Os 3 programas SAFE da Armada são as fragatas nova geração, que inclui os novos helis como meios orgânicos, drones (em comum com os outros ramos) e VTL para os Fuzos. Imagino que estas escolhas são as prioridades escolhidas pelo ramo. Pessoalmente não discordo. Depois das fragatas deve ter restado bem pouco `a Marinha. Se a escolha era aproveitar ou deixar para outro ramo, qualquer CEMA competente escolhe gastar os últimos 10M em viaturas ligeiras ou outro material que faz falta ao ramo.
Algo de errado não está certo.
Incluir um programa de fragatas inteiro no SAFE, vai usar no mínimo 4000M de euros, com helicópteros outros 250-500M. Os restantes 2 ramos ficam com as sobras? Se os outros 2 ramos ficam com tão pouco dinheiro, como é que a Marinha tem sequer o direito de escolher gastar pózinhos em coisas que davam para adquirir sem qualquer problema fora do SAFE?
Os drones que a Marinha pretende, são que tipo de drones? É que se forem dos baratuchos tal e qual os dos outros ramos, novamente não se justifica recorrer ao SAFE. Certamente não serão LUSV, nem Tritons.
Se a Marinha pretende usar o SAFE para novas fragatas + helis orgânicos, então isto deveria representar a totalidade da sua fatia, para o pouco que resta aos restantes ramos, que também precisam.
Depois ainda existem outras questões. Se o plano de ter fragatas apenas em 2035 se mantém, isto é sequer elegível para o SAFE? Vamos pedir o empréstimo quase 10 anos antes? Vamos usar o SAFE apenas para financiar o início do programa/um GT? Estamos a falar de fragatas em segunda-mão? Estamos a falar do MLU das VdG?
Acho bastante suspeito, num pacote de 6000M, andarmos com micro-programas de 10M, enquanto programas maiores e de mais difícil financiamento ficam de fora. Acho estranho 80-90% da verba ser supostamente para a MGP.
Quanto ao Exército, eu acho que os Bradley em segunda mão eram o que se previa na LPM vigente. Com aquela verba atribuída, não dava para mais. 
Com o financiamento SAFE dá para mais algo. Boxer (que eu acho foi uma fantasia de um certo elemento no Xcremento). Lynx, é muito mais provável devido ao custo mais baixo. A ver vamos...
Com que financiamento SAFE? Se vais gastar 80-90% com a MGP, não sobra verba suficiente para viaturas de lagartas novas. A compra de umas meras 60 viaturas de lagartas novas tem um custo mínimo de 600M, sendo que em média ronda os 1000M. Se assim for, a verba para a FAP será praticamente inexistente, e pouco ou nada sobrará para defesa AA e C-UAS no Exército.