro das Finanças, à data Fernando Medida, datado de 23 de Fevereiro de 2023, é dito que, no âmbito da FAP, se previa “sua utilização para o cumprimento de missões de transporte aéreo geral e especial e evacuações aeromédicas”. Ora esta utilização é semelhante à dos outros dois que já faziam parte do efectivo da FAP.

De facto, tais aeronaves têm dois tipos de utilização: “Os Falcon 50 são utilizados para transportar, com dignidade e de forma mais rápida, as mais altas individualidades da nação, em representação do Estado Português, nomeadamente o Presidente da República, o Primeiro-ministro, o presidente da Assembleia da República, bem como os membros que compõem o Governo. São utilizados, também, em situações de emergência (evacuações sanitárias) e transporte de órgãos.”



Citar
A síntese deixa antever a principal razão da criação da ideia de que os Falcon são usados ao serviço das elites. De facto, no que respeita ao transporte aéreo geral, tais aeronaves são destinadas a altas figuras do Estado, quando em funções oficiais e, por isso, polémicas quando a sua utilização entre de facto ou aparentemente na esfera privada, mesmo que de uma dessas altas figuras do Estado.

No entanto, quando está em causa uma utilização em situações de emergência e transporte de órgãos, o recurso aos Falcon acontece pela sua versatilidade e pela rapidez com que opera. Se houver um órgão humano disponível para transplante, apesar de caro de operar, será o meio que maior sucesso potencial garante.

Outro caso em que se tem observado a mobilização de Falcon, no âmbito dos transportes de doentes, é de crianças/bebés e grávidas. Casos em que o factor tempo é, porventura, mais determinante do que nos demais casos.

Tanto no transporte de órgãos como no de doentes a necessitarem de cuidados emergentes e/ou a exigirem a prestação de cuidados especializados durante esse mesmo transporte, o que se observa é que a FAP tem recorrido aos Falcon.



Citar
Um pequeno levantamento feito pelo DIÁRIO, no sítio oficial da FAP na Internet, permitiu identificar, desde o início de 2024, pelo menos seis transportes com recurso aos Falcon, envolvendo a Madeira. Está em causa o transporte de doentes, pois, pelo que nos apercebemos, a FAP não divulga frequentemente o transporte de órgãos. Em todos estes casos, estiveram em causa pessoas do povo, com uma excepção.

Em Setembro de 2024, a AFP utilizou um Falcon para transportar o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, entre o Porto Santo e a Madeira, o que gerou muita polémica, exactamente pela ideia de que se fosse alguém do povo isso não aconteceria.

A FAP explicou que o C-295M (avião a hélice) baseado no Porto Santo estava avariado e que havia sido solicitado um transporte, pelo Serviço Regional de Protecção Civil, tendo sido decidido activar o Falcon. Apesar da polémica, neste caso, tratou-se de uma evacuação médica.



Citar
No entanto, as maiores polémicas respeitam a utilizações fora do âmbito previsto.

A maior delas, das mais recentes, aconteceu pelo facto de António Costa, a 31 de Maio 2023, ter feito uma escala em Budapeste, para assistir à final da Liga Europa, quando viajava para a Moldova, para participar na Cimeira da Comunidade Política Europeia.

O trabalho do JN identifica outras situações polémicas.

“Em 2016, o Presidente da República e alguns membros do Governo deslocaram-se de Falcon até Lyon para assistir à meia-final do Europeu. A divulgação dessa viagem gerou polémica, nomeadamente sobre a utilização da aeronave da Força Aérea Portuguesa para assistir a um jogo de futebol, embora fosse da seleção portuguesa. Em resposta, o chefe de Estado assumiu os custos da viagem.”

“Em 2004, Santana Lopes, então Primeiro-ministro, viajou no Falcon até aos Açores para as Jornadas parlamentares do PSD. Na altura, o seu gabinete esclareceu que a viagem foi paga pelo partido.”

“E, em 2005, também durante a governação de Santana Lopes, durante uma viagem oficial de Nuno Morais Sarmento, a São Tomé e Príncipe, o antigo ministro aproveitou a estadia para frequentar umas aulas de mergulho na ilha do Príncipe. O social-democrata Morais Sarmento pediu a demissão a Santana Lopes, que recusou e reiterou a sua confiança política.”

