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vamos ás compras ? 17 DE MARÇO DE 2021 Quando a Marinha Real terá 24 fragatas e destróieres? Respondendo a perguntas no Parlamento na sequência dos anúncios da Revisão Integrada de ontem, o Primeiro-Ministro disse “... teremos, até o final desta década, 24 fragatas em oposição às 15 de hoje”. Aqui, descompactamos essa declaração e olhamos para o formato provável da fragata e da frota de destróieres do RN nos próximos 15 anos.
A declaração do PM está claramente errada, pois não temos 15 fragatas hoje - existem atualmente 13 em comissão e não há intenção ou capacidade disponível para entregar 24 fragatas até 2030. O PM claramente errou e significou o número total de ambas as fragatas e destruidores, isso foi posteriormente confirmado pela assessoria de imprensa do MoD. Para ser justo com os políticos que não são especialistas no assunto, deve ser difícil lembrar com precisão todos os fatos e números que cobrem todos os aspectos do governo de cabeça para baixo. Nos últimos anos, o MoD tornou-se muito tímido quanto à publicação de Datas de Fora de Serviço (OSD) e Datas de Em Serviço (ISD) para qualquer coisa. Um compromisso público do PM com algum tipo de alvo de construção de navios de guerra só pode ser visto como positivo. Fontes dentro do RN afirmam que aspiram a ter uma frota de escolta de 24 navios até "o início de 2030",
Nossas análises sugerem que ter 24 escoltas em comissão até 2030 seria virtualmente impossível. Se o segundo lote de fragatas Tipo 26 for construído mais rapidamente do que os três primeiros navios, 24 em 2035 pode ser alcançado. Isso pressupõe que os últimos cinco Tipo 26 seriam estabelecidos em cerca de uma taxa de um a cada 18 meses e prontos para operações em cerca de 6-7 anos, consideravelmente mais rápido do que o primeiro lote. Este cronograma de entrega para o Tipo 26 é mais otimista do que aqueles assumidos anteriormente, mas deve ser possível dentro das limitações de capacidade industrial dos estaleiros de Glasgow.
O programa da fragata Tipo 31 também deve entregar os 5 navios exatamente no prazo prometido, e o trabalho no primeiro Tipo 32 deve prosseguir imediatamente, com a construção começando vários anos antes que o último Tipo 31 esteja operacional em 2030. Para chegar à cifra de 24 as escoltas exigiriam que todos os 8 x Tipo 26, 5 x Tipo 31 e 5 x Tipo 32 fossem entregues (mais os 6 destróieres Tipo 45). O projeto de substituição do Tipo 45 também precisará começar no início de 2030 para garantir a continuidade da força de destróier de defesa aérea. Em resumo, todos os aspectos do programa de construção de navios de guerra precisariam prosseguir sem problemas e com um cronograma apertado para conseguir uma força de escolta de 24 navios até meados da década de 2030.
O gráfico abaixo é uma estimativa deste 'melhor cenário' para o programa da fragata.
https://www.navylookout.com/wp-content/uploads/2021/03/Frigate-Schedule-2021.pdf Frigate-Schedule-2021
O Livro Branco do Comando de Defesa na próxima semana confirmará duas fragatas Tipo 23, HMS Monmouth e HMS Montrose será aposentado mais cedo. Isso não é tão sério quanto a perda de quatro que foi especulada anteriormente. Como observamos em nosso artigo anterior, embora o número total de fragatas em comissão nas manchetes diminua, a disponibilidade geral de escoltas na linha de frente aumentará. Nos próximos anos, o programa LIFEX Tipo 23 e o projeto PIP Tipo 45 serão concluídos, devolvendo os navios que estiveram nas mãos do estaleiro por um longo tempo para a frota em condições mais confiáveis. Aposentar-se mais cedo de Monmouth e Montrose é uma escolha sensata que liberará fundos que podem ser melhor usados em outro lugar.
O HMS Monmouth perdeu a maior parte do equipamento e foi efetivamente aposentado desde 2019, sendo usado para treinar tripulações antes de voar para servir no HMS Montrose. HMS Montrose chegou ao Golfo em 2019 para ficar baseado em Bahrein por 3 anos. Apesar de sua provável morte em 2022, ironicamente o Primeiro Lorde do Mar recentemente a descreveu como “atualmente o Tipo 23 mais eficiente da frota” devido ao seu sistema de tripulação duplo, maximizando a disponibilidade. Montrose está claramente sendo executado com afinco e prestando um ótimo serviço em seus anos de crepúsculo, mas aposentá-la antes do OSD original de 2027, vai economizar mais custos de manutenção significativos. O custo do LIFEX para o HMS Monmouth será evitado totalmente, seu OSD original sendo 2026. Ambos os navios estarão próximos da expiração da vida útil do casco, um poço de dinheiro para continuar e improvável que seja vendido por qualquer coisa além de sucata.
Para evitar que o número de fragatas caia muito em meados da década de 2020, o RN planeja estender a vida do HMS Lancaster e do HMS Iron Duke além de seu OSD original, provavelmente por mais 1-2 anos. Lancaster completou a reforma do LIFEX e o Iron Duke está atualmente sendo reformado no galpão em Devonport, então o estado material desses dois navios será bom o suficiente para mantê-los em serviço por um pouco mais de tempo. O HMS Argyll provavelmente será desativado conforme planejado em 2023.
Mais detalhes sobre o futuro da frota do RN serão publicados no Livro Branco na próxima semana.
https://www.thefifthcolumn.xyz/forum/sea-warfare/57-royal-navy#post3609 Abraços
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Por mim era:
1 RFA Wave
5 CH-47D
40 IFV Warriors
6 C-130J- / 30
eventualmente 2 Tipo 23