COncordo com o que dizes, caro Duarte.
Porque não criar-se uma força tipo 'Legião Estrangeira' e legislar no sentido de que todos os candidatos à cidadania portuguesa (e em idade disso) tivessem de prestar - devidamente enquadrados - serviço militar por prazo não inferior a 1,5 anos, pelo menos, sendo que só depois da sua conclusão a nacionalidade seria decidida??
Funcionava como fonte de recrutamento e de 'filtro' dos imigrantes que por cá quisessem ficar
Já se falou aqui em criar uma legião estrangeira. Não sei se seria a melhor solução Há sempre algum perigo em criar e armar unidades compostas só de estrangeiros..
https://en.wikipedia.org/wiki/Algiers_putsch_of_1961Em Espanha a Legião não é estrangeira, mas permite estrangeiros, desde que falam Espanhol.
Um sistema como o dos EUA em que se permite a estrangeiros servir nas FA (com algumas especialidades vedadas: polícia militar, piloto, etc.)
Ou um misto de sistemas. É um caso a estudar. Na LE francesa ao fim de 5 anos ganha-se a cidadania. Algo deste género numa única UEB com oficiais e sargentos Portugueses é algo a contemplar e estudar. Talvez com o requisito de se falar Português como em Espanha fazem, ou ficam simplesmente integrados em unidades normais (provavelmente a melhor solução.). Ligar o serviço militar à imigração e cidadania faz sentido. Gente que está disposta a lutar e morrer pelo país é o que precisamos. Vendidos ao inimigo nem tanto.
Criar mais riqueza e aumentar o nível de vida dos portugueses também ajudaria imenso a aumentar a natalidade. Ter filhos sai caro. Eu sei bem.