Como aqui se esclarece, é verdade que a utilização do Falcon em transporte geral é destinada às mais altas figuras do Estado, sendo, por isso, admitida a ideia de que são meios de uso das elites. No entanto, quando empenhados em transporte de órgãos humanos e/ou em situações de emergência (evacuações sanitárias), os Falcon são usados independentemente do estatuto do beneficiário.

Por todas as razões referidas, avaliamos como faltas as afirmações que apontam no sentido de a Força Aérea usar os Falcon para as elites e outros meios para o povo (em situações de emergência médicas).

A Força Aérea usa os Falcon para as elites e outros meios para o povo (em situações de emergência médicas) – Sentido de comentários nas redes sociais
X Falso



https://www.dnoticias.pt/2025/1/6/433273-os-falcon-da-forca-aerea-sao-usados-so-para-as-elites-como-ha-uns-a-dizer/
« Última modificação: Janeiro 06, 2025, 06:53:41 pm por goncalobmartins »
 

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Major Alvega

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #279 em: Janeiro 07, 2025, 01:01:35 am »
 Por aqui vê-se a miséria do país.Em que se fala dos Falcon (Falcon 50), como estivéssemos a falar de aeronaves de luxo e das "élites" etc. Que estupidez. Os Falcon 50 da FAP, são aquilo que designa-se na gíria automobilistica de "charutos". Nenhum país já usa estes trambolhos com quase 40 anos, super gastos e todos remendados.
Quando há reuniões ou conferências internacionais, os governantes dos outros países deslocam-se a esses eventos em aeronaves decentes e dignas. Porque é uma questão de imagem e prestígio do próprio país. E quando chega o Falcon português e ficam parqueados ao lado dos A319CJ, G550, dos 7X etc. Constata-se logo aquela indigência tipica tuga. O que é uma vergonha para um país da UE, fundador da NATO e com 900 anos de História. Mas o tuga (digo tuga, porque português é outra coisa) adora fazer figuras de urso e passar vergonhas, seja onde for. Agora explicar ao tuga da rua que os governantes (mesmo que sejam palhaços como o actual inquilino de Belém) não podem viajar nesses trambolhos porque estão a representar o país e o Estado português.
« Última modificação: Janeiro 07, 2025, 01:04:33 am por Major Alvega »
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #280 em: Janeiro 07, 2025, 07:50:48 pm »
Nada que não se resolva com uns Embraer :mrgreen:.



E tem uma versão AEW para quem gosta destas coisas  :mrgreen:

« Última modificação: Janeiro 07, 2025, 07:55:08 pm por Lightning »
 
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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #281 em: Janeiro 07, 2025, 09:54:15 pm »
Citar
Aquisição do serviço de suporte logístico das aeronaves FALCON   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   DASSAULT AVIATION BUSINESS SERVICES   463.488,62 €   07-01-2025
 

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Major Alvega

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #282 em: Janeiro 08, 2025, 01:02:13 am »
Nada que não se resolva com uns Embraer :mrgreen:.



E tem uma versão AEW para quem gosta destas coisas  :mrgreen:



 O problema é que não podem resolver com os Embraer, porque não fazem MEDEVAC. Senão já cá estavam a voar há muitos anos. Se o Estado resolvesse atribuir essas missões aos privados como na esmagadora maioria dos países. Pois esse não é o papel de uma força aérea. Na América do Sul há uns países em que a FA o faz. Na UE é muito raro. Aí apareceria logo o pilim para os Embraer (novos) e inventavam logo uma "estória" para os papalvos que teriam tecnologia portuguesa e que o CEIIA participou no desenvolvimento etc.
Sem isto vai ser até cairem de podres, o que não deve faltar muito.
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #283 em: Janeiro 08, 2025, 07:24:09 am »
Penso que seja só uma questão do interior da aeronave estar preparado, basta o cliente dizer o que quer que eles montam.

Se pode ser este jacto mais pequeno, também pode ser um que seja maior, este de baixo permite a mesma aeronave para VIP e médica.

https://defense.embraer.com/pt/air/special-missions/phenom-300med/
« Última modificação: Janeiro 08, 2025, 07:26:36 am por Lightning »
 

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mafets

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #284 em: Janeiro 08, 2025, 10:48:40 am »
Bem conversado a Embraer lança um Phenon 300MED N (N de NATO  :mrgreen: ), com o alcance operacional do Falcon 50 e Voilá. Basta dizer que é montado em Portugal. :mrgreen:   

https://www.resgateaeromedico.com.br/tag/medevac/



Saudações  :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 08, 2025, 11:46:05 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